Marketing boca a boca para clínicas médicas: qual a eficácia?

Você quer entender o que é e qual a eficácia do marketing boca a boca como uma opção de comunicação gratuita para a sua clínica? Continue lendo nosso artigo abaixo!

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

O ato de bater um papo é muito popular em todo o mundo, e é desta maneira que as pessoas se comunicam. Normalmente, as pessoas conversam de modo descontraído e trocam informações. Isto é simples, natural, ocorre o tempo todo e pode ser chamado também de boca a boca.

E o que isto tem a ver com a sua clínica médica?

Quando falamos sobre pacientes fidelizados, falamos sobre a possibilidade de ele voltar à clínica para novas consultas, assim como indicá-lo. Neste momento de indicação, os pacientes poderão falar sobre suas experiências e contentamentos sobre o resultado de um procedimento.

Isto tudo nos leva ao momento de atendimento do paciente dentro da clínica, que deve ser feito com primazia para, desta maneira, aumentar a satisfação dos pacientes  fazendo-os indicar, em conversas informais, a sua clínica.

Você pode explorar esta ferramenta de diversas maneiras e, desta forma, economizar na comunicação de sua clínica! Quer entender como pode fazer isto? Continue lendo o nosso artigo abaixo!

O conceito de marketing boca a boca

O marketing boca a boca pode ser entendido como uma conversa que poderá mencionar uma marca ou um serviço. Esta forma de comunicação é econômica e eficiente, pois se baseia na necessidade de se comunicar do ser humano. E, mais do que isso! A necessidade de um depoimento de alguém que já tenha tido a experiência previamente sobre este produto/serviço.

Aí que entra, então, o seu trabalho prévio de atendimento de excelência com seus pacientes. Além de se importar com a satisfação deles, será importante para este momento em que ele irá contar sua vivência no ambiente de sua clínica.

A experiência do paciente

A principal base para o uso do boca a boca são as experiências que seus pacientes tiveram dentro da clínica.Essas, não começam somente no momento do atendimento dentro do consultório.

O início da experiência se dá desde a procura por um médico ou clínica com os conteúdos que você entrega, na marcação da consulta, nos auxílios nas dúvidas e no contato com a secretária ao chegar para o atendimento.

Em todos estes momentos, o paciente estará analisando e avaliando você. Ele irá tirar conclusões a todos os instantes, e não somente por algum tópico separado. Ou seja, todos os pontos do atendimento devem ser levados em consideração.

Também influenciam na recepção do paciente alguns pequenos detalhes como a decoração da clínica, as cores que são utilizadas nas paredes, a higiene, os móveis e até mesmo o odor na sala de espera e no consultório em si. Isto demonstra que otimizar o ambiente também é um fator importante na experiência.

Porque é importante?

Todos fatores citados anteriormente levam para o principal motivo da importância do marketing boca a boca. Esta é uma forma de reduzir os custos da clínica utilizando o que você já tem, que são os seus próprios pacientes!

É importante lembrar que, os resultados do marketing boca a boca não são instantâneos. Assim como, o processo de fidelização de seus pacientes, eles demandam de tempo. Tudo depende de como você e sua equipe vão tratar seus pacientes, as melhorias que farão e, sem dúvidas, o acompanhamento com conteúdos ricos pré e pós-atendimentos.

Então, não esqueça de manter os profissionais de sua clínica sempre atualizados com treinamentos e palestras. Além de, sempre investir em melhorias com equipamentos e modernidades para o consultório. Dessa forma, você irá atender sempre com excelência e atenção.

Isso será notado por seus pacientes, o que poderá ser um diferencial no momento da avaliação. Se quiser entender melhor sobre essa gestão relacionada ao marketing, clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o nosso minicurso:



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