persona

Saiba qual é a importância de conhecer sua persona

Entenda as principais diferenças entre público-alvo e persona

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Para que um consultório ou clínica médica alcance a independência financeira é preciso que ele se consolide em dois pilares principais: bons serviços e fidelização dos pacientes. Essa última estratégia engloba todas as ações de marketing que podem ser feitas para que os pacientes se sintam parte da clínica. 

No entanto, conhecer conceitos como persona, público-alvo, e-mail marketing podem ser essenciais para alcançar novas metas e aumentar o número de pacientes. Nesse artigo, especificamente, queremos abordar um pouco mais sobre persona e público-alvo

Esses dois termos são essenciais para entender a jornada do paciente e saber como aplicá-la. Se você não conhece a jornada e quer entender mais sobre ela, temos um conteúdo rico exclusivo! Para acessá-lo, basta acessar o banner abaixo e completar o formulário: 

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Dessa forma, você conseguirá manter um relacionamento de fidelização mais efetivo. Assim, a comunicação com as pessoas que veem até sua clínica será muito mais assertiva.

Para quem não está muito familiarizado ou não tem muito tempo para realizar essas estratégias, dentro da rotina diária, é fundamental contar com uma equipe que possa dar atenção exclusiva à fidelização. Com ela, você irá gastar menos dinheiro e envolver maior quantidade de pessoas que divulgam seu serviço.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

As duas descrições são importantes dentro de uma ação de marketing. No entanto, para médicos que buscam ser o mais assertivo possível, é importante ter uma definição bem clara de cada termo. 

Basicamente, o público-alvo contém informações mais gerais do cliente ideal. Já, a persona apresenta um nível maior de detalhes e apresenta uma história para personalizar a abordagem das campanhas. 

Em uma clínica médica é importante conhecer os padrões de comportamento, decisões de compra, uso de produtos, acesso às redes sociais, preferências, estilo de vida, formação e questões socioeconômicas. Esses assuntos são encontrados durante a definição da persona. 

Ela pode ser feita através de entrevistas e pesquisas com consumidores reais. Mas, é essencial que toda equipe esteja envolvida em conhecer esses dados deixando-os mais completos possível.

Com um exemplo prático ficará muito mais fácil perceber as diferenças entre persona e público-alvo. Suponhamos que essa seja uma clínica estética de procedimentos corporais. Assim, esse foi o mapeamento final: 

Público-alvo 

Mulheres de 35-50 anos que moram na capital e investem em resultados para seu corpo. Renda entre R$25.000 e R$35.000.

Persona

Ana Cláudia, 41 anos, trabalha em seu próprio escritório de advocacia. É casada, com 2 filhos e possui renda mensal de R$ 28.000. Mora em Vitória no Espírito Santo e não tem muito tempo para navegar na internet por lazer. Por isso, ainda busca indicações de amigos e conhecidos. 

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Benefícios da persona

A partir dessa diferenciação é preciso otimizar um tempo com a equipe para criação da persona. Algumas perguntas podem ser feitas para definição, tais como:

  • Quem é o cliente que mais frequenta sua clínica?
  • Qual seu nível de escolaridade e característica sociodemográfica?
  • Que tipo de informações ele consome
  • Quais meios ele usa para se informar?
  • Quais atividades ele pratica como hobby e meios de aprendizado fora do trabalho?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Como você pode ajudá-lo a suprir esses objetivos, dificuldades e desafios?

Depois de entender como criar essas personas é muito importante verificar sua real importância dentro da área da saúde. Basicamente, esse perfil será responsável por auxiliar na criação de conteúdos educativos específicos para cada persona. 

Vale ressaltar, ainda, que se pode ter mais de uma persona, variando conforme gostos, sexo, faixa etária ou outros diferenciais relevantes para seu negócio. Com esses dados em mãos, é possível definir a linguagem que será tratada, bem como os canais em que serão disponibilizadas as informações e conteúdos adicionais.

Com conteúdos mais direcionados há uma eficiência maior na busca por resultados e na fidelização. Agora que você já entendeu como é o processo de mapeamento da persona, que tal montar a sua?! Se tiver qualquer dificuldade no processo entre em contato que estamos à disposição para lhe auxiliar.

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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