canvas clínica médica

Já aplicou o método canvas na sua clínica médica?

Nesse artigo vamos explicar melhor como o canvas, ferramenta da administração, pode ser utilizada para profissionais da saúde

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Ter seu consultório próprio não é uma tarefa simples. Ainda mais quando você sai da graduação e não tem nenhum conhecimento sobre gestão. Ou ainda, não teve contato com o tema empreendedorismo durante a graduação. Por isso, queremos apresentar o Business Model Canvas para sua clínica médica.

Além disso, muitos detalhes devem ser levados em consideração. Por isso, uma dica importante, antes mesmo de pensar em abrir seu negócio, é ter um círculo de amizade dentro da área que permite um networking de conhecimento. Isso vai ser essencial para ajudar você nesse processo inicial.

Pensando nisso, vamos iniciar apresentando um pouco sobre esse processo de Canvas, que é da área da administração, mas funciona muito bem para qualquer novo negócio ou produto que seja inserido numa organização.

Para isso, também, optar por um software de gestão desde o início vai auxiliar na consolidação desse processo com as ferramentas corretas. Tendo isso, você poderá entender como proceder com o Canvas para sua clínica, como ferramenta de planejamento estratégico.

Boa leitura e sucesso na caminhada em busca da abertura ou consolidação do seu negócio!

Utilizando o Canvas

Como já falamos anteriormente, o Bussiness Model Canvas é uma ferramenta que pode ser utilizada para entender melhor o seu negócio. Com ele, você consegue entender seus pontos fortes e fracos e saber, efetivamente, onde melhorar.

Mesmo que você já tenha montado uma Matriz Swot, é fundamental lembrar que são processos diferentes, mas que podem ser complementares. O grande ponto do Canvas em clínicas é sua facilidade na execução e entendimento.

O material é todo visual apresentado em 9 blocos a serem preenchidos. Para clínicas médicas, iremos ressaltar os pontos e exemplificar como podem ser abordados. No entanto, é possível variar a forma de resposta de acordo com cada necessidade.

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Proposta de valor:

Esse tópico você, médico, irá apontar qual será o diferencial que você vai oferecer. O objetivo é que seus pacientes tenham maiores expectativas sobre seu serviço. Para isso, escolha as ferramentas que você tem como seus pontos fortes.

Segmento de clientes:

Aqui, como o nome já diz, você vai entender quem são os pacientes que serão o foco da sua clínica. A partir disso, é importante mapear claramente seu público-alvo e desenhar quem é a sua persona.

Canais:

A pergunta respondida aqui será em que locais seus pacientes estarão e como você irá divulgar melhor sua clínica para eles. Por isso, é preciso mapear previamente quais são os contatos que você precisa dar mais atenção. Será que as redes sociais são sua melhor opção? Ou talvez um e-mail? Avalie muito bem isso antes de abrir sua clínica!

Relacionamento:

Nesse caso, é de que forma você e sua equipe irão abordar seus pacientes. Isso é muito importante para pensar sobre fidelização e na captação de novos contatos para sua clínica. A partir disso, você consegue mapear todas formas de contato possíveis desde a origem até depois da consulta.

Fontes de receita:

Essa parte mais prática envolve as entradas financeiras que você terá. Agora, você identifica especificamente de que forma irá ganhar dinheiro. Por exemplo, se você tem uma clínica e aluga uma das salas para outro profissional, tem uma forma de receita. Já se você estará sozinho no local provavelmente a sua renda virá de seus atendimentos, procedimentos ou cirurgias.

Recursos principais:

Aqui, você pode mapear o que precisa para dar o start inicial na sua clínica. Assim, pensando desde a sala para atuar até o computador em que você terá acesso a seu prontuário eletrônico, que falamos anteriormente. Tudo que for necessário focando na equipe e nos equipamentos precisa ser mapeado.

Atividades-chave:

Ao preencher este campo você irá detalhar tudo que irá fazer na clínica. Aqui é muito mais que a sua entrega na proposta de valor, mas de que forma você irá conseguir realizá-la. Nesse caso, você pode listar seus procedimentos, quantas salas serão alugadas ou cursos que irá oferecer.

Parcerias-chave:

Agora, você irá mapear quais empresas poderão lhe auxiliar nesse processo de abertura de sua clínica, ou quais profissionais que estarão com você. Nesse caso, você consegue visualizar melhor quais são as atividades em que eles se encaixam para entregar sua proposta de valor.

Estrutura de custo:

Por fim, basta mapear os custos necessários para que este valor seja gerado, mantendo os recursos iniciar organizados e as atividades pré-estabelecidas. É o que tem de mais relevante para sua clínica funcionar.

O fundamental é que o Canvas seja feito pela equipe que irá iniciar o negócio. Se você for um empreendedor individual, poderá realizar algumas pesquisas de mercado para entender qual a real situação da sua região e do momento da sua especialidade.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e veja como, antes de tudo, ter já seu prontuário eletrônico integrado. Basta clicar no banner abaixo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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