Como funciona o networking para médicos

Saiba porque os profissionais da saúde precisam de uma rede de contatos

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Se você pensa que para ser um bom médico basta atender com as técnicas mais modernas e atuais, está enganado. Atualmente, o chamado networking na área da saúde está em discussão. Nesse caso, os profissionais atualizam-se através de uma rede de contatos.

No mundo atual, uma série de fatores envolve essa fidelização dos pacientes, para que eles voltem e indiquem sua clínica ou, até mesmo, para que sua clínica cresça. Assim, ao optar por um procedimento específico, você encontra outros médicos que também estejam interessado nessa novidade e estudam juntos as mudanças.

O diferencial à alta competitividade é a parceria que pode ser criada. Assim, sua clínica ganha nome e credibilidade no mercado, aliado com conhecimentos maiores com relação ao que outros médicos estão fazendo.

Nesse artigo, listamos algumas técnicas que vão auxiliar você médico nessa busca pelo networking na área da saúde. Dessa forma, você poderá oferecer seus procedimentos da melhor forma possível.

Antes de iniciar a leitura, queremos oferecer um conteúdo que pode ser essencial para visualizar as mudanças que você pode orquestrar dentro da clínica médica. A planilha Como está a gestão da sua clínica? auxilia no entendimento sobre todos processos internos e externos. Para acessar, basta clicar no banner abaixo:

Agora sim, você conseguirá entender melhor qual a importância de ter uma rede de contatos na área da saúde. Boa leitura!

Faça bons contatos

Claro que, isso deve ser natural no meio médico. No entanto, a quantidade de contatos nem sempre é o fator relevante. O importante é que sejam contatos que levam você para os lugares que almeja.

Por exemplo, se o seu objetivo é conhecer algumas técnicas distintas no exterior, aposte em um networking com pessoas que o levam até médicos internacionais ou tenham contatos. Assim, você opta por uma parceria de sucesso que, além de ser um conhecimento a mais levará você para lugares almejados.

Para fazer essa conexão constante, uma dica é utilizar diferentes redes sociais que mantenham você conectado. Nesse caso, a rede mais conhecida no mundo dos negócios é o LinkedIn.  Assim, você ficará por dentro de tudo que acontece na área da saúde e, também próximo a outros profissionais com os mesmos interesses.

Mesmo que, normalmente, o networking seja conhecido em técnicas face-to-face é importante ressaltar que com a expansão da tecnologia, esse encontro por meio das redes sociais é cada vez mais comum. Além de divulgar sua marca, é possível encontrar parceiros para o futuro.

Esteja presente em eventos

Falamos anteriormente que, além de estar presente em eventos médicos era importante ser aliado da tecnologia. No entanto, é um olhar muito estratégico e excelente para networking estar presente em eventos em que médicos estejam presentes.

Esse é o momento ideal para encontrar as pessoas que podem auxiliar você a adquirir mais conhecimento e crescimento para sua clínica médica. A quantidade de profissionais da saúde reunidos em um só lugar chega a passar de 1000 pessoas. Assim, você consegue perceber a importância desses eventos.

Uma dica é aproveitar os momentos de intervalo para conversar com os seus colegas médicos e encontrar meios para essa rede de contato ampliar. Tenha sempre em mãos um cartão ou os contatos da sua clínica. Além disso, produza conteúdo relevante para distribuir conhecimento no meio médico.

Agora que você já sabe dois pontos essenciais da importância de networking na área médica planeje a forma como você fará esse primeiro contato. Apresente-se, fale sobre seu ramo de atuação, suas experiências e mostre-se interessado no conteúdo que os outros médicos irão passar.

O seu interesse fará diferença para que essa abordagem seja o mais natural possível. Lembre-se que é apenas uma troca de conhecimento e contatos para crescimento de ambos. Somente assim você conseguirá alcançar seu espaço no mercado para fidelizar seus pacientes.


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