divulgação para médicos

Entenda os limites da divulgação para médicos

Saiba como você pode utilizar o marketing com segurança para sua clínica.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

É cada vez mais comum que profissionais da área da saúde utilizem as redes sociais para divulgar seus serviços. No entanto, essa divulgação para médicos precisa ser feita com atenção, dando prioridade a alguns detalhes que são limitados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Essas formulações têm como objetivo orientar qual deve ser o posicionamento dos profissionais em suas redes sociais, principalmente. A Resolução nº 1.974/11 do CFM apresenta um manual da publicidade médica. Saber essas regras faz com que sua presença digital seja apoiada em meios legais. 

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Portanto, a seguir vamos explicar um pouco quais são esses limites e como produzir conteúdos educativos em suas redes sociais. De forma, é claro, a não ultrapassar nenhuma regra criada baseada em não gerar sensacionalismo, autopromoção e concorrência desleal. 

Para introduzir o tema, alguns limites envolvem: prometer resultados, expor imagem de pacientes, expor valores, falar sobre tratamentos não comprovados cientificamente, entre outros. Vale ressaltar que, esses tópicos servem para a orientar a melhor maneira de passar informações que sejam relevantes para os pacientes. O objetivo é realmente tirar qualquer dúvida.

Acompanhe as dicas e tenha uma presença digital efetiva e segura. Boa leitura! 

Não utilize fotos de pacientes

Uma das principais regras envolve o antes e depois, que é comum para muitas áreas, mas não pode ser usado para médicos. Nesse caso, você não pode utilizar fotos de pacientes reais, muito menos para materiais promocionais, mesmo com a autorização deles.

Já, caso você vá em um congresso ou evento pode utilizar imagens de pacientes, desde que tenha a devida autorização. Lembre-se que, seu principal objetivo para fidelizar pacientes pelas redes sociais será a utilização de conteúdos educativos. Para fazê-los, no entanto, você pode usar imagens ilustrativas e desenhos. 

Tenha cuidado na divulgação de seus serviços

A partir de uma nova resolução do CFM é possível compartilhar suas informações de endereço e telefone para novos pacientes nas redes sociais. Assim, fica mais fácil, com que eles encontrem você. No entanto, tenha cuidado com suas divulgações.

Aproveite as mídias como um canal de contato com seus pacientes, tirando dúvidas e apresentando novos tratamentos. Essa é uma ótima ferramenta para expandir sua presença digital na divulgação para médicos. 

Expressões que não podem ser utilizadas 

Algumas palavras e expressões são vetadas na área da saúde. Mesmo que você queira mostrar o sucesso dos seus serviços é importante ter atenção ao tipo de comunicação feita na hora de elaborar um texto. 

Nenhuma informação existente nas redes sociais pode conter expressões, como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido” ou similares. Além disso, é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento ao paciente. Isso porque, cada organismo reage de forma diferente. 

E, por fim, não é possível divulgar preços de serviços 

Vale ressaltar, novamente, a proibição sobre a divulgação de preços pelas redes sociais. Como há a variação de tratamentos para cada pessoa é proibido a divulgação dessas informações para médicos. 

Por fim, a dica é sempre buscar um conteúdo que seja educativo. Ele será essencial para tirar todas as dúvidas e não irá infringir nenhuma regra do CFM. Caso queira saber mais sobre como conquistar mais pacientes com a divulgação da sua clínica, clique no banner abaixo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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