marketing para clínicas

Construa o marketing para clínicas perfeito com as melhores ferramentas

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Na teoria, ele é descrito como uma estratégia usada por empresas para potencializar ganhos. De fato, um dos objetivos do marketing é escalar os lucros, mas essa explicação simplista esconde que ele pode ir muito além disso. Embora o marketing para clínicas ainda não seja assim tão comum no meio médico, ele é hoje considerado uma das maiores fontes de novas oportunidades na área.

Mas para profissionais acostumados a atuar em um ramo completamente diverso, como é possível adotar ações promocionais e técnicas de aproximação dos clientes sem muito trabalho?

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A resposta, ainda que não siga uma receita de bolo, é mais simples do que se pode imaginar. E a chave está no uso de ferramentas especialmente desenhadas para isso.

Com ajuda delas, é simples e prático começar a adotar o marketing em várias etapas do seu atendimento, dento da chamada jornada do cliente. E isso abrande desde o momento em que seu paciente ainda nem pôs os pés no consultório, segue no atendimento e se estende mesmo após o acompanhamento completo.

O marketing para clínicas é passo essencial para a fidelização dos seus pacientes

Parece complicado? Pois saiba que cobrir todo esse caminho com medidas e ações que vão garantir a melhor experiência para a sua clientela depende de ações simples, que podem ser implementadas de forma automatizada. Mais ainda: com a ajuda delas, você não só garante a satisfação dos pacientes, mas também os torna divulgadores espontâneos do seu nome e ganha autoridade no mercado.

Mas como fazer isso na prática, diante de uma rotina tão cheia de um consultório? Antes de tudo, é preciso ser ter a noção de que a adoção do marketing para clínicas está longe de ser algo complexo, como muitos médicos pensam.

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Marketing para clínicas na prática (e de um jeito muito mais fácil do que você imagina)

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E o ponto fundamental para isso é contar com uma plataforma de gestão modelada para suprir todas as necessidades de consultório médicos, incluindo as ações específicas de marketing para clínicas. Com a ajuda de um sistema que ofereça essa funcionalidade, as possibilidades são múltiplas o podem ser montadas de forma a atender a demandas personalizadas e ao gosto de cada profissional.

Para desmistificar essa ideia, montamos uma lista com 5 ações de marketing para clínicas, simples e facilmente implementáveis, que vão fazer muita gente mudar de ideia.

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Ofereça facilidades para os seus pacientes

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Implementar o agendamento on-line e a confirmação de consultas por mensagens de WhatsApp ou SMS é um dos passos básicos para construir o marketing do seu consultório. Ações do tipo, além de muito simples, fazem todo mundo ganhar. Seus pacientes não precisam fazer ligações, esperar que um atendente consulte a agenda e anote os dados.

Em vez disso, a marcação pode ser feita sem nenhuma intermediação, por meio de um widget no seu site ou um simples link para ser divulgado em seus canais de comunicação. Essa facilidade também otimiza o trabalho do seu time de apoio e ajuda a reduzir as faltas às consultas, agilizando todo o processo.

Envie e-mails personalizados de forma fácil

Lembretes, mensagens em datas comemorativas, felicitações para aniversariantes, newsletters, campanhas de e-mail marketing, novidades. Sua criatividade é o limite para aproveitar a facilidade de disparar comunicados para toda a sua base de clientes.

Graças a uma plataforma de marketing integrada ao seu sistema de gestão, isso é muito fácil de se feito. Além da praticidade de criar e enviar esses conteúdos, essa comunicação também pode ser segmentada por grupos específicos. Isso vai possibilitar muito mais assertividade e melhorar o potencial de sucesso de suas ações.

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Saiba como anda a satisfação dos seus pacientes

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Atender às expectativas dos seus clientes em relação aos serviços prestados pelo seu consultório é fator determinante para que ele lhe recomende aos amigos e familiares. Em termos práticos, essa rede de indicações é a propaganda mais fácil e barata na qual você pode investir.

Basta saber que ela é responsável pela captação da maior parte dos seus pacientes. E, para isso, é essencial saber de forma precisa como anda a satisfação deles. A notícia boa é que essa mensuração pode ser feita de um jeito rápido e fácil.

Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa sigla, mas certamente já respondeu a várias pesquisas baseadas no NPS. A sigla é a abreviação de Net Promoter Score, uma métrica essencial na gestão de empresas e capaz de medir o grau de satisfação do seu público e a lealdade dele.

Com ela, é possível criar um ranking dos clientes mais satisfeitos e consequentemente mais propensos a fazer indicação dos seus serviços. Para ter acesso a esses dados, basta pedir que seus pacientes respondam a uma simples pergunta após o atendimento que pode ser enviada por e-mail.

Faça o acompanhamento automatizado após procedimentos

Que tal enviar mensagens orientando seus pacientes e relembrando as principais recomendações pós-procedimento sem ter nenhum trabalho? Com a ajuda de um pacote de conteúdo pré-formatado, como é o caso do DS Content, é possível ajudar na condução da evolução dos seus pacientes.

A partir dele, o médico consegue criar facilmente um fluxo de comunicação automático, com disparos pré-programados via WhatsApp. Desta forma, as mensagens contemplam as várias fases do acompanhamento, na periodicidade estabelecida pelo médico. E tudo pode ser facilmente configurado com alguns cliques.

Crie conteúdo de qualidade para sua base de clientes

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Aproveite sua base de dados cadastrada no seu sistema de gestão para entregar conteúdos especialmente formulados para as necessidades dos seus pacientes. Um texto bem trabalhado, o anúncio de um novo local de atendimento, expansão dos seus serviços, novas informações que possam ajudá-los a melhorar a saúde.

Tudo isso pode fazer a diferença e fazer com que seus clientes se sintam muito mais próximos e acolhidos por você. E claro que isso vai contar pontos valiosos na atenção dispensada por você e na fidelização de sua clientela. Mas não se limite a escrever mensagens! Os comunicados também pode ser feitos por vídeo, um formato que comprovadamente atrai muito mais a audiência dos seus espectadores e consegue engajá-los.

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Criando e usando vídeos no marketing da sua cínica

Mas a melhor das notícias vem agora! Você sabia que todas essas ferramentas que ajudam a construir do marketing da clínica são parte do pacote Performance do Gestão DS? Funcionando de forma 100% integradas ao programa de gestão, essas funcionalidades são fáceis e simples de operar, lhe entregando resultados rápidos e mensuráveis.

Se você que aproveitar todas essas facilidades para começar a usar ferramentas de marketing no seu consultório, é só falar com nosso time de experts que está sempre pronto para lhe ajudar!


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