Sistema de gestão para consultórios

O que procurar em um sistema de gestão para consultórios?

Conheça os 5 pontos essenciais para garantir que um sistema de gestão para consultórios atenda às suas necessidades

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Ferramentas automatizadas de gestão de empresas se tornaram item obrigatório para a administração de qualquer negócio, independentemente do ramo. Hoje, com a popularização de sistemas do tipo, pode-se dizer que eles são responsáveis em grande parte pela expansão de muitos empreendimentos. E isso, mais do que nunca, também vale para negócios na área de saúde, nos quais um sistema de gestão para consultórios eficiente se torna cada dia mais essencial.

A razão é simples: sem eles, seria impossível lidar com o volume e a diversidade de informações necessárias para se manter uma prestação de serviço ou o fornecimento de um produto com qualidade. Por isso, contar com um sistema de gestão para consultórios é um dos fatores fundamentais também para consultórios médicos.

Sistema de gestão para consultórios: foco em necessidades específicas

Se em lojas, fábricas, fazendas, restaurantes, empresas de logística e escritórios os softwares que automatizam tarefas administrativas rapidamente se tornaram uma realidade, o aperfeiçoamento fez com que eles passassem a atender necessidades das mais diversas.

Essa é a razão pela qual essas ferramentas precisam ser criadas com um olhar atento às especificidades de cada tipo de negócio. Caso contrário, o efeito é mais do que previsível: além de não ajudar, elas podem chegar a atrapalhar seriamente a administração de uma empresa.

Por mais abrangente que seja, um sistema genérico jamais vai conseguir atender às demandas de negócios de natureza distinta. Imagine, por exemplo, uma loja e uma clínica. Mesmo que ambas tenham como ponto essencial o bom atendimento aos clientes, as semelhanças param por aí. É exatamente por isso que a escolha de um sistema de gestão para consultórios demanda cuidado e atenção.

Por isso, há vários pontos importantes a considerar. Com o objetivo de lhe ajudar nessa escolha, listamos o que você deve buscar para que um
sistema de gestão para consultórios atenda a tudo que você precisa na rotina de uma clínica:

1 – Marcações automatizadas

Comece pelo essencial. Qual é o primeiro ponto de contato com seu cliente e como isso pode ser facilitado? Toda jornada de um paciente começa no agendamento de consultas. Por essa razão, um sistema de gestão para consultórios precisa oferecer formas automatizadas de marcação, direto pela internet, sem a necessidade de intermediação e de ligações telefônicas.

E essa facilidade vai além: uma plataforma mais moderna e atenta às necessidades tanto do médico e do paciente também disponibiliza a automação na hora de confirmar as consultas. Com o simples envio de uma mensagem, o seu paciente é lembrado do agendamento e pode facilmente confirmar se vai comparecer às consultas.

2 – Prontuário eletrônico personalizável

Se as especialidades médicas são tão distintas entre si, é claro que as necessidades dos prontuários também são diferentes. E é por isso que as formas de catalogar os dados e os exames dos pacientes precisam ser adaptáveis dentro de um sistema de gestão para consultórios.

Para que ele se adéque às demandas de uma clínica ou consultório, é preciso que o médico consiga escolher as informações a serem incluídas nos prontuários, a disposição em que elas aparecem e até adicionar novos campos.

Desta forma, é possível otimizar o atendimento, sistematizando as abordagens, o que evita a omissão de algum dado importante. E com o prontuário eletrônico personalizado ao gosto do médico, tanto o preenchimento quanto a visualização ficam mais ágeis e rápidas, facilitando a vida do profissional e do paciente.

3 – Telemedicina

Oferecer consultas virtuais deixou de ser uma opção para a maior parte das especialidades. Com as mudanças profundas ocasionadas pela pandemia e o prolongamento do isolamento social, as teleconsultas viraram comuns. E elas vieram para ficar. Diante de tantas facilidades, que vão desde dispensar o deslocamento até o consultório, as longas esperas e a possibilidade de fazer consultas com médicos de qualquer parte do país, os atendimentos virtuais só tendem a crescer.

Mas se engana quem pensa que, para oferecer consultas pela internet, basta entrar numa sala de videoconferência. Para garantir o sigilo dos dados dos pacientes, é preciso contar com a ajuda de protocolos especiais que garantem a segurança dos dados. Além disso, um sistema de gestão para consultórios eficiente também precisa oferecer uma ferramenta de prescrição de medicamentos certificada que permite a assinatura digital.

4 – Ferramentas financeiras

Embora o foco de clínicas e consultórios seja o atendimento de pacientes, a gestão dos recursos, assim como em qualquer empresa, é ponto primordial. Por esse motivo, contar com um sistema de gestão para consultórios que disponibilize ferramentas que atendam às especificidades do ramo é importantíssimo.

Com a ajuda de ferramentas que fazem o acompanhamento automatizado do fluxo de caixa, controle de estoque, análises financeiras e relatórios, fica muito mais fácil e prático ter todos os dados do negócio em mãos. E, com base neles, é possível fazer uma análise realista das contas e deficiências e tomar decisões mais assertivas para melhorar o desempenho.

5 – Recursos de marketing

Qualquer que seja o negócio, a forma como ele se expõe para seu público-alvo é determinante. Muito embora o marketing médico só tenha tomado corpo recentemente, ele é hoje uma peça de suma importância na engrenagem de uma clínica ou consultório.

Por isso, em um sistema de gestão médica feito especialmente para responder integralmente às demandas dos profissionais da área, as ferramentas de marketing precisam ser diversificadas, eficientes e fáceis de usar até por quem não tem familiaridade com a área.

Quer conhecer um sistema de gestão para consultórios integralmente elaborado para atender a todas as demandas e oferecer uma visão em 360 graus de clínicas e consultórios? Conheça todas as funcionalidades do Gestão DS e agende uma demonstração que vai mudar sua forma de gerir o seu negócio!


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *