Guia sobre fidelização de pacientes

Guia sobre fidelização de pacientes

Saiba como aplicar ações para fidelizar as pessoas que confiam em seu serviço.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Quando uma clínica começa a atender cada vez mais pacientes, uma das coisas mais buscadas envolve a fidelização dos mesmos. É com esse processo que ficará muito mais fácil manter um relacionamento, um atendimento de excelência e um retorno muito maior dos pacientes.

São essas pessoas que irão indicar o seu serviço para amigos e conhecidos, demonstrando uma confiança ímpar. Sabendo da importância da manutenção de relacionamento, nós montamos um guia para aprimorar suas técnicas de fidelização em todas as etapas que envolvem a jornada do paciente.

Se você ainda tem dificuldades sobre a jornada do paciente pode acessar o banner abaixo e baixar gratuitamente nosso infográfico:

fidelização de pacientes infográfico jornada

Antes de pensar na fidelização dos seus pacientes, o mais importante é manter uma equipe de sucesso atuando com você em busca de objetivos claros e precisos. Assim, você poderá ter uma gestão organizada de sua clínica de forma a trazer mais pacientes relacionando-se bem com aqueles que já estão com você. 

O mais importante, nesse caso, é que você possa otimizar seu tempo, mantendo um atendimento de sucesso, com pacientes que se sintam motivados a lhe indicar cada vez mais. No entanto, vale ressaltar que manter estratégias de marketing digital, entre outras, podem ser agregadoras das estratégias de fidelização que serão tratadas a seguir.

Se você quer saber mais sobre como aprimorar o processo de fidelização dos seus pacientes de forma prática, acompanhe esse artigo que montamos para você! Boa leitura. 

Atenção na recepção do paciente 

O momento antes da consulta também faz parte da fidelização de pacientes. Nesse caso, a partir do momento que ele está na sua clínica a equipe precisa estar preparada para oferecer o melhor atendimento.

Para começar, tenha um agendamento eficiente e organizado, mantendo um padrão no tempo de atendimento. Isso é essencial caso você tenha que fazer encaixes, e, principalmente, ter um padrão de horários mantendo sua pontualidade. 

Para isso, portanto, você pode contar com um software de gestão que auxilie no processo de agendamento. Sempre marque folgas e viagens com antecedência para que sua equipe possa fazer as alterações necessárias na agenda. Tenha uma comunicação frequente com a equipe para transmitir organização para seus pacientes. 

Além disso, uma outra forma de mostrar para seu paciente que você se preocupa com ele é enviar lembretes para confirmação de consulta. Na GestãoDS, sempre sugerimos que você envie um e-mail 48 horas antes e, caso não haja resposta, um SMS 24 horas ainda. É uma coisa muito simples, mas que faz muita diferença para mostrar sua iniciativa. Mantendo esses envios otimizados você economiza tempo da sua secretária e ligações telefônicas. 

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Uma dica que tem total relação com a fidelização é criar um ambiente agradável na clínica. Manter bons equipamentos, uma decoração atrativa, ambiente acolhedor faz toda diferença em seu consultório. Oriente sua secretária para que sempre ofereça água ou café, ou algo que possa ser necessário ao paciente no momento. 

Dicas de fidelização durante a consulta

Depois de passar pelo ambiente da recepção, o paciente chega até sua consulta. Nesse caso, você precisa ter técnicas para sempre deixá-lo à vontade, tirando todas suas dúvidas. Antes da consulta, por exemplo, você pode entregar um formulário para que você já possa saber o que ele espera.

Além de demonstrar confiança e deixá-lo acolhido com o atendimento, você consegue dar maior agilidade e organização. Ter um software de gestão pode auxiliar muito nesse momento, pois com ele você terá o histórico completo do paciente. Assim, pode fazer perguntas baseadas no que já está vendo no prontuário anterior. 

Caso seja a primeira consulta, por exemplo, poderá agilizar ainda mais o atendimento com um prontuário personalizável tendo o formato tradicional de suas consultas.

Um diferencial para fidelização de pacientes é ser um médico atencioso e preocupado. Com isso, aliamos a dica de sempre ter um sistema de gestão que possa auxiliar e, ainda, que ele seja em um sistema em nuvem para ter acesso de todo e qualquer lugar que queira. 

Ações essenciais para pós-consulta

Por fim, mas muito importante, está a etapa da pós-consulta, que é essencial para fomentar a fidelização dos pacientes. Após a consulta excelente é importante manter o paciente encantado com diversas ações que mostrem sua experiência. 

Por isso, uma das ideias é sempre ter um material de pós-atendimento que pode ser enviado por e-mail, automaticamente em um sistema, ou WhatsApp. Nesse, você poderá explicar mais informações do que foi discutido ou, até mesmo, explicar as orientações, se o caso foi um procedimento ou cirurgia.

Além disso, mantenha atualizações constantes sobre seus serviços e sua clínica para que seus pacientes saibam o que está acontecendo. Esse processo pode ser muito simples para sua equipe, mas é um tópico inicial necessário para fidelização de pacientes. Por isso, use datas comemorativas como o aniversário para presentear seus melhores pacientes ou mandar uma mensagem. 

Já, em meses importantes de prevenção envie conteúdos educativos mostrando que sua clínica se preocupa com isso também. Assim, seu paciente não irá esquecê-lo e você poderá manter contato fomentando a fidelização. Muitos recursos tecnológicos podem servir de suporte para esse processo realizado depois do atendimento e, com certeza, ele fará diferença no dia a dia da sua clínica. 

Na GestãoDS, nos preocupamos muito com a fidelização dos pacientes, por isso, possuímos uma ferramenta chamada CRM (Customer Relationship Management) que está no Plano Premium do sistema e oferece diversas vantagens para automação do processo. Quer conhecer mais? Basta clicar no banner abaixo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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