Por que é importante conhecer seus pacientes?

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Você sabe quem são as pessoas que frequentam seu consultório? E mais que isso! Quais são seus gostos pessoais, seus hábitos e interesses, além dos procedimentos ou cirurgias que já fez com você?

Você ainda pode não entender completamente qual é a real importância dos impactos de saber os pacientes que frequentam sua clínica. Porém, isso é essencial para se diferenciar de outros médicos e fidelizar quem vai até sua clínica.

A primeira pergunta que deixamos para você é: o quanto você conhece os hábitos dos seus pacientes?

Com a correria do dia a dia você pode responder que não tem tempo de verificar todo mundo que passa na sua clínica. Aqui no caso não estamos falando sobre lembrar do rosto dos pacientes ou até mesmo os nomes. Mas, identificar os canais de comunicação para educar de forma integrada e acolhedora.

Mesmo que você faça um atendimento perfeito, às vezes, o que seu paciente precisa é de uma atenção quando ele está em casa. Por isso, enviar conteúdos que acompanhem os procedimentos ou cirurgias é essencial.

Assim, ele se sentirá acolhido e muito bem informado sobre o que for acontecendo com o passar dos dias.

Quando seu paciente chega na clínica é essencial saber sua data de aniversário, nome como ele gostaria de ser chamado – para seus contatos por e-mail ou whatsapp -, a melhor forma de contato e, até mesmo, como ele ficou sabendo de você.

Para conseguir fidelizar seus pacientes, você precisa se dedicar a conhecê-los melhor. A seguir vamos apontar algumas ações que podem ser feitas para essa fidelização.

Mantenha atendimento de alta qualidade

Todo mundo gosta de chegar em um local e ser bem atendido. Em uma clínica não será diferente. Lembre-se que sua secretária é a porta de entrada do local. Por isso, oriente-a a ter interesse em escutar a queixa de quem chegar até sua clínica.

Portanto, sua equipe precisa dar atenção e tirar todas as dúvidas antes mesmo da consulta. Um ambiente que propicie isso pode ser essencial. Assim, mantenha conteúdos educativos em seu consultório para que seu paciente possa ir compreendendo o que ele irá ver da porta para dentro.

Utilizar, por exemplo, um sistema de gestão para clínicas, pode auxiliar na reunião de dados pessoais do paciente. E mais! Você poderá ter os dados clínicos e fazer um cruzamento para enviar mais informações de forma personalizada. O principal ponto que você poderá se diferenciar é o atendimento, buscando a educação e fidelização de seus pacientes.

Use o marketing a seu favor

Os conteúdos relevantes, falados anteriormente, devem ser enviados para seus pacientes de forma a construir uma relação de confiança com o seu trabalho. Saiba que enviar vídeos, textos e materiais educativos faz com que seus pacientes se sintam mais orientados.

Às vezes, receber um conteúdo em casa, bem construído e completo, vai fazer com que ele se sinta mais seguro e motivado para fazer seu procedimento, indicar você e continuar acompanhando suas postagens. Se você já tirou a dúvida dele uma vez, porque não confiar e indicá-lo?

Com um software de gestão com pacote completo, você consegue programar e-mails e campanhas direcionadas para o interesse de cada público de paciente que você tem de forma segmentada.

Você não sabe muito bem o que é isso? Então, o objetivo é separar as pessoas que são de mesmo público para nutrí-las de conteúdo. Para entender melhor sobre isso, baixe gratuitamente o MiniCurso Gestão e Marketing Inteligente, clicando no botão abaixo:

Construa laços com seus pacientes

Ao tratar os pacientes de forma individualizada, conquistamos uma confiança muito maior. Toda relação entre médico e paciente é ampliada com o auxílio da tecnologia. Saber que o ambiente onde vamos está organizado, atende bem, sabe o que seu paciente gosta e onde ele está pode ser essencial na escolha de uma próxima consulta.

Como você percebeu, conhecer seus pacientes demanda dedicação. Mas, o tempo pode ser muito mais otimizado se você tiver softwares de gestão que possam auxiliá-lo. O prontuário eletrônico, por exemplo, é só uma das ferramentas para integrar todos dados de histórico do paciente e deixá-los à mão.

Não sei como você atua na sua clínica, mas acreditamos que se tomar a decisão de integrar esses pontos acima, poderá garantir e alcançar resultados mais efetivos. Quanto antes você iniciar com essas práticas mais você vai se destacar na sua área. Conte conosco nessa trajetória da sua clínica!

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