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Melhores práticas de produção de conteúdo para seus pacientes

Saiba como estruturar um texto que será atrativo e responderá todas dúvidas.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Se você é médico ou profissional da saúde, provavelmente já se deparou com diferentes dúvidas dos seus pacientes. Muitas vezes, durante a consulta, você não consegue responder todas elas. Por isso, uma dica é aproximar esse relacionamento fazendo conteúdos para seus pacientes. 

Dessa forma, o objetivo é você utilizar diferentes ferramentas e meios de comunicação para divulgar seu serviço e oferecer conteúdo rico para eles. Pensando nisso, montamos um artigo que vai auxiliá-lo com as melhores práticas de produção de conteúdo em texto, especificamente. Sobre conteúdos em vídeos, já falamos em outros artigos, mas também pode ser uma ótima ferramenta para você. 

A seguir, vamos listar alguns tópicos que podem ser essenciais para você conversar diretamente com sua persona. Lembre-se, no entanto, que toda equipe deve estar alinhada para que a produção de conteúdo seja integrada.

Assim, mesmo que você esteja em atendimento, alguém já poderá iniciar o processo de envio de conteúdos e produção dos mesmos. Sua tarefa vai ser mais de um revisor, porém saber o que transformará seu texto em um material mais atrativo vai ser fundamental para você e sua equipe. 

Acompanhe os tópicos a seguir e deixe nos comentários se tiver alguma dúvida para produzir um conteúdo cada vez mais especializado! 

Pense em como o seu serviço auxilia o paciente

O primeiro tópico ao iniciar sua produção de conteúdo em forma de texto é pensar em qual problema, ou seja, qual dificuldade do seu paciente, você vai solucionar. Por isso, aponte quais situações e temas podem ser essenciais para escrever.

Dessa forma, faça uma lista desses tópicos e, a partir disso, aponte como poderá atuar em cada uma dessas situações. Assim, você fará uma conexão entre seus serviços e aquilo que seu paciente mais procura. 

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Tire as dúvidas básicas

Nesse momento, será importante iniciar a produção do texto baseando-se nas dúvidas e perguntas que recebe tanto pessoalmente no consultório quanto nas redes sociais e mensagens. Dessa forma, você estará fazendo um material que será interpretado de forma prática e simples. 

Basear-se nas dúvidas é o melhor conselheiro para produzir conteúdo. A partir delas, fica muito mais fácil dar sequência em um material relevante. Isso porque, é isso que seus pacientes estão buscando, não é mesmo?!

Provoque interesse no conteúdo

Uma das dicas que funciona muito bem para profissionais da saúde é causar e provocar o interesse naquele conteúdo. Dessa forma, os pacientes serão direcionados a um material que tire dúvidas prévias e os deixe com interesse em lhe procurar. 

Dessa forma, o essencial é utilizar uma linguagem formal, com português correto, mas sempre mantendo o uso de palavras mais simples e fáceis de ser entendidas. Se conseguir, em alguns momentos, evite termos muito específicos da área da saúde, ou, pelo menos, tente explicar o seu significado. 

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Deixe bem claro a importância de um profissional habilitado 

Agora que você já está respondendo as principais dúvidas e usando uma linguagem que cause interesse, chegou o momento de mostrar como um profissional habilitado irá oferecer os melhores tratamentos para cada caso. 

Isso porque, mesmo que o paciente tenha entendido muito bem sobre os procedimentos e tirado suas dúvidas, ainda é preciso analisar as particularidades. Por isso, procure ser bem objetivo em todos apontamentos e fiel ao que você acredita. 

Artigo complementar: Entenda os limites da divulgação para médicos 

Aposte em uma construção por tópicos 

A nossa última dica está totalmente ligada com a fluidez do conteúdo. Mas, o que isso quer dizer? Basicamente, é sobre o texto ser construído para atrair novos leitores e instigar os pacientes. Dessa forma, apostar por uma construção em tópicos e títulos dinâmicos, tal como esse texto, é a melhor opção.

Essa prática funciona tanto para ranqueamento do seu site e melhores métricas de resultado quanto para uma melhor leitura. Assim, quem estiver lendo pode focar naquilo que mais interessa desde o início. E é claro que esse ponto só será possível se você listou os problemas ou dúvidas e perguntas mais comuns de seu paciente.

Viu só como os tópicos para produção de um conteúdo rico são integrados? Com pequenos passos e o auxílio de sua equipe, ficará muito mais fácil fazer textos e artigos de sucesso.

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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