Saiba porque é importante educar seus pacientes com vídeos

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Um dos motivos principais para uma pessoa prestar atenção em um conteúdo seu precisa ser a identificação dela com o tema. Por isso, você parou para pensar se o conteúdo que você faz na sua clínica atrai seu paciente?

Mas, peraí! Se você ainda não faz nenhum conteúdo para melhorar a experiência do paciente, saiba que a fidelização é o ponto essencial para ter credibilidade e confiança na área. Consequentemente, isso será um sinal para que tenha a agenda mais cheia e dinheiro em caixa na clínica.

Por isso, nesse artigo vamos falar da importância de educar seus pacientes com vídeos. Já é comprovado que vídeos geram mais resultados, mas como aplicar isso na área da saúde?

Um dos pontos primordiais do vídeo é a compreensão e memorização do conteúdo. Se você faz algum procedimento ou cirurgia, com certeza já passou os avisos pós-operatórios. Porém, na maioria das vezes, seu paciente esquece ou repete as mesmas perguntas? Se o conteúdo fosse visual ele poderia ter acesso a qualquer momento.

A partir disso, você não imagina o quão diferente (de uma forma positiva, mesmo!) você estaria frente a seus concorrentes. Como é uma ferramenta pouco utilizada na área médica, você seria o primeiro a fidelizar seus pacientes com conteúdos educativos em vídeo.

Pense que, a partir do momento que você passa seu conhecimento para outras pessoas, elas disseminam essa informação e, ainda, seu nome estará aliado a esse conteúdo verdadeiro e relevante. Agora que seus pacientes estão educados, eles podem ter mais confiança na sua credibilidade e tratamentos.

1. Como fazer esses vídeos

Alguns detalhes podem ser essenciais para prender atenção dos seus pacientes. Seja na sala de espera, seja em casa, eles precisam se sentir acolhidos e confiantes com sua informação. Por isso, faça vídeos curtos, mas que contenham a informação necessária para entendimento completo.

Segundo pesquisa da Hubspot, mais de 97% dos profissionais de marketing acreditam que vídeos são essenciais para que os clientes entendam melhor os produtos e serviços. Então, comece a fazer agora na sua clínica!

Além disso, fale de maneira que seus pacientes consigam entender. Nada de utilizar palavras técnicas! Até é possível, se você, em seguida, explicar o significado delas. Mas, sempre que puder substitua.

Ah! Use recursos visuais para explicar. Quem sabe não é o momento de utilizar aquelas imagens que você ganha em cursos ou eventos? Assim, você pode explicar conteúdos mais complexos e seus vídeos seguem curtos e ricos em conteúdo.

E a última dica simples é: seja estratégico. Pense que seu vídeo precisará ter um objetivo. Se o seu foco maior está na fidelização, planeje o envio de vídeos complementares após procedimentos ou cirurgias. Que tal?!

Além disso, transformar toda sua clínica em um ambiente com vídeos educativos pode ser essencial para atrair seu paciente para o momento da consulta. Por que não investir nisso?

Ah! Uma dica extra: pegue as principais dúvidas dos seus pacientes e responda-as em um vídeo. Você poderá ver como o resultado de interesse será efetivo. Comece com conteúdos mais curtos e, logo, você estará sendo referência em educação para seus pacientes e interessados na sua especialidade.

2. Vantagens dos vídeos

Uma das principais vantagens que o meio audiovisual proporciona, especialmente os vídeos, é poder transmitir muitas informações rapidamente. Com pouco tempo de exibição é possível falar muitas coisas e, além de tudo, mostrar.

É comprovado que tornou-se a principal forma de reforçar uma mensagem. Por isso, eles são ótima estratégias para que seu paciente possa ver na sua clínica em um tablet ou até mesmo do smartphone.

Já pensou na experiência de um paciente que irá fazer uma lipoaspiração com você e, no dia de receber as informações pré-operatórias leva para casa, além de todos papéis de consentimento, alguns vídeos complementares?

Neles, você vai tranquilizá-lo sobre tudo que ocorrer após a cirurgia. E mais: poderá reforçar as orientações feitas na clínica. Não há nada melhor do que um paciente educado e fidelizado.

3. Fidelização dos seus pacientes

Como você já percebeu ao longo do texto, o principal propósito dos vídeos na área da saúde é educação. Essa palavra resume todo o processo que envolve. Isso porque, pacientes educados tornam-se fiéis e voltam à clínica mais vezes e, até mesmo, indicam mais pacientes.

Educados, os pacientes tornam-se tão interessados a ponto de se tornarem promotores da sua marca, ou seja, começam a indicá-lo cada vez mais. Os vídeos, com certeza, vão transformar seu conteúdo em muito mais efetivo. Aposte nessa ferramenta poderosa de contato com seus pacientes.

Assim, você estará diretamente ligado a fidelização. Nesse caso, é fazer com que seu paciente indique sua clínica e também que volte para realizar outras consultas e procedimentos. O paciente fidelizado é conquistado com muita atenção em todos momentos desde a marcação de consulta até a finalização de um procedimento.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube