oportunidades clínica médica

Quem são as oportunidades de uma clínica médica?

Nesse texto, vamos explicar melhor sobre como atuar nas oportunidades de sua clínica: os pacientes que não seguem com você após a consulta.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Normalmente, para médicos da área estética, um dos principais problemas é a fidelização dos pacientes. Além disso, há um outro ponto que apresenta muitas divergências e pode ser um problema: oportunidades perdidas. Mas, o que isso quer dizer?

Bom, nesse caso, estamos falando sobre pacientes que chegaram até você através do site, redes sociais ou indicação. Contudo, depois da consulta não chegaram a manter contato ou marcar uma cirurgia ou procedimento.

Por isso, esse texto serve como um gatilho de ideias para você atuar melhor com as oportunidades da sua clínica. É assim que chamamos na GestãoDS. A palavra provém do mundo empresarial, no entanto, funciona muito bem para clínicas médicas.

Para clínicas e consultórios, as oportunidades são os pacientes que consultam mas não marcam efetivamente um procedimento ou cirurgia. Além disso, são aqueles que não indicam você e não seguem tendo esse contato.

Se quiser entender melhor quem são essas oportunidades da sua clínica e como pensar em ações para elas, siga lendo esse texto. Ou, marque uma demonstração do sistema e veja como um software de gestão pode otimizar esse processo. Clique no banner e marque agora mesmo:

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Como sei quem são minhas oportunidades?

O primeiro ponto levantado envolve o conhecimento e mapeamento de quem são essas oportunidades da sua clínica, já citadas anteriormente. De qualquer forma, é preciso ter uma planilha com a listagem de todos pacientes que vieram até você. Mantenha também listado seus interesses e por qual motivo não fecharam no momento.

Para quem usa um software de gestão, manter o cadastro atualizado é o ponto primordial para conseguir mapear essas informações. No entanto, não basta somente mapear. São necessárias ações práticas para que o paciente sinta necessidade de voltar e realizar qualquer outra interação com você.

É claro que, muitas vezes, os pacientes chegam até a clínica para apenas fazer uma pesquisa de preço. Em contrapartida, não deixe que isso permaneça como sendo o único gatilho para ele! Reforce motivos para que seus diferenciais sejam exaltados.

Agora que você já mapeou manualmente é preciso pensar em estratégias para retornar o contato com essas oportunidades. Mas, como sabemos que o dia a dia médico é muito corrido, pensamos em ferramentas que podem otimizar esse processo. Invista no controle das oportunidades de sua clínica.

Por isso, a GestãoDS possui uma ferramenta de Oportunidades. Assim, você poderá mapear quem foram as pessoas que vieram até a você e não fecharam outros negócios. Dessa maneira, fica mais fácil entender as estratégias a assumir, que vamos falar em seguida.

Estratégias para atuar com as oportunidades

Agora que você já sabe quem são suas oportunidades, é hora de construir estratégias para entrar em contato com cada paciente. Este mapeamento pode se dar de forma manual ou com um software de gestão integrado.

A primeira dica é entender quem será responsável pelo controle e acompanhamento das oportunidades geradas na sua clínica. De nada adianta gerar um número enorme de consultas e não converter esses pacientes em cirurgias ou procedimentos. Por isso, é preciso ter um controle com toda a sua equipe.

Se a secretária ficar responsável por entrar em contato com as pessoas, é preciso que ela se organize para isto. Isso pode ser feito depois de 10 dias via telefone ou e-mail perguntando se ficou alguma dúvida. Assim, cada pessoa dentro da equipe sabe sua função e pode atuar de tal forma.

Se tiver algumas dúvidas que envolva o contato com o paciente, nós montamos um curso gratuito para você! Basta clicar no banner abaixo para entender como otimizar este processo:

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Seguindo a primeira dica, passamos para o segundo tópico que vai ser essencial para sua clínica. Na área médica, o importante é o relacionamento e a fidelização. Por isso, esses contatos não podem ser esquecidos.

Assim, ter um software de gestão será essencial para você. Ele auxiliará na organização das tarefas da pessoa responsável por lidar com as oportunidades.

Com essas dicas, esperamos que você consiga entender melhor suas oportunidades e saber como fazer com que pacientes que somente consultaram com você tenham interesse em retornar. Com a ferramenta da GestãoDS, sua otimização será garantida, mas lembre-se que, você pode fazer isso de forma manual. No entanto, o tempo gasto será muito maior.


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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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