Como reforçar a fidelização após a consulta

Como reforçar a fidelização após a consulta

Sabia que pacientes fidelizados são muito mais fiéis e retornam mais? Saiba mais neste artigo!

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

A fidelização é um processo que tem por objetivo melhorar o relacionamento de um profissional com seus clientes. Para médicos, esse processo tem por objetivo fazer com que seus pacientes retornem para outros procedimentos e tratamentos. Mas, também, indiquem outras pessoas. 

No entanto, conhecer diferentes técnicas para fidelizar os pacientes é essencial. Dessa forma, você pode fazer estratégias práticas no dia a dia com auxílio da tecnologia visando a fidelização. Com isso, você consegue ter um relacionamento muito melhor com um atendimento de excelência que gera um retorno muito maior

É claro que a fidelização pode ser um processo um pouco distante para médicos que realizam um procedimento ou cirurgia uma única vez. Pelo contrário, para a área estética é um dos principais pilares para garantia de sucesso na gestão da clínica

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Assim, profissionais que lidam diretamente com procedimentos e cirurgias, como dermatologistas e cirurgiões plásticos beneficiam-se muito de um processo efetivo de fidelização. São seus pacientes mais fiéis que vão indicá-lo para amigos e conhecidos, quando questionados.

Nesse artigo vamos dar 3 dicas rápidas que você pode anotar e começar a praticar agora mesmo em seu consultório: 

Demonstre interesse quanto às dúvidas do paciente

Depois da consulta, muitas vezes, o paciente pode sair com algumas dúvidas. Isso é normal, principalmente, porque ele pode nem saber que isso surgirá como dúvida posteriormente. Por isso, é fundamental manter contato com esse paciente via telefone, WhatsApp ou e-mail. 

Ter um controle, que pode ser automatizado, vai auxiliar a entender quais são as dúvidas mais comuns de seus pacientes. Assim, ao perguntar se está tudo bem depois da consulta e quais foram as considerações dele no dia seguinte ou, até mesmo, horas depois pode ser essencial.

Faça conteúdos diversos e exclusivos para ele 

Agora que você já demonstrou interesse sobre as dúvidas do paciente, chegou o momento de produzir diversos conteúdos exclusivos para ele. Ou seja, isto seria a produção de materiais com as mesmas dúvidas que podem ser enviados para os pacientes.

Quanto ao envio ele pode ser feito de forma manual, por WhatsApp, ou por e-mail automatizado para seus pacientes. Com relação ao conteúdo, ele poderá ser um texto, um e-mail com tópicos, um vídeo ou, até mesmo, um áudio exclusivo resolvendo todas as questões levantadas. 

O ponto mais importante é atingir diretamente aquela dúvida, no melhor conteúdo para sua persona. Caso você ainda não tenha uma persona bem definida da sua clínica, pode apoiar-se em nossos conteúdos para mapear claramente isso para sua clínica. 

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Tenha um software que auxilie na fidelização 

A última dica, não menos importante, é ter um software de gestão que possa auxiliar na fidelização. Mas, normalmente, você deve achar que softwares médicos apenas cumprem o papel de prontuário e prescrição eletrônica, certo? Pelo contrário, existem softwares completos e integrados que oferecem muito mais que isso. 

No caso da GestãoDS você poderá selecionar e-mails específicos deixando-os prontos para cada paciente novo que vem até sua clínica. Ou, até mesmo, para aqueles que já estão com você e ainda têm algumas dúvidas. Assim, você pode reforçar o que foi conversado durante a consulta e mostrar que está interessado em saber como está seu paciente.

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Com pequenas ações como essas, você poderá ter um aumento significativo da fidelização dos seus pacientes. Como já falamos em outros textos, segundo Neil Patel, o processo de conquistar um novo cliente, no seu caso, pacientes, custa 7 vezes mais do que fidelizar um que já esteja com você.

Por isso, comece agora mesmo a investir em técnicas de fidelização. A GestãoDS tem uma preocupação muito grande em oferecer as melhores opções para nossos clientes e pacientes. Se quiser diferenciar-se e reforçar ainda mais seus processos de fidelização após a consulta, basta clicar no banner abaixo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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