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Comunicação entre médico e paciente

Saiba quais os principais canais de comunicação envolvendo a fidelização dos pacientes.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

A relação entre médico e paciente, principalmente durante a consulta é um dos passos primordiais para mostrar que seu serviço é relevante e de alta qualidade. No entanto, o processo de fidelização é uma das técnicas para que, durante essa comunicação o paciente lembre de você.

No entanto, esse passo pode não ser tão simples. Por isso, é essencial
entender como diversificar os canais de comunicação existentes. Além de ter uma persona bem definida e saber seus objetivos. É isso que fará você alcançar os canais em que as pessoas que frequentam sua clínica estarão presentes.

Nessa prática, estar sempre na memória dos pacientes é uma parte integrante para novas oportunidades. Com isso, além de favorecer a fidelização, haverá maior satisfação do paciente e, consequentemente, aumento do fluxo da clínica. 

Mas, como fazer isso na prática? Como escolher os canais de comunicação que sejam eficientes? Para isso montamos esse artigo explicativo para você! 

A seguir, listamos alguns canais e como você pode fazer estratégias de contato. Mas fique tranquilo, elas não irão demandar muito tempo ou dinheiro. No entanto, ter uma equipe que também busque os mesmos objetivos que você pode ser um diferencial.

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Diferenciais da comunicação entre médico e paciente 

Ao iniciar uma comunicação efetiva com o paciente tendo como objetivo a fidelização é preciso manter um fluxo de contato. Ou seja, é preciso que você faça envios constantes de conteúdos educativos. Ou, até mesmo, envie informações sobre a sua clínica para que ele tenha alguma lembrança recente sobre você.

Assim, além de melhorar a satisfação você poderá aumentar as indicações e a recorrência desse mesmo paciente. Com isso, é importante que você e sua equipe tenham uma rotina de envios e produção de conteúdo.

Independente de ter ou não uma equipe de marketing, é importante contar com softwares que possam integrar e otimizar essas informações. Um software de gestão, como a GestãoDS, é completo e possui uma ferramenta integrada para envio de e-mails

Nesse caso, uma das dicas é aliar-se do envio de e-mails marketing e newsletter para potencializar o seu contato com os pacientes. Assim, você pode divulgar novidades da clínica. E, também, ter um acompanhamento automatizado de uma cirurgia ou procedimento que algum paciente tenha feito.

Se quiser saber como podemos lhe ajudar nesse processo, basta clicar no banner abaixo e marcar uma demonstração AGORA MESMO:

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Passo a passo para uma estratégia de comunicação 

Como já falamos em outros textos, é fundamental ter um site ou blog para divulgar seu serviço em diferentes canais. Dessa forma, mesmo que você seja indicado, quem for lhe procurar irá encontrar informações precisas sobre você.  

Por isso, manter atualizações constantes em um blog com conteúdo irá fazer com que as pessoas que lhe procuram, tenham um local para conteúdo rico. Além de expandir sua especialização e reconhecimento na área. 

Ainda, mantenha sua presença digital efetiva para que consiga apresentar um pouco mais sobre seus serviços e conhecimentos. Dessa forma, seus pacientes saberão onde consumir conteúdo de qualidade quando tiverem dúvidas e também pode gerar engajamento trazendo novos pacientes. 

Esses são os principais canais que você pode utilizar para diversificar a comunicação com o paciente. Por isso, esteja atento a fazer uma estratégia via site/blog eficiente, aliado a uma ação em suas redes sociais. Mas, não se esqueça de desenvolver estratégias para envio de e-mail e WhatsApp para contato direto com os pacientes.


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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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