Controle de consultas médicas e agenda digital para consultórios

Como ter o controle de consultas na palma da mão

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Agenda de papel, anotações feitas à mão, erros nas datas, confusão de horários. Tudo isso fazia parte do dia a dia comum de clínicas e consultórios no processo de controle de consultas. Parece uma lembrança distante, mas essa realidade analógica era regra até bem pouco atrás.

E por mais que esse fosse o procedimento adotado por dezenas – até centenas – de anos para a marcação de consultas, felizmente ele ficou para trás. Com a ajuda da tecnologia, a digitalização chegou ao cotidiano dos médicos e possibilitou muito mais agilidade e praticidade, além de economia de tempo e muito mais organização dos compromissos.

Controle de consultas ajuda a otimizar o tempo e turbinar a produtividade

Numa rotina geralmente tão cheia de compromissos como costuma ser a de profissionais da área médica, a revolução digital mudou muita coisa. Da estrutura dos consultórios à forma de se relacionar com os pacientes, toda a lógica anterior foi alterada.

E isso trouxe junto ganhos enormes. Da facilidade de agendamento de consultas à melhora da produtividade e da lucratividade dos consultórios até a tranquilidade de ter os compromissos literalmente à mão, os benefícios são notáveis.

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Mas claro que, para usufruir de todas essas vantagens, é preciso contar com as ferramentas adequadas e construídas para atender às necessidades de clínicas e consultórios. Por isso, é preciso analisar com cuidado as opções no mercado. Antes de tudo, essas ferramentas não só podem como devem fazer parte da plataforma que você usa para gerenciar o negócio. A razão para isso é simples e pode ser definida em uma palavra: integração.

Agendamento online e informações integradas para manter o controle de consultas

Com todas as informações sobre o negócio e os processos que formam a sua engrenagem, é possível convergir os dados e usá-los para múltiplas finalidades. E quando falamos em controle de consultas, isso é primordial. Na prática, um software que gerencia integralmente todas as tarefas de um consultório é capaz de trabalhar os mesmos dados para otimizar tarefas distintas.

Isso acontece, por exemplo, na organização das consultas, que podem ser marcadas online, sem o intermédios de um atendente, e na criação de uma agenda interligada capaz de mostrar aos médicos seus compromissos do dia. Desta forma, o controle de consultas automatizado consegue proporcionar muito mais autonomia e possibilidade de planejamento aos profissionais que normalmente já vivem uma rotina movimentada.

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Assim, pelo smartphone, o médico consegue visualizar seus compromissos quando e de onde quiser. Além disso, em uma agenda integrada, cancelamentos e mudanças de horários são atualizados em tempo real, informando o profissional da mudança com agilidade e evitando perda de tempo.

Para facilitar o controle de consultas e aproveitar ao máximo essa funcionalidade, explicamos como isso pode ser usado em três situações distintas no consultório:

Organização dos agendamentos

Além da simples definição de horários, um sistema de gerenciamento de consultórios também precisa oferecer outras funcionalidades que vão fazer uma grande diferença no fluxo do negócio e na rotina do médicos. Para a otimização da agenda e do tempo dos profissionais, ele também deve informar o tipo de atendimento (primeira consulta, retorno, acompanhamento).

Com isso, é possível predeterminar na própria plataforma a intercalação dos tipos de consulta com base na previsão da duração média delas. E, para facilitar ainda mais o acesso a essas informações, o sistema deve permitir a diferenciação por cores de cada subtipo, o que cria uma organização visual muito mais fácil de ser acessada.

Outra excelente funcionalidade é a possibilidade de determinar um tempo de intervalo entre os atendimentos, criando assim um tempo de tolerância caso a consulta se alongue e evitando esperas dos pacientes subsequentes.

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Confirmação automatizada

Com o envio automático de lembretes via SMS, e-mail e WhatsApp, seus pacientes podem informar se comparecerão ou não à consulta. Em uma boa plataforma de gestão de consultórios, o conteúdo e o momento de envio dessas mensagens podem ser personalizados, de forma a se adequarem à preferência do profissional.

Além de evitar faltas por esquecimento e cancelamentos não informados, essa é uma maneira perfeita de evitar atrasos por confusão de horários.

Acesso remoto à agenda

Com a ajuda de um sistema com armazenamento em nuvem, você pode consultá-la a qualquer momento e de qualquer lugar a partir do celular, tablet ou computador.

E graças à atualização integrada, você pode consultar todos os atendimentos marcados de forma fidedigna, já que o sistema registra cancelamentos e não confirmações de maneira imediata. Com isso, é possível criar um planejamento mais preciso do dia ou do turno seguinte sem surpresas nem aborrecimentos.

Se você quer implementar o controle de consultas e ter essas informações facilmente disponíveis onde quer que você esteja, conheça a agenda digital do Gestão DS. Ela e as muitas outras funcionalidades da plataforma, especialmente construída para as demandas específicas de clínicas e consultórios, vão mudar a forma de administrar o seu negócio e com mais tranquilidade e assertividade.


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