médicos gestores

Motivos que fazem dos médicos ótimos gestores

Mapeamos os fatores que compõe um ótimo médico gestor para você ampliar seus conhecimentos.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

O processo de gestão de uma clínica médica envolve diversos fatores. Um deles é saber controlar todas as finanças, mas somente isso não é essencial para apontar o sucesso da sua clínica.

Por isso, é importante estar por dentro dos desafios desse dia a dia e saber quais fatores são fundamentais para sua clínica.

Independente disso, os médicos são ótimos gestores, pois já tem em sua vivência uma sequência de checklists que também funcionam na vida de todo empreendedor.

É preciso que esse profissional tenha consciência sobre todos processos que ocorrem na rotina diária e, ainda, entenda como aprimorar essas técnicas em sua vida.

Mesmo que a rotina seja corrida, o médico que também é gestor já está executando diversas funções ao mesmo tempo. Além de atender seus pacientes, você é um profissional multitarefa e, por isso, consegue se sair muito bem como gestor. Mas, manter-se atualizado em todos aspectos de gestão é essencial.

A seguir vamos explanar melhor alguns tópicos essenciais para médicos que querem ser ótimos gestores. No entanto, ser médico já reforça os pontos de gestão por sempre estarem lidando com diferentes situações ao mesmo tempo.

Viu só como você já é um gestor por natureza? Antes de iniciar a leitura, que tal fazer uma avaliação de seu desempenho com o nosso material?Clique na imagem abaixo e baixe agora mesmo!

planilha de avaliação de desempenho para médicos gestores

Você já está por dentro de processos

Como médico, você já atua em diferentes processos no seu dia a dia. Por isso, é muito mais fácil para entender como organizar uma equipe ou montar checklists de execução de tarefas. Por isso, sua função já envolve ter um arsenal de possibilidades em seu dia a dia.

Pense em um exemplo prático: se você está na sala de cirurgia e tem um anestesista, dois médicos auxiliares e alguns enfermeiros para a realização de uma lipoaspiração é preciso que você oriente essa equipe. Dessa forma, você cria mecanismos e processos para que cada um saiba exatamente o que irá fazer.

Então, dentro do processo de gestão da clínica médica é mais ou menos dessa forma. Esse é um dos pontos primordiais que fazem dos médicos ótimos gestores. Além disso, mantenha um networking na sua área para garantir que esteja por dentro das melhores técnicas de gestão.

Relacionamento é sua principal função

No seu dia a dia, com certeza, você atende um número grande de pacientes. Mesmo assim, a cordialidade e o melhor atendimento possível são seus pilares de sustentação, certo? Esse processo que já é feito no seu consultório pode ser passado para sua equipe.

Isso tem tudo a ver com motivação e relacionamento. Dessa forma, você é um ótimo gestor pois alia o relacionamento da sua equipe integrando todos em um mesmo objetivo. Esse é o principal desafio dos líderes e, nesse caso, você já tem as habilidades que espera-se em um líder que obterá sucesso.

A partir disso, basta você aprimorar suas técnicas para envolvimento com o paciente em um contato pessoal com sua equipe. E, mais que isso, no processo de divisão de funções e análise das competências de cada um.

Preocupa-se sempre com atualizações constantes

A nossa última referência aos motivos que reforçam que médicos são ótimos gestores envolve uma situação muito pessoal, mas que tem total relação com a gestão. Isso porque, você está sempre buscando atualizações na sua especialidade, com foco em novidades na área médica.

No entanto, com relação à gestão de uma clínica médica o seu diferencial vai ser estudar muito sobre administração de um negócio, além de marketing e finanças. Estar por dentro de ferramentas que possam lhe auxiliar, como um software de gestão, pode ser só o primeiro passo para ser um ótimo líder.

Buscar conhecimento frequente é essencial nos dias atuais. Dessa forma, o seu negócio vai encontrar sustentação para manter-se organizado em todos os aspectos. Ou seja, ao mapear muito bem seus processos, alinhar os objetivos com sua equipe e motivá-los ficará muito mais fácil.

Percebeu como você já tem habilidades de gestão e somente precisa aprimorá-las? Se quiser entender melhor como podemos lhe auxiliar, entre em contato. Conte com processos de um software de gestão, como a GestãoDS, para otimizar o funcionamento do seu negócio.

demonstracao gratuita médicos gestores

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *