cadastro dos pacientes

Importância do cadastro dos pacientes

Entenda um pouco mais sobre a necessidade de sempre ter as informações a mão.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Você já pensou como o cadastro completo dos pacientes pode ser essencial na fidelização? Se acha que isso não é fundamental, vamos lhe mostrar neste artigo como manter todo cadastro atualizado de forma simples e rápida, e também qual é a sua importância.

Em uma clínica médica é fundamental possuir todos os dados dos pacientes para poder contatá-los em diferentes momentos. Nesse caso, não estamos falando somente sobre confirmação de consultas ou informar sobre retornos.

Todo o processo de fidelização é muito mais do que isso.  Ele irá envolver tudo que é necessário para que eles se sintam parte da clínica. Para isso, você precisa utilizar diferentes canais para contato, sabendo exatamente quem é sua persona e em quais canais pode encontrá-la.

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Além de saber em quais canais você deve estar presente, é preciso conhecer cada um dos seus pacientes. Por isso, manter algumas informações básicas no cadastro já auxilia para ter isso atualizado.

Sua equipe deve sempre estar orientada a oferecer o melhor tratamento e, em cada retorno do paciente, atualizar os cadastros. Um dos acontecimentos recorrentes é a duplicação de cadastros, quando o paciente diz que não veio ao consultório ainda, por exemplo, mas já esteve. 

Nesse caso, se você possuir um software de gestão como a GestãoDS vai ser muito simples corrigir essa duplicação. Se já teve esse problema, entre em contato, para saber como podemos lhe auxiliar.

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Informações primordiais no cadastro 

Uma das primeiras informações que você coleta é, claro, o nome completo do paciente. No entanto, outra informação que vem logo depois dessa é como ele gostaria de ser chamado. 

Imagine que você faça um contato por e-mail, de forma automatizada e coloque o nome completo que pelo qual não costuma chamá-lo. Dessa forma, estaria sendo muito impessoal e não tratando o paciente como você sempre fez em seu consultório.

Em seguida, é importante ter informações como número de telefone, celular e e-mail. No entanto, hoje é fundamental entender qual meio de comunicação ele mais usa. Assim, pergunte se ele possui Whatsapp para que sua equipe possa fazer contatos constantes de atualizações de tratamentos ou tirando dúvidas. 

Além disso, lembre-se de ter uma foto no cadastro. Isso auxilia se você estiver atualizando algumas informações sobre seus procedimentos e cirurgias e quiser verificar algum paciente. Tendo a foto, sua identificação ficará muito mais rápida. 

Importância de preencher todas informações

Um software de gestão apresenta inúmeros tópicos para preencher em um cadastro. Normalmente, em uma marcação de consulta por telefone você ou sua equipe não completam todas informações. 

No entanto, assim que o paciente chega até à clínica é essencial que esse momento da sala de espera seja utilizado para deixar tudo o mais completo possível. Para isso, lembre-se de orientar sua equipe sobre a importância do cadastro para um atendimento de excelência. 

Outro dado que pode não ser primordial no primeiro momento é a data de aniversário. Pelo contrário, essa informação está totalmente ligada com a fidelização, porque ao ter isso é possível enviar uma mensagem especial personalizada pela clínica. 

Assim, seus melhores pacientes vão estar mapeados e registrados. Lembre-se que, ao ter um software de gestão com as informações integradas fica muito mais fácil ter esses dados a mão em qualquer lugar quando precisar. 

Viu como é importante manter o cadastro dos pacientes atualizado? Saiba que esse processo é algo que pode ser incorporado à rotina da clínica e é essencial na fidelização dos pacientes. 

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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