Funcionalidades fundamentais num software para clínicas médicas

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Ter à mão todo o histórico dos pacientes, possibilitar o agendamento de consultas pela internet, dispor de uma agenda organizada. Se essas são suas principais expectativas diante de um software para clínicas médicas, saiba que uma plataforma com esse propósito pode ir muito além disso.

Bem mais do que sistemas voltados para facilitar a guarda de dados e gerenciar melhor os atendimentos, programas do tipo também são capazes de otimizar a gestão financeira da empresa, controlar gastos, ajudar a entender o seu público, indicar novas oportunidades de ganhos e implantar ações de marketing.

funcionalidades software clínica médica

Leia mais:

Gestão de clínicas médicas: por que ela é essencial?
Como ter o controle de consultas na palma da mão
Aprenda a escolher o melhor software para consultório médico em 3 dicas

E se parece complicado operar tantas funções ao mesmo tempo, a boa notícia é que a operação desses sistemas é simples e intuitiva. Como eles são desenhados a partir das necessidades específicas de clínicas e consultórios, toda a interface é pensada para ser operada de forma prática.

O que levar em conta para escolher o melhor software para clínicas médicas

Mas diante das opções oferecidas no mercado, como é possível identificar a melhor opção? Com o objetivo de ajudar nessa avaliação, listamos neste artigo as funcionalidades essenciais que um software para clínicas médicas precisa oferecer para ser de fato útil e ajudar a gerir o negócio de forma integral e assertiva.

Facilidade de operação

funcionalidades software clínica médica

Antes de tudo, é preciso ter em mente que uma plataforma do tipo vai lidar com uma quantidade enorme de dados. E todos eles precisam estar perfeitamente organizados em uma interface fácil de operar. Isso vai garantir tanto o preenchimento correto e completo das informações quando o acesso rápido por parte do profissional médico.

Portanto, contar com um software planejado a partir da facilidade de utilização por parte do usuário é uma das questões principais a serem levadas em conta. Isso vai evitar retrabalhos e perda de informações e propiciar economia de tempo para os profissionais, a equipe da clínica e os pacientes.

Leia mais:

Jornada do paciente: como criar a melhor experiência com pouco esforço
Conheça os 10 indicadores que vão fazer o diagnóstico completo da sua clínica
O que procurar em um sistema de gestão para consultórios?

Possibilidade personalizar seus prontuários

funcionalidades software clínica médica

Da mesma forma que as especialidades médicas têm suas peculiaridades, as necessidades dos prontuários também são distintas para áreas diferentes da medicina. Por isso, dispor de um prontuário que pode ser personalizado de acordo com as preferências e as condutas adotadas pelo profissional é um grande diferencial.

Essa capacidade de adaptação precisa ser a mais abrangente possível. E isso vai desde a organização e a hierarquização do histórico médico até a escolha de campos específicos a serem preenchidos. a disposição de exames e a inclusão de prescrições frequentes, que vão facilitar a emissão de receitas médicas futuras.

Leia mais:

6 funcionalidades que um sistema de prontuário eletrônico precisa oferecer
Por que ter um prontuário eletrônico integrado
Por que é importante manter o cadastro atualizado dos pacientes

Telemedicina integrada

funcionalidades software clínica médica

Ter um sistema que ofereça uma plataforma de telemedicina integrada deixou de ser luxo e virou necessidade. Com a recente explosão das consultas pela internet, oferecer um teleatendimento ao alcance de alguns cliques e fácil de operar é serviço básico nos dias de hoje.

Além disso, o teleatendimento precisa acontecer em um ambiente virtual com o máximo de segurança, protegido por protocolos que asseguram o sigilo dos dados. Outra funcionalidade que precisa funcionar de forma atrelada à telemedicina é uma ferramenta completa de prescrição de medicamentos com assinatura digital. Com a ajuda dela, os pacientes recebem as receitas médicas por SMS ou WhatApp de forma rápida e descomplicada.

Ferramentas gerenciais

ferramentas software clínica médica

As muitas funcionalidades para gestão financeira e administrativa da clínica, embora muitas vezes esquecidas pelos médicos, também são pontos fundamentais na hora de escolher um software para clínicas médicas. Com a ajuda deles, é possível otimizar tarefas geralmente complexas, como fluxo de caixa, relatórios financeiros e folhas de pagamentos.

Além disso, todos os dados econômicos do negócio ficam registrados, o que permite o acompanhamento do desempenho por gráficos e planilhas de fácil interpretação. Com isso, o manejo do negócio se torna muito mais prático e é possível ter à mão um diagnóstico completo do desempenho da empresa.

Recursos de marketing práticos e descomplicados

Fazer um trabalho impecável é importantíssimo, mas no mercado de hoje, contar com o reforço do marketing é fundamental para o sucesso de uma clínica. Manter contatos com pacientes, incorporar ações promocionais e comunicar novidades deixou de ser inovação e passou a ser rotina obrigatória para ramo médico. Por isso, um sistema que ofereça múltiplas funcionalidades de marketing especialmente pensadas para a área é um ponto essencial.

Se você quer tudo isso e muito mais para sua clínica ou consultório, conheça todas as funcionalidades que o Gestão DS tem para oferecer. Muito além de um software para clínicas médicas, o nosso sistema inclui uma série de ferramentas especialmente construídas para as necessidades específicas do dia a dia dos médicos. Com a ajuda da nossa plataforma, você não vai só ter muito mais praticidade, mas também uma ajuda valiosa para alavancar o seu negócio.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *