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Experiências para encantar seus pacientes

Conheça 3 dicas simples para transformar seus pacientes em clientes fiéis

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Provavelmente, você já deve ter tido esses dois tipos de pacientes em sua clínica: aqueles que apenas marcam uma consulta, consultam valores e não seguem com você e os que vão até sua clínica, seguem com você e ainda lhe indicam. Nesse texto, vamos falar sobre como melhorar as experiências desses pacientes

Se você parar para pensar todo processo que envolve seu paciente dentro da clínica passa por uma experiência que pode ocorrer antes, durante ou depois de cada consulta. Por isso, saber como encantar seus pacientes vai ser essencial no processo de fidelização

São essas pequenas experiências que você planeja que modificarão a forma como ele vê seu serviço. Nesse caso, estamos falando de ações simples, tais como oferecer um café, ter uma sala de espera acolhedora e uma recepcionista que esteja preparada para recebê-lo.

Antes disso, no entanto, aproveite para fazer a jornada dos seus pacientes e entender em que momentos pode fazer contatos com as suas personas. Quer saber como fazer isso? Preparamos um conteúdo exclusivo para profissionais da saúde. Clique no banner abaixo e acesse agora mesmo:

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Agora que você já sabe todos os momentos pelos quais seu paciente passa até chegar a sua clínica, chegou o momento das experiências. Não esquecendo que isto irá abranger desde a origem até a fidelização.

Por isso, separamos três situações diferenciadas que você pode aplicar hoje mesmo na sua clínica.

E melhor: se você tiver um software de gestão e uma equipe atuando com você, ficará muito mais fácil atingir seus objetivos. Veja as dicas e saiba como aplicá-las!

Envie conteúdos antes da consulta

Já pensou que antes de chegar na consulta os pacientes já podem ter diferentes experiências com você? Primeiro, no momento da marcação, em que ele pode ser bem-atendido com agilidade, resolvendo todas suas dúvidas.

Em seguida, ao pesquisar sobre você em sites ou redes sociais. O essencial é transmitir a mesma mensagem que você gostaria de passar na consulta em seus meios de comunicação.

Por isso, uma dica que pode ser feita é usar um software de gestão como a GestãoDS que oferece a possibilidade de automatizar o envio de e-mails antes mesmo da consulta. Isso mesmo! Sua equipe agenda uma consulta e você pode iniciar tirando algumas dúvidas principais do paciente. 

Assim, você já mostra para ele qual é a experiência que terá. Esse momento pode ser essencial na fidelização, pois ele já chegará sensibilizado a seu consultório. Nunca esqueça que todo processo da jornada do paciente é uma experiência que pode ser aprimorada. Isso sempre em busca de melhores resultados de fidelização.

Tenha vídeos e momentos especiais na sala de espera

Uma outra experiência que queremos trazer envolve o momento em que o paciente já chegou até sua clínica. Assim, uma das soluções é ter vídeos e materiais educativos para que ele possa saber mais sobre o que está buscando.

Para profissionais da área estética é essencial transformar o consultório em um ambiente voltado para os serviços oferecidos. Além disso, mantenha a equipe orientada a oferecer o melhor tratamento possível. 

Pelo contrário, caso você seja um profissional de saúde de outra área também é possível aprimorar as experiências dos pacientes. Uma dica é sempre surpreendê-los pensando em atividades que eles possam fazer enquanto aguardam para serem atendidos. Sempre lembrando, é claro, de oferecer um momento especial na sala de espera. 

Para isso, por exemplo, seu consultório deve ser otimizado para sua área, respeitando as necessidades de cada paciente. Por exemplo, se você atende crianças pode ter um espaço para eles, visto que a partir do momento que elas estão gostando do ambiente, os pais também ficam mais tranquilos. 

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Faça um acompanhamento adequado depois de cada consulta 

A terceira dica que vai ser essencial na melhora das experiências dos pacientes é o acompanhamento após a consulta ou serviço realizado. Isso quer dizer que, mesmo depois da consulta, é muito importante manter contato visando a fidelização

A partir disso, utilize um software que possa lhe auxiliar na automação desses envios. Dessa forma, você irá realizar um bom atendimento e, além disso, oferecer um acompanhamento posterior. Para isso, organize uma série de e-mails que possam ser educativos e complementar, por exemplo, o que foi conversado na consulta. 

Se, por exemplo, o paciente fez um procedimento ou cirurgia, lembre-se de manter um envio automatizado de e-mails. Isso vai ser essencial para que o paciente sinta-se seguro para retornar. E ainda, tenha uma experiência única de cuidado que vai ser essencial para melhorar seu número de indicações. 

Percebeu como com pequenas ações do dia a dia é possível ampliar seu processo de fidelização? Oferecer uma experiência para seu paciente vai fazer com que ele se sinta bem em toda jornada e possa indicá-lo. 

Se quiser saber como a GestãoDS atua no processo de fidelização de pacientes, clique no banner abaixo. Marque uma demonstração gratuita agora mesmo:

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