Mapeie um sistema de gestão ideal para sua clínica

Montamos um checklist para você identificar o que precisa em um sistema de gestão eletrônico

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Para tornar os processos da clínica mais eficientes é essencial ter um software que auxilie em todos processos. Com ele, ficará muito mais fácil otimizar o tempo e mensurar a produtividade da sua equipe. Para isso, sugerimos que você encontre um sistema de gestão que possa aliar todas as funções. 

Porém, com tantas opções, pagas e até mesmo gratuitas, é fundamental encontrar um checklist. Este material irá auxiliar você a identificar o que é essencial para a sua clínica médica. Vale ressaltar, no entanto, que escolher um software gratuito pode ser inseguro para seus dados. Também poderá não valer a pena pela falta de atualizações e dificuldade de entrar em contato com o suporte.

Analisar somente o preço pode ser incorreto para levar em consideração. Esse é um processo delicado para sua rotina diária e deve ser pensado da melhor forma possível. Por isso, escolher o software ideal faz parte de um checklist, como algo tão comum na vida de médicos. 

Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas incríveis que são essenciais para você avaliar um software de gestão que esteja aliado com suas necessidades. Boa leitura e esperamos que as dicas sejam essenciais para você! 

Faça esse checklist quando pensar em mudar de software. Também quando quiser saber se o seu software atende todos os pilares que precisa:

Como você acessa o sistema?

Alguns sistemas de gestão conhecidos são acessados de forma única em uma máquina em sua clínica. Esse modelo pode prejudicar a mobilidade que você encontra com outros dispositivos. Por isso, é interessante optar por empresas do padrão SaaS (Software como Serviço), como a GestãoDS, em que o sistema fica armazenado na nuvem. 

Para isso, você pode estar em qualquer dispositivo, utilizando a internet e poderá receber a mesma informação em diferentes lugares. Ao contrário dos softwares instalados, não é necessário uma equipe para iniciar o processo ou realizar atualizações. Você já pode começar a utilizar na hora que adquire sua assinatura, além de receber atualizações constantemente. 

Qual a mobilidade que o sistema permite? 

Uma das facilidades tratadas anteriormente é a possibilidade de acessar seu sistema de gestão em qualquer lugar. Caso você esteja em uma viagem, por exemplo, e queira saber informações sobre a evolução de um paciente. Você poderá utilizar seu dispositivo móvel conectado à internet para ver o prontuário que estará disponível.

O sistema em nuvem é o que permite acessar o software em todo mundo, sem atrapalhar seus planos ou deixar o paciente com alguma dúvida. Essa possibilidade garante maior autonomia durante seu trabalho e menor perda de tempo no dia a dia. 

Como é o suporte e atendimento? 

Um dos pontos-chave que deve fazer parte do seu checklist é se o sistema de gestão possui um suporte adequado para sua necessidade. Como a rotina diária de todo profissional da saúde é muito corrida, é essencial ter um retorno rápido sobre as suas dúvidas. 

Por isso, antes mesmo de escolher seu software de gestão, entre em contato pelo suporte ou atendimento para verificar sua eficiência e agilidade. Com isso, você vai poder entender melhor se suas dúvidas serão resolvidas rapidamente através de um canal que seja fácil para você contatar. 

Por exemplo, na GestãoDS prezamos muito pelo suporte ao cliente. Atingimos a média de 22 segundos, no ano passado, no primeiro atendimento no chat de atendimento do site que fica disponível de segunda a sexta das 9h às 18h.

É possível personalizar o prontuário? 

Outra necessidade essencial é poder personalizar seu prontuário. Ao fazer isso você consegue ter uma centralização das informações com excelência. Assim, escolhe quais são os fatores essenciais para seu atendimento e seleciona as opções pré-estabelecidas.

Por exemplo, se você já segue um checklist padrão de perguntas na sua clínica, você opta por personalizar isso em seu sistema de gestão. Ao adaptar o prontuário à rotina, fica mais fácil oferecer um atendimento de qualidade. Assim, ele será voltado para o cuidado e o melhor atendimento ao seu paciente.

Você consegue exportar relatórios? 

Com um sistema de gestão que lhe ofereça a integração dos dados fica muito mais fácil exportar relatórios com informações essenciais para sua clínica. Você pode, por exemplo, saber quantos atendimentos você faz por mês, quantos pacientes cancelam e, até mesmo, quais são os seus melhores pacientes. 

Com esses relatórios em mãos fica muito mais fácil planejar mudanças e investimentos. Além disso, com eles, você consegue traçar estratégias assertivas com sua equipe para melhorar ainda mais seu atendimento. 

Sempre tenha esse checklist quando pensar em trocar de prontuário eletrônico ou procurar um sistema ideal para sua clínica. Se quiser saber como a GestãoDS atua em cada uma dessas etapas, basta clicar no botão abaixo:

demonstracao gratuita sistema de gestão


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *