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O que seus pacientes pensam sobre a sua clĂ­nica? đź—Ł

Felipe Ravanello

Co-Fundador & Diretor Comercial da GestĂŁoDS
Especialista em GestĂŁo de ClĂ­nicas MĂ©dicas
Felipe Ravanello

O que os pacientes pensam sobre a sua clĂ­nica?

Você já pensou o quanto é importante saber o que o paciente está pensando sobre a sua clínica? Que benefícios isto pode gerar? Por isso apresentamos aqui o post: O que os pacientes pensam sobre a sua clínica?

Um paciente bem satisfeito é um cliente fixo na sua clínica, além disso pode trazer inúmeras indicações para você. Mas como obter essas opiniões? Por onde iniciar esse trabalho que consequentemente irá impactar na gestão, fidelização e marketing da sua clínica?

A melhor opção é iniciar com uma boa pesquisa, para entender o panorama real da situação da sua clínica e saber o que os pacientes pensam sobre ela. Mas você pode estar se perguntando porque devo fazer tudo isso? A resposta é simples, porque você terá dois grandes diferenciais. O primeiro deles é que se estabelece um diálogo com o paciente. Ele se sente valorizado, sente que o médico se preocupa com as suas opiniões e que está disposto a proporcionar um ótimo atendimento. O segundo é que através dessa pesquisa você pode descobrir pontos que podem ser melhorados e trazer um melhor serviço para os seus pacientes.  O melhor de tudo é que você acaba evitando desperdício de tempo e dinheiro com ações que não são necessárias!

Então, para lhe ajudar a ter melhores resultados separamos três dicas de como você pode saber o que os pacientes pensam e  pegar informações  de satisfação e feedback dos mesmos:

✔ #1 Relação Médico Paciente

A nossa primeira dica é que o momento ideal para realizar esta pesquisa é no atendimento, já que em nenhum outro ponto dentro da jornada de seu paciente em sua clínica você terá mais interação do que neste. No atendimento você busca identificar com o paciente “o que ele achou do atendimento”, “do ambiente”, “do resultado do tratamento”. Em tese, descobrir os principais pontos positivos e o que deve ser melhorado. É muito provável que essa dica você já faça na sua clínica, porém você lembra de anotar e mensurar esses resultados?

âś” #2 Ambiente de ConsultĂłrio

Se a sua resposta foi não, por não ter tempo suficiente na hora do atendimento ou ser difícil mensurar esses resultados. A nossa segunda dica é que você utilize o ambiente do consultório para obter estes feedbacks. Pode ser com a boa e velha caixinha de sugestões, que continua funcionando muito bem ou se você dispõe, por exemplo de ferramentas como tablets com formulários. Ficará muito mais fácil!! Pois logo depois de serem respondidos já são tabulados automaticamente e você pode obter os dados em tempo real! A diferença desta dica para a anterior é que além desta facilidade de mensurar os dados, o seu paciente não estará na sua frente. Ou seja, ele sentirá mais liberdade em dar feedbacks e notas para cada item da sua pesquisa.

✔ #3 Automatização

Por fim, uma terceira dica que facilita muito é automatizar através de plataformas como o GestãoDS o envio de uma pesquisa de satisfação por e-mail. O importante nesta dica é que a pesquisa seja curta e de fácil entendimento. Pois o paciente não estará mais presencialmente com você ou no ambiente do seu consultório. Então quando mais resumida e fácil de preencher essa pesquisa for, maior será sua taxa de resposta. Assim, procure utilizar perguntas como: que nota você daria ao atendimento na clínica de 1 a 10; qual a propensão de você indicar nossos serviços de 1 a 10; com itens parar marcar.  Por fim se quiser, você pode deixar um campo livre para receber informações. Gostou das nossas dicas?

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