Documente histórias que valham a pena compartilhar 🗒

David Sena

David Sena

Cirurgião Plástico
Autor do livro “O que você precisa saber sobre Cirurgia Plástica”
CEO GestãoDS
Investidor-anjo em health tech
David Sena

Documente histórias que valham a pena compartilhar

1. Micro conteúdo

“Não importa o que você faça, seu trabalho é contar sua história.” – Gary Vaynerchuk

Uma das melhores maneiras de cativar a atenção de alguém é convidando-a ao seu mundo através de histórias.

Contudo, nem todo o mundo sabe como desenhar e organizar simples histórias.  As vezes estão até mais interessados em falar sobre si mesmos do que educar ou entreter a sua audiência.

Uma história pode ter diversos formatos, desde apenas uma imagem, uma sequência de imagens, narrativas, audio e vídeo. Hoje com as redes sociais e as plataformas, existem várias formas de contar histórias, todas elas com suas características nativas e linguagens próprias.

Os micro conteúdos particularmente, são formas elegantes e simples de contar partes de histórias que ao final de uma linha de raciocínio, convida o expectador a pensar e a participar do seu mundo. Ou seja, são pequenas amostras de um todo.

2. Tirinhas (Cartoon Strip)

“Grandes histórias acontecem para aqueles que podem contá-las”- Ira Glass

Sou fascinado pela capacidade dos cartunistas de tirinhas (strip cartoon) resumirem histórias inteiras em apenas três ou quatro quadrinhos. Usualmente encontramos uma estrutura que pode ser resumida em um convite a pensar 🤔, chamada de atenção para uma lógica no pensamento e uma conclusão.

Cada quadrinho isolado pode ter sua própria história individual se visto sozinho, e também, frequentemente pode até ser a única contada. Como faz parte de uma tirinha, se você acompanha as figuras acaba sendo uma sequência de pequenas histórias que vão envolvendo o leitor. Logo, quando juntas formam um todo até uma conclusão ou “moral da história”.

fonte: https://tirasarmandinho.tumblr.com/

fonte: https://i.pinimg.com/originals/ee/91/7c/ee917c5cce488c53f7440f864128495f.jpg

Você já parou para pensar em usar essa mesma lógica para contar as suas histórias nas redes sociais? Então, é como se você estivesse preparando a sua audiência com pequenas amostras de conhecimento para chegarem em um desfecho final ou na sua “moral da história”.

3. Nocaute

“Different platforms allow you to highlight different aspects of your brand identity, and each jab you make can tell a different part of your story… Micro-Content + Community Management = Effective Social Media Marketing” – Gary Vaynerchuk

Em seu livro â€œJab Jab Jab Right Hook “Gary Vaynerchuk nos convida a criar diversos micro conteúdos que possam conversar entre si e assim abrir e preparar terreno para um pedido, venda ou conteúdo final. Portanto, a lógica é envolver, entreter e educar as pessoas com conteúdo relevante, na linguagem nativa das plataformas sociais que você escolher e assim poder contar histórias.

Esses conteúdos de preparação é o que ele chama de “Jabs” e o conteúdo principal ou de venda de “Right Hook”. Ã‰ uma clara referência a uma luta de boxe quando você utiliza golpes mais fracos para preparar a entrada dos seus melhores socos e conseguir o Knockdown ou Knockout.

Um outro ponto que deve também ser profundamente analisado, além de desenvolver um ótimo conteúdo, é que ele deve ser otimizado para a plataforma ou para a forma como você pretende fazer a distribuição. Apesar de, o item mais importante da comunicação ser o conteúdo, o contexto é quem fornecesse a possibilidade da sua voz ser ouvida.

 4. Sobre o que vou falar?

Quando falo sobre conteúdo, a escolha mais lógica é falar sobre o que você tem paixão e para o público com quem você quer se relacionar. O objetivo não é inventar conteúdo, mas sim documentar o seu trabalho e compartilhar de uma forma que seja útil para alguém.

Agora somando tudo que nós conversamos, imagine se você criasse micro conteúdos como se fossem tirinhas de cartoon com três ou quatro quadrinhos, que isoladamente tem sua voz e quando colocados juntos contam uma única história. Cada quadrinho pode ter um objetivo de comunicação bem definido como na seguinte linha de raciocínio:

  1. Imagem – Um convite a pensar. Um alerta ou mesmo uma pergunta. Você já pensou sobre isso?
  2. Imagem – Um chamado. Se você quer saber mais sobre isso, preste atenção em mim.
  3. Imagem – Educação. Posso te ensinar um pouco sobre isso, e te ajudar a entender.
  4. Vídeo – Autoridade. Se você não conseguir sozinho, sou a pessoa mais indicada para ajudar você.

5.Aplicação prática

Como médico tento aplicar esse conceito para tentar entregar o melhor conteúdo possível aos meus pacientes, contando pequenas histórias e educando sobre como conseguir os resultados que eles desejam de uma forma segura e sensata. O objetivo é ajudar as pessoas através da educação, inspirar a mudança, fomentar o pensamento positivo e a ação.

Um exemplo real da aplicabilidade dessa estratégia é essa sequência recente de conteúdo veiculada na minha conta do Instagram (@dsdavidsena). Essa plataforma tem uma linguagem nativa que é feita através de imagens de alta qualidade, vídeos curtos (menores que 60 segundos), pouco conteúdo em texto e várias marcações com #(hashtags).

Cada imagem tem sua própria história individual sobre o tema envelhecimento e estruturação facial. Toda a lógica estratégica foi construída por engenharia reversa de como seria o vídeo final. Já que é normalmente o conteúdo mais relevante.

As imagens que antecedem a veiculação do vídeo são preparações e uma introdução ao assunto que é discutido ao longo da time line. O objetivo é envolver a audiência “documentando” como é feita uma avaliação facial. O porquê dessa informação ser importante, como melhorar os estigmas do envelhecimento e finalizando com um vídeo com uma visão geral sobre o assunto. Dessa forma, constrói-se autoridade sobre o tema que pode ser confirmada pelo currículo acadêmico do autor.

Fontes:

  1. Jab, Jab, Jab, Right Hook: How to Tell Your Story in a Noisy Social World Edición Kindle – Gary Vaynerchuk
  2. : https://tirasarmandinho.tumblr.com/
  3. https://i.pinimg.com/originals/ee/91/7c/ee917c5cce488c53f7440f864128495f.jpg
  4. Mendelson B, Wong C-H. Changes in the Facial Skeleton With Aging: Implications and Clinical Applications in Facial Rejuvenation. Aesthetic Plastic Surgery. 2012;36(4):753-760. :10.1007/s00266-012-9904-3.

Gostou do nosso conteúdo?  Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

✍ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 E nos siga nas redes sociais

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

🏠 SITE: www.gestaods.com.br

👍🏻 FACE: https://www.facebook.com/gestaods/

📷 INSTA: @gestaods – https://www.instagram.com/gestaods/

📰 BLOG: http://blog.gestaods.com.br/

👩‍💼 LINKEDIN: https://www.linkedin.com/company/gestao-ds

🎥 YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/gestaods


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube