Já usou endomarketing na sua clínica?

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Alguns consultórios médicos passam por problemas relacionados à gestão no início do empreendimento. Isso acontece, muitas vezes, devido a processos relacionados às pessoas que atuam com você, médico. Nesse caso, aplicar técnicas de endomarketing em clínicas médicas pode ser a solução.

Dessa forma, diversas estratégias podem ser utilizadas para auxiliar você a administrar melhor seu consultório. Mesmo que você já tenha visto em nossos textos, algumas técnicas, nesse caso, vamos falar sobre um tema pouco conhecido na área médica, mas que pode ser essencial para motivar os seus colaboradores.

O que é endomarketing?

A palavra endomarketing deve ser desconhecida para você, mas com certeza já utiliza aplicações dela na clínica médica. Ela serve para melhorar a qualidade de trabalho e motivação da equipe. A ideia é fazer um processo de marketing interno.

A partir disso, a ideia é entender cada um dos seus funcionários e saber as ações necessárias para que eles façam o trabalho da melhor forma. Mas, se você está se questionando: por que vou fazer isso se só tenho uma secretária? Bom, nesse caso, o endomarketing será direcionado a só uma pessoa para que ela lide com as tarefas do dia a dia da melhor forma.

Em todas áreas, não somente na saúde, tem sido uma técnica usada para equipes de sucesso. Se é isso que você está buscando, é melhor entender mais sobre o tema para poder adotá-lo.

Essa é uma forma de criar um bom ambiente de trabalho para toda equipe em busca de novos pacientes e com foco na fidelização dos mesmos. Isso porque colaboradores motivados são muito mais produtivos.

Dicas para aplicar o endomarketing

O primeiro passo é conversar com os funcionários e entender quais são suas necessidades de maneira individual e coletiva. É preciso que nesses encontros as formas de agir de cada um dos colaboradores esteja alinhada com os objetivos dos gestores e médicos do ambiente.

Uma dica é manter a missão e valores estampadas em todas reuniões para entender se todos estão cientes desse caminho a ser trilhado. Dessa forma, os pacientes serão recepcionadas baseado naquilo que você quer transmitir.

Normalmente, alguns colaboradores são mais introspectivos, mas tente fazer com que todos participem. É essencial que sintam-se valorizados e parte essencial para que seu negócio funcione da melhor forma.

Gestão médica alinhada com colaboradores

A preocupação com a qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores parece algo pequeno, mas fará uma diferença no relacionamento entre você e eles. Consequentemente, isso pode afetar positivamente o atendimento na clínica, bem como o fluxo de tarefas e atividades diárias.

Além disso, não deixe de fornecer os equipamentos necessários para que sua equipe trabalhe da melhor forma. Estipular recompensas e programas de crescimento e aprimoramento são essenciais dentro desse endomarketing.

Essas são somente algumas dicas de endomarketing que vão auxiliar no rendimento da sua clínica, como consequência de todo esforço realizado no relacionamento e contato com os colaboradores.


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