infografico jornada paciente

[Infográfico Exclusivo] Mapeie a jornada do seu paciente

Entenda, na prática, como saber em qual momento da jornada está cada paciente

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Você já se perguntou como os pacientes chegam até sua clínica? Ou tentou entender de que forma eles consomem ou entendem seu produto ou serviço? Pensando nisso, nós preparamos um infográfico que vai tratar de forma prática sobre a jornada do paciente.

Se quiser acessar esse conteúdo você pode clicar no banner abaixo e ter acesso agora mesmo:

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Mas, nunca ouviu falar nesse termo?

Fique tranquilo, neste artigo vamos explicar um pouco do que você vai ver nesse infográfico. No primeiro momento, explicamos um pouco mais como funciona essa jornada. Ela é, basicamente, o trajeto pelo qual o paciente passa ao lhe conhecer, até a consulta e após ela.

Em seguida, explicamos um pouco sobre como você pode fazer esse mapa na sua clínica e disponibilizamos um espaço em branco para você colocar a mão na massa! O primeiro passo, antes de ler esse conteúdo, é ter muito bem detalhado quem é a persona, ou seja, o perfil ideal para sua clínica.  

Para fazer isso, basta sentar com sua equipe e tentar entender melhor quem são as pessoas que frequentam seu consultório. A partir da listagem de hábitos de consumo, situação sociodemográfica, idade, entre outros, será mais fácil efetivamente montar a jornada do paciente.

Como atua a jornada do paciente

No infográfico detalhamos melhor a jornada do paciente. Mas, a primeira diferença de uma jornada tradicional da compra de um produto é o percurso de retorno e fidelização. Este pode ser potencializado com o envio de conteúdos educativos, como e-mails marketing, por exemplo.

No primeiro momento, você tem essa ORIGEM do paciente que deve ser mapeada para realização de ações e estratégias. Estas serão voltadas para as táticas que funcionam melhor ou entendendo se funciona no seu caso.

Em seguida, há a MARCAÇÃO e todo processo que envolve o contato de seu paciente com sua equipe. Em seguida, há a CONSULTA propriamente dita, que trata do momento que o paciente está em sua clínica.

Por fim, dois tópicos muito importantes são abordados que é o PROCEDIMENTO/CIRURGIA em questão que ele realizou ou marcou. E, por fim, a FIDELIZAÇÃO que tem muita relação com o acompanhamento do paciente depois que ele está com você.

Em todos os momentos da jornada você pode contar com o auxílio de um software de gestão. Ele pode ajudar você a mapear estes momentos além de otimizar a rotina diária. Se quiser entender como a GestãoDS pode ajudar você neste processo, clique no banner abaixo:

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Entendendo essa jornada fica muito mais fácil saber se sua gestão está tendo um resultado satisfatório para sua clínica. Ficou interessado em montar sua própria jornada do paciente e entender em que pontos você precisa investir ou quais está fazendo certo? Então clique no banner abaixo e cadastre-se para receber o conteúdo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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