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Como reduzir os cancelamentos na sua clínica

Já pensou como fazer com que o número de cancelamentos na sua clínica diminua? Entenda agora!

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Se você tem um consultório provavelmente deve ter tido algum problema com a abstenção. Para quem não conhece o que essa palavra significa basicamente seriam os cancelamentos da sua clínica. No entanto, o importante é entender como reduzir esse número, principalmente, com a possibilidade de reengajar alguns pacientes que não consultaram mais.  

Normalmente, você já deve ter pensado em algumas técnicas para atuar nessa parte. Ou, até mesmo, imaginou que não seria possível mudar esse cenário.

Contudo, queremos mostrar para você que dicas simples podem ser feitas dentro do consultório para entender os cancelamentos e diminuí-los. O essencial é manter a produtividade da equipe e o fluxo de pacientes estável.

Caso você queira entender antes um pouco mais sobre como o conhecimento financeiro do seu consultório vai ser essencial para efetivamente realizar ações voltadas ao cancelamento, clique no banner abaixo. Nele, preparamos um e-book que explica passo a passo de como repensar sua gestão financeira.

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1. Tenha uma equipe atenciosa

Um dos primeiros pontos é ter uma equipe que esteja conectada com seus objetivos no consultório. Assim, isto auxilia para evitar muitos cancelamentos de última hora.

Para isso, portanto, organize reuniões mensais para entender se toda equipe está alinhada com suas funções. Assim, você manterá o interesse de todos em crescer com melhores resultados, sempre buscando novas técnicas, estratégias e objetivos.  

Assim, é essencial que sua secretária esteja em contato direto com os pacientes para conseguir entender os motivos de cancelamentos e também realizar possíveis remarcações. Imprevistos acontecem, mas não deixe que eles se tornem regra no seu consultório.

2. Faça confirmação das consultas

Outra coisa que você pode começar a fazer agora mesmo é a confirmação de consultas. Caso você já faça por meio de ligação telefônica, que tal apostar em automatizar esse processo?

Quer saber como? Um software de gestão completo, por exemplo, poderá lhe auxiliar no envio de e-mails dois dias antes da consulta e, até mesmo, um SMS um dia antes.

Assim, os pacientes não são pegos de última hora com a consulta ou esquecem que marcaram. Isso acontece, normalmente, quando o tempo de marcação foi bem anterior ao dia da consulta.

Esse processo é ainda melhor realizado quando você pensa em seus melhores pacientes, ou seja, os que trazem mais retorno para sua clínica, e prepara mecanismos de confirmação para cada um deles.

3. Tenha controle sobre todas as informações

A última dica é manter o controle das informações. Para isso, é essencial que sua secretária tenha uma agenda digital para perder menos tempo na clínica e não ter problema com a desorganização das informações.

Assim, caso um paciente desmarque a consulta, ela poderá ser avisada imediatamente na agenda e vai entrar em contato rapidamente. Ainda, vai conseguir organizar os horários da melhor forma.

Esse lembrete tanto para o paciente quanto para secretária é essencial para reduzir o número de cancelamentos no consultório.

Já tivemos a experiência de muitos clientes que optaram por novas estratégias para que a equipe pudesse ter controle maior sobre os cancelamentos e isso foi fundamental.

Caso tenha interesse em saber como a GestãoDS pode ser a ferramenta essencial para diminuir o número de abstenções na sua clínica basta clicar no banner abaixo:

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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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