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Jornada do paciente: A importância da Gestão

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Você sabe qual a importância da gestão e do marketing para sua clínica?

Pode-se dizer que apenas ter um serviço bom é suficiente, o que também é verdade. Mas, com tantas ferramentas disponíveis porque não ir além do básico, porque não ser excelente? Dando à devida atenção e importância a jornada do paciente em sua clínica você terá mais chances de entregar uma experiência de excelência ao final deste ciclo.

# Então, qual é a jornada do paciente?

Todo o contato que o paciente tem com a sua clínica, mesmo antes de decidir marcar uma consulta ou até após o atendimento é considerada a jornada de experiência. Através de simples práticas em cada uma das fases do contato com o paciente pode-se garantir a melhor experiência possível. Trabalhando com as melhores práticas de gestão. Para isso, é importante mapear essa jornada do paciente e entender o que pode ser feito em cada uma dessas etapas. Mantendo, assim,  um relacionamento eficiente desde o primeiro contato.

# Por que esta jornada é valiosa?

A importância dessa jornada se dá, porque ao dedicar-se à essas etapas, você cria garantias e condições para que seu trabalho seja visto com apreço. Consequentemente terá maiores chances dos pacientes retornarem para outros procedimentos/consultas e também  fazer indicações à conhecidos. Sendo assim, deve-se compreender que a jornada envolve não somente o médico. Mas também toda a equipe da clínica a fim de promover a melhor experiência possível.

# Qual a importância da fidelização do paciente?

Sabe-se que o primeiro passo para qualquer aquisição, seja de produto ou serviço, será uma busca no Google ou a indicação de algum conhecido. Desta forma, através do método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), aliado à jornada, é possível ser mais eficaz no tratamento dos pacientes.
Na Atenção e Interesse é momento de gerar a visibilidade e conhecimento ao paciente através do contato inicial. No Desejo, você irá educar os seus pacientes, afim de que este entenda o conteúdo e o seu devido valor. Seguindo assim, no momento da Ação você já irá possuir uma base de contatos que estão na jornada.

# Por que otimizar essa gestão?

Sabendo da importância que cada etapa tem na jornada do paciente, ter controle sobre todo o processo é fundamental. Gerar conteúdos relevantes no âmbito digital pode tornar uma consulta simples e única em uma experiência marcante pela atenção e cuidado.  A otimização de processos e atendimentos dos pacientes facilita todo esse contato.

# Por onde devo começar?

Para iniciar a gestão da jornada de seus paciente o primeiro passo é mapear todos as etapas e, consequentemente, começar a criar materiais para a educação desses pacientes desde o primeiro contato. Desta forma, eles serão a base de conteúdo que você irá disponibilizar a fim de complementar a consulta ou procedimentos feitos.
Sendo assim, durante esse caminho, você deve ter entendimento de que todas as fases da jornada são importantes. Iniciando com a origem deste paciente (seja por indicação ou redes sociais) e a decisão de marcação. Desde o primeiro contato entre a sua secretária até a finalização do procedimento ou consulta esse paciente começa a ser fidelizado. Todo o ambiente de consultório serve de apoio para esse objetivo.

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