genética e genoma health tech

Health Tech Cast: Engenharia Genética e Genoma

Entenda um pouco mais sobre a tecnologia exponencial do estudo genético e genômico.

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Acompanhe o episódio do Health Tech Cast sobre engenharia genética e sequenciamento genômico. Quais são os avanços da tecnologia exponencial neste meio?

No episódio anterior, entramos no cenário do mercado de startups que focam em health tech. O podcast abrange o porquê de investir nestas empresas, qual a situação atual no brasil e no mundo também. Assim, após o entendimento da importância desse mercado, queremos adentrar o estudo de outra tecnologia exponencial da saúde.

No terceiro episódio do Health Tech Cast, o Dr. David Sena traz à discussão o estudo genômico e genético. Dentro deste tema, o CEO da GestãoDS irá reforçar os avanços que foram feitos, em poucos anos, e que aproximaram o conhecimento da sua própria genética para todas as pessoas.

Há alguns anos, não indo muito longe, o valor de um sequenciamento genético chegava até U$100.000.000 milhões, Isto em 2001. Contudo, já em 2007 era possível fazer isso por um valor de U$10.000.000 milhões. Atualmente, o avanço se dá na facilidade de fazer um sequenciamento pelo preço de, aproximadamente, U$1.000.

A seguir, vamos explanar um pouco melhor sobre os conceitos trabalhados no podcast. Mas basta você clicar na caixa no início do texto para escutar agora mesmo! 

Lei de Moore

Trazendo o conceito que é apresentado no Podcast 03, buscamos explanar um pouco sobre a Lei de Moore. Em 1965 Gordon E. Moore, engenheiro químico, pressupôs que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Isso se tornou realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore.

Essa afirmativa demonstra então que os transistores teriam maior poder de processamento pela metade do preço. Ela regeu o processo de crescimento da tecnologia no decorrer dos anos. Este projeto foi o que abriu portas para a redução dos custos do sequenciamento genético, como mencionamos anteriormente. 

Contudo, o que tudo isso possibilita na prática?

investimento anjo genética e genoma health tech

A importância

Na prática, surgem novas técnicas de sequenciamentos mais baratos e rápidos. Assim, permitindo que pessoas que antes não tinham este poder, possam adquirir conhecimento sobre si mesmo. 

Dentre as vantagens do sequenciamento está o entendimento sobre as relações genéticas. Compreender a propensão para doenças pode ajudar a entender melhor a si mesmo e também ajudar cientistas a encontrarem curas ou melhoras para doenças conhecidas como incuráveis. Assim como a ancestralidade, que se refere às raízes de cada um.

Em casos mais específicos na tecnologia, temos empresas que sugerem parceiros e até viagens baseadas na sua genética. Tudo isso cada vez mais acessível, com exames feitos em casa e acompanhamentos em wearables.

Achou esse conteúdo relevante para você? Aguarde nosso próximo podcast e compartilhe com seus amigos para que eles também possam ter acesso.

Caso queira escutar pelo celular você também pode acessar pelas plataformas como Apple Podcast, no Google Podcast e no Spotify.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *