como reengajar pacientes que sumiram em uma clínica médica

Como reengajar pacientes que sumiram

Para ajudar na gestão de sua clínica, preparamos dicas para você reengajar seus pacientes e trazê-los de volta para mais consultas ou procedimentos.

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Você percebe que seus pacientes não retornam para novas consultas? Ou até mesmo não fazem procedimentos que haviam demonstrado interesse? Está na hora de reengajar seus pacientes e trazê-los de volta!

Uma clínica depende de pacientes frequentes para manter o fluxo de rendimento. Estes precisam marcar consultas e procedimentos constantes ou indicar você. Desta maneira, poderá investir em uma estratégia dereengajamento de seus pacientes.

Sabendo da importância que cada paciente tem dentro de uma clínica, montamos este artigo. Assim, você poderá entender porque deve trazê-lo de volta e como poderá fazer isso.

Boa leitura!

Por que trazê-lo de volta à clínica?

Como sempre comentamos em nossos artigos, um paciente fidelizado lhe traz mais retorno e custa menos do que conquistar um novo paciente. Sendo assim, queremos destacar a importância de reengajar estes pacientes.

Além de lhe retornar com um feedback positivo, quando fidelizado, ele ainda poderá remarcar consultas e indicá-lo. Esta é uma das melhores maneiras de trazer novos pacientes sem custo para sua clínica.

Desta maneira, é importante reengajar seus pacientes e mantê-los retornando à sua clínica a fim de fidelizá-los. Se você não está conseguindo fazer isto, há algo de errado no processo.

Entenda porque ele não retornou e busque melhorar nisto. Você pode fazer um check-list para se certificar de que não está deixando nenhum passo para trás.

Se um paciente tiver interesse em seu serviço, anote as informações em uma planilha. Marque essa informação e entre em contato com ele em algum momento. Isso é ótimo para encontrar as oportunidades existentes dentro do seu próprio negócio.

Como reengajar eles?

É importante, primeiramente, conhecer seus pacientes para entender a melhor maneira de reengajar eles. Você sabe quais os procedimentos seus pacientes mais fazem dentro da clínica? Quais cirurgias ele já fez com você?

Manter um atendimento de qualidade e levar conteúdo para seu paciente desde a pré-consulta até a pós são fatores muito importantes. Tudo isto faz parte do processo de trazê-lo de volta à clínica!

Faça com que seus pacientes queiram voltar

Visto que pacientes fidelizados lhe trazem mais retorno, saiba como você pode fazer, efetivamente, para que ele retorne à clínica ao reengajar ele. Vamos listar, abaixo, algumas ações que você pode colocar em prática para este fim:

  • Manter um atendimento de excelência. Assim o paciente irá se sentir importante e valorizado dentro da cínica, o que aumenta sua possibilidade de retornar;
  • Investir na capacitação dos profissionais que trabalham em sua clínica, desde o primeiro contato deve-se manter essa excelência;
  • Fazer com que toda experiência seja agradável. Desde a estrutura da sala de espera e do consultório, até a climatização e iluminação do local;
  • Entrar em contato com eles através de ligações ou e-mails após procedimentos para saber como foi a experiência;
  • Não esqueça de sempre trazer conteúdos em suas redes sociais e blog para educar este paciente. Você pode também enviar através de e-mails automatizados a eles.

Você pode, também, contar com um sistema de gestão em sua clínica para auxiliar você a reengajar seus pacientes. A GestãoDS conta, no Plano Premium, com a ferramenta de oportunidades. Quer entender melhor como ela funciona? Faça uma demonstração gratuita agora mesmo.

demonstracao gratuita do sistema de prontuário eletrônico para reengajar pacientes

A partir disso, você pode acompanhar o tempo em que está em aberto e informar ao sistema quando houver fechado a proposta. Assim, o serviço de sua secretária no contato com as oportunidades estará muito mais otimizado.

Por exemplo, se a paciente X resolveu consultar para fazer uma aplicação de toxina botulínica com você mas acabou não fazendo no dia, é importante mensurar um prazo para entrar em contato com ela.

Essas dicas vão ser importantes para buscar a atração de pacientes que não estão mais retornando a sua clínica. Assim, eles poderão retornar para procedimentos, cirurgias, entre outros.


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