fluxo pacientes clínica

Como aumentar o fluxo de pacientes na sua clínica

Algumas estratégias podem auxiliar na captação de novos pacientes na área da saúde

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

O medo de muitos recém-formados na área da saúde é conseguir entender como é possível ter seu próprio negócio. Nesse caso, é a ideia de ter seu consultório e manter o fluxo de pacientes ativo. Ou, até mesmo, dividir o espaço com outros médicos, mas entender a melhor forma para passar por esse desafio.

Diversas práticas de gestão não são passadas durante o aprendizado em sala de aula. Entre elas, a providência da montagem do Modelo Canvas e da matriz SWOT. No entanto, essa jornada em busca do fluxo de pacientes alto pode passar por diversas etapas que devem ser aprimoradas.

gestão clínica fluxo de pacientes

São as situações do dia a dia que farão com que os profissionais de saúde entendam algumas das principais estratégias. Assim como as experiências adquiridas que farão o profissional aumentar e manter o fluxo de pacientes de cada ambiente em que atuam. Portanto, estar por dentro dessas técnicas é de suma importância.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas técnicas para encontrar o fluxo de pacientes ideal para sua clínica e mantê-lo por mais tempo. Assim, o processo de fidelização será natural para você abordando os diferentes tópicos. Confira alguns deles:

Mantenha um bom atendimento

Para que seus pacientes sintam-se acolhidos e fidelizados é importante manter um atendimento de excelência. O diferencial do seu serviço pode ser o ambiente receptivo e que transmita confiança. E, até mesmo, a forma como sua equipe trata as pessoas que chegam até sua clínica.

Portanto o fluxo de pacientes depende de um processo que envolve, além do retorno, a indicação de novas pessoas. Ou seja, quando alguém fica satisfeito com o atendimento sente-se confortável para divulgar e propagar seu trabalho.

A experiência no consultório vai definir tudo que poderá decorrer do processo inicial. Ou seja, ao ser bem recepcionado, o paciente consegue perceber um valor agregado durante toda a sua experiência. Seja na duração da consulta, atenção no consultório e, até mesmo, na disposição do ambiente.

gestao e marketing inteligente fluxo pacientes clínica médica

Tenha um processo de relacionamento

A partir do momento que você abre sua clínica médica é importante ter processos para que tudo funcione corretamente. Um desses processos, por exemplo, envolve a obtenção de um software de gestão completo e integrado. Através do seu uso, você poderá mapear tudo que ocorre dentro da clínica.

O fluxo de pacientes na clínica é só um dos fatores que pode ser mapeado. Esta experiência ocorre desde o agendamento até a saída do consultório, com a marcação de um novo procedimento ou cirurgia. É com o sistema integrado que você poderá construir um relacionamento melhor com o paciente.

Você pode utilizar diferentes formas de comunicação, mas o essencial é estar no local onde o paciente se encontra. Ou seja, sempre questione antes da consulta qual é a melhor forma de contato com ele para enviar orientações e seguir com o relacionamento.

Se, por acaso, ele tiver interesse em receber conteúdos por Whatsapp organize com sua equipe como será essa orientação. Já, se ele preferir receber as informações por e-mail, tenha em mente esse canal.

É nesses pequenos momentos de contato que você mantém o processo de fidelização ativo. Lembranças em datas comemorativas ou envio de informações sobre novidades da clínica consolidam o relacionamento. Isto pode resultar em um aumento no fluxo da clínica.

Utilize diversos canais para divulgar seu trabalho

A terceira dica que podemos apresentar tem total relação com a divulgação do seu serviço. Parece algo natural, mas é importante saber que com a concorrência do dia a dia não basta abrir seu consultório e esperar que o número de pacientes cresça sozinho.

Por isso, utilize as redes sociais a seu favor. E, até mesmo, outros mecanismos que não sejam digitais, mas que possam ser úteis como flyers e panfletos. Tornar-se referência no seu ramo faz toda diferença para manter um fluxo de pacientes ativo e equilibrado.

Com essas dicas, esperamos que você consiga construir técnicas com sua equipe para aprimorar ainda mais o fluxo de pacientes e envolver todos que estão na sua clínica. Se quiser entender melhor como a GestãoDS pode ajudar você no processo de relacionamento e fidelização, basta clicar no banner abaixo:

demonstracao gratuita

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *