pipeline de vendas

Você sabe o que é um Pipeline de Vendas? 📊

Marcelo Limana Stangherlin

Co-Fundador & Diretor de Operações da GestãoDS
Especialista em Gestão de Clínicas Médicas
Marcelo Limana Stangherlin

Você sabe o que é Pipeline de vendas? E como ele pode auxiliar a sua clínica ou consultório e ser aplicado a sua rotina?

O Pipeline de vendas é uma ferramenta utilizada para acompanhar as etapas de vendas, ela serve tanto para ciclos curtos e médios quanto para ciclos longos. Então quanto mais longo este ciclo, mais importante torna-se o pipeline.

# Mas, para que serve esta ferramenta?

O Pipeline vai lhe auxiliar a identificar em qual o momento da jornada de consumo está o seu paciente, desde o primeiro contato do cliente com a marca, fechamento da venda até o pós-venda. Ou seja, todo o contato da clínica com o paciente.

Todos esses contatos entre sua clínica e seus pacientes, serão centralizados no pipeline e assim você terá acesso as porcentagens de fechamentos de negócios e assim,  a partir daí você consegue descobrir em qual aspecto deve concentrar seus esforços para aumentar as chances de conversão.

Contudo, você deve estar se perguntando: “Como eu sei se esta ferramenta irá auxiliar no caso da minha clínica?” Para isso criamos uma série de perguntas que ajudarão você a refletir se deve ou não utilizar o pipeline de vendas.

1) Contato e tempo de decisão

Você tem interesse em saber quanto tempo um paciente demora para decidir se irá adquirir seus serviços ou não?

Gostaria de saber como foi a comunicação dele com a recepção? Se está no padrão de qualidade da sua clínica? Ou se a recepcionista fez o contato que você havia solicitado a ela para fazer?

Os pacientes que estão indo até a sua clínica estão contratando seus serviços? Quantos por cento deles? Quantos não estão contratando e quais as oportunidades em aberto?

Se você deseja ter este tipo de informação, o pipeline de vendas irá ser a solução que está buscando. Já que ao utilizá-lo você vai saber quanto tempo em média seus pacientes demoram para tomar a decisão de contratar ou não os seus serviços e também conseguirá identificar rapidamente quais são as oportunidades em aberto para a sua clínica.

2) Melhorar jornada do paciente

Dentre todos pacientes que fazem consulta com você, quantos por cento deles realmente contratam seus serviços? Já se perguntou onde você deve melhorar? Se deve captar mais pacientes ou se eles estão indo até a sua clínica mas não estão contratando seus serviços?

Conseguindo identificar onde está o “gap” da jornada de seus pacientes, você vai saber o que deve ser melhorado, corrigindo os processos necessários. Consequentemente haverá um aumento na porcentagem de fechamentos, aumento do número de procedimentos realizados e também da qualidade da sua clínica.

Por fim, existem várias ferramentas no mercado que você pode utilizar para ter este tipo de informação. Então,  se você não quer perder tempo, o ideal é que esta ferramenta esteja integrada ao seu prontuário eletrônico. Assim todas as trocas de informações e inserção de dados são feitas em um único software e em alguns casos automatizada pelo próprio sistema, sem a necessidade de você e sua equipe ficar alternando entre várias ferramentas.

Quer implementar um pipeline de vendas na sua clínica? Então, entre em contato conosco e descubra como o Gestão DS pode lhe auxiliar!

Se você quiser melhorar o desempenho da sua clínica cada vez mais você pode ler o nosso post Informações que fazem a diferença para a sua clínica !

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