cuidados-nas-redes-sociais

Cuidados na internet: uso de redes sociais na clínica médica. [O guia completo]

As redes sociais são essenciais na divulgação de uma clínica médica, mas como saber se você não está cometendo erros? Neste guia completo iremos tirar as suas dúvidas!

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

É bem provável que você já tenha se perguntado: como posso entrar no mundo digital para divulgar a minha clínica, mas sem cometer erros?

O medo de infringir algum código de ética da área da saúde faz com que as redes sociais sejam temidas. Mas isto não deve acontecer!

Estar conectado aos aplicativos de redes sociais e bate-papo é essencial para qualquer profissional, inclusive para você! Esta forma de comunicação já faz ultrapassou apenas o uso pessoal há tempos. Atualmente, ela ja é utilizada para negócios, reuniões e se tornou essencial.

É importante que, ao trabalhar com redes sociais, as pessoas que acompanham a sua equipe tenham conhecimento sobre o código de ética. Então, saber e o que pode ou não ser feito na divulgação e no contato com pacientes é fundamental para não cometer erros.

Desta maneira, criamos um guia completo para você não cometer erros! Portanto aproveite as dicas e utilize o suporte das redes sociais para conquistar mais pacientes!

Boa leitura!

Quais as redes mais interessantes para você?

Além de entender todos os parâmetros éticos, é importante pensar na estratégia antes de qualquer ação no mundo digital.

As redes sociais mais conhecidas e utilizadas atualmente são o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Youtube. Podemos também citar a mais relevante no mundo profissional, o LinkedIn.

No artigo abaixo, explicamos melhor como é o uso das redes sociais e o que cada uma delas traz para a sua clínica:

Para decidir quais as redes são mais interessantes para você, é preciso fazer um estudo sobre o seu público. Entender onde ele está presente. De nada adianta estar em um lugar, criando conteúdos e gastando seu tempo, mas não atingir seus objetivos.

Sempre deixamos claro que é importante você não deixar as redes sem conteúdo, isto pode gerar uma imagem ruim. Portanto, ao determinar quais mídias você irá utilizar, faça questão de criar um planejamento mensal de postagens e mantê-lo.

Sobre o aplicativo de conversas WhatsApp, você pode utilizar a versão para empresas que está disponível no site da marca! É bem interessante, pois a ferramenta traz uma segurança para seus pacientes e para você! Esta ferramenta possibilita a conferência se as suas mensagens foram enviadas, recebidas e lidas.

Falamos mais especificamente sobre o que pode (ou não) ser feito nas redes nos próximos itens. Portanto continue a leitura para compreender como gerir estes novos e poderosos canais de relacionamento.

O que é interessante ser feito?

Diversos pacientes preferem manter o contato, seja com quem for, por meio de mensagens nas redes sociais. Assim, este contato pode ser feito através do Messenger, ou do WhatsApp, e é importante para que você esclareça dúvidas e faça agendamentos destas pessoas.

Com este canal de relacionamento crescendo, muitos profissionais da área da saúde ficam em dúvida quanto às proibições de seus Conselhos Federais. Assim sendo, para explorar melhor este mundo digital, vamos esclarecer como utilizar melhor as ferramentas que você tem a mão.

Um ideia bem acessível é você fazer o uso destas redes para educar seus pacientes através de vídeos, postagens e artigos com conteúdos. Sobretudo o uso do Linkedin pode auxiliar a encontrar contatos na área da saúde ou até mesmo para a sua equipe da clínica.

Outras coisas que você poderá fazer ao utilizar as redes sociais:

  • Criar um perfil nas redes sociais que esteja de acordo com o seu público alvo;
  • Divulgar o telefone, endereço de sua clínica, sempre contendo a sua especialidade e seu número do Conselho Federal;
  • Expor dicas de saúde e explicar tratamentos simples, sempre alertando que o especialista deverá fazer o diagnóstico e escolher o melhor tratamento;
  • Anunciar cursos e atualizações que você tenha feito, desde que devidamente registrado pelo Conselho Federal de sua especialidade;
  • Publicar artigos, ceder entrevistas e compartilhar notícias relevantes referente a sua especialidade;
minicurso-gestao-marketing-inteligente

O que não deve ser feito?

Apesar de todo o cuidado que, por muitas vezes, você já tem, é necessário relembrar o que é proibido e antiético quando se relaciona à área da saúde no Brasil. Portanto o cuidado deve ser redobrado ao utilizar as redes sociais! Diante disto, veja abaixo algumas proibições:

  • Divulgações do tipo: antes/depois (mesmo com autorização!), conteúdos promocionais a fim de induzir a compra e preços e modalidades de pagamentos a fim de se destacar como um diferencial;
  • Divulgar métodos e técnicas não reconhecidas pelo Conselho Federal ou cientificamente;
  • Conceder entrevistas e todo tipo de comunicação com o foco em autopromoção;
  • Qualquer divulgação sensacionalista;
  • Anunciar títulos ou especialidades que não possa comprovar e não esteja qualificado pelo Conselho Federal;
  • Divulgar o uso de equipamentos como forma de se destacar como um diferencial;
  • Garantir, prometer ou insinuar resultados de tratamentos;
  • Divulgação dos autorretratos (selfies) durante atividade médica.

Na prática:

Dentre as diversas maneiras de manter o relacionamento com seus pacientes por meio de um canal de comunicação, as redes sociais (e o WhatsApp) aproximam as pessoas do seu consultório.Por isso, conheça o perfil do seu público através das boas práticas na rede.

  • Construa conteúdos relevantes e educativos em um blog, esta é uma maneira de fidelizar seus pacientes e conquistar novos.
  • Confirme atendimentos através de WhatsApp, SMS ou e-mail. Isto será importante para lembrar seus paciente e não sofrer com o absenteísmo. Além de economizar o tempo de sua secretária ao não precisar fazer ligações;
  • Envie também através do e-mail conteúdos como newsletter e dicas de artigos e vídeos que você tenha criado. Também é um ótimo meio de comunicação para parabenizar seus pacientes aniversariantes;
  • Utilize o WhatsApp para tirar dúvidas simples, sobre receitas e resultados de exames já atendidos previamente em uma consulta presencial;
  • Estabelecer comunicação entre médicos (em caráter privativo), para enviar dados ou tirar dúvidas. Lembrando que todas as informações passadas tem absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar os limites do próprio grupo;

Não se esqueça de tomar todos os cuidados, conferir sempre o Código de Ética de sua área. Qualquer dúvida você poderá entrar em contato conosco através de nossas redes sociais!

demo gratuita

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube