3 usos práticos para os dados na área da saúde

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

A importância de dados na área da saúde é visível seja num investimento ou ao avaliar um diagnóstico. Esse processo delicado irá auxiliar nas tomadas de decisão assertivas na clínica.

Isso fica comprovado porque uma das utilizações dos novos avanços tecnológicos envolve a boa gestão dos recursos. Na área médica, é possível aplicar tudo isso desde o conhecimento do fluxo de pacientes na clínica até saber quais são os procedimentos mais rentáveis para você.

Mas, você sabe efetivamente a importância de dados na tomada de decisões na área da saúde? Vamos apresentar abaixo 3 usos práticos que você já pode iniciar no seu dia a dia. Antes disso, se você quiser aprimorar mais a questão do marketing na clínica confira o minicurso grátis no banner abaixo:

1. Precisão nos diagnósticos

Ao capturar os dados de pacientes é preciso fazer uma mineração de todos eles para conseguir aumentar a precisão do diagnóstico. O nome chamado pode ser mineração mesmo, pois o trabalho fica bem semelhante ao que os mineiros fazem nas minas em busca de pedras preciosas. Então, o ofício é minucioso diariamente.

Na área médica, ao ter os históricos de consulta em um sistema você não corre o risco de perder as informações e, ainda, consegue ter maior efetividade no diagnóstico podendo consultar sempre que quiser. Esse sistema que você irá utilizar poderá otimizar o tempo tanto do médico quanto da secretária.

Todas as informações de consulta estão vinculadas em um mesmo banco de dados com garantia de segurança das informações. O médico poderá oferecer um recurso diferenciado, com referências confiáveis. Tanto médico quanto paciente podem se beneficiar.

2. Eficiência na tomada de decisões

Com um software que faça essa conexão entre os dados da sua clínica, o controle financeiro será mais equilibrado. Isso irá auxiliar muito na sua tomada de decisões sobre procedimentos mais rentáveis.

Ao obter as estatísticas sobre entrada e saída de dinheiro, a compra de materiais, por exemplo, em um mês seguinte será a mais correta possível. As perdas vão reduzindo com o uso do software e as decisões tornam-se mais assertivas.

Outro ponto que vale ressaltar é que todas as informações da clínica ficarão contidas em um mesmo banco de informações. A otimização de tempo e a gestão financeira são facilitadas ao fazer análise de dados com precisão.

Dessa forma, por exemplo, o médico poderá ter controle sobre quais são os procedimentos que trazem mais retorno no fluxo de caixa e como investir melhor na clínica. Ou, até mesmo, descobrir um procedimento que não está muito desenvolvido, mas que você gosta muito para trazer novos pacientes nesse segmento.

Ao contar com essa imensidão de dados, as metas traçadas, planejadas para o futuro na tomada de decisão serão confiáveis. O próprio sistema faz esse importante papel.

3. Gestão da clínica em si

Um dos pontos que envolve a gestão da clínica é o agendamento de consultas. Nesse caso, a organização e a otimização estão em primeiro lugar. Um bom sistema de gestão com todas as informações sobre o paciente auxilia o dia a dia na clínica.

Outra possibilidade é enviar SMS ao paciente para confirmação da consulta ou procedimento. Isso evita faltas e reduz tempo de espera. Portanto, é essencial ter um software que possa aliar tudo isso.

A GestãoDS, por exemplo, possui essa otimização de tempo com um bônus. Se o paciente responder o SMS, a consulta é confirmada automaticamente no sistema.  

O mais eficaz no software é saber os interesses de cada paciente e poder fazer um atendimento personalizado. Já pensou em enviar materiais separados para cada pessoa de acordo com suas queixas e desejos?

Com um software que propicia a fidelização isso fica muito mais efetivo. O e-mail de aniversário, por exemplo, é uma atividade simples que só faz com que seu paciente se sinta parte do seu consultório. A GestãoDS faz isso por você também.  

Quer conhecer mais sobre esse dados e entender como aproveitá-los na área da saúde? Agende uma demonstração AGORA.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube