Como aumentar a satisfação dos pacientes

Júlia Bernardi

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Mesmo que você tenha aberto sua clínica agora, ou já a tenha a muitos anos, uma coisa que importa diretamente no seu trabalho é a satisfação dos pacientes.

Com o passar do tempo, você vai perceber que é muito mais barato e rápido manter um paciente fidelizado.

Além disso, esses indicam outras pessoas para se consultar com você. Assim, você consegue ampliar sua rede sem gastar em campanhas de atração de novas oportunidades. Para isso, no entanto, é preciso avaliar algumas medidas de satisfação.

Estar satisfeito deve ser uma prioridade na área, pois ela faz toda diferença. Por isso, um passo em falso desde o atendimento pode ser prejudicial.

Em pesquisas no software da GestãoDS podemos perceber que um paciente fidelizado consome 10 vezes mais que um novo, que ainda não conhece seu trabalho.

Se fizermos uma comparação, um cliente satisfeito tem 50% mais de chance de fazer outro procedimento do que em uma 1ª consulta.

Neste artigo vamos discutir como aumentar a satisfação dos pacientes. Isso porque, pacientes satisfeitos indicam e procuram seus serviços novamente.

Tenha pacientes fiéis

O seu maior diferencial dentro de uma clínica ou consultório médico é o atendimento. Tanto o atendimento inicial, antes mesmo de chegar no local, quanto a pós-consulta, procedimento ou cirurgia devem ser levados em consideração.

Faça com que esse atendimento seja lembrado pelo paciente. Lembre-se sempre de alinhar seus serviços com as expectativas do seu paciente. Assim, alcançando-as você consegue mostrar que está preocupado diretamente com ele.

É através dessa satisfação que você consegue trazer mais pacientes. Quem nunca fez um serviço estético e indicou para outros amigos pelo bom resultado? Isso acontece em lugares que buscam a satisfação dos pacientes.

Mas, muito cuidado: isso pode acontecer também pelo lado negativo. Por isso, sempre bom dar atenção especial e personalizada em todos casos.

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Fidelização gera nova conversão

Se você chegou até aqui é porque também acredita na frase acima: fidelização gera nova conversão. Mas, o que ela realmente quer dizer? Simplesmente, clientes satisfeitos indicam mais e geram retornos para a clínica.

Fazer esse trabalho, com certeza, tem um custo financeiro e de tempo muito menor do que grandes campanhas por ferramentas de marketing. Mesmo que você precise estar nas mídias sociais para ser reconhecido é essencial verificar esse compartilhamento de experiências.

Lembre-se que, além de divulgar para familiares esse paciente será responsável por divulgar aos quatros ventos seu trabalho. Com isso, leve em consideração toda a situação para criar uma boa imagem para atrair novos pacientes.

Como melhorar a satisfação dos pacientes

Agora que já estruturamos todos os pontos necessários para uma satisfação efetiva, podemos explanar alguns insights. Algumas ideias podem auxiliar nesse papel, por isso, pegue uma agenda ou caderno e anote-as. Você, com certeza, gostará de tê-las por perto.

Trate os pacientes de maneira pessoal:

os médicos podem ter algum receio do contato pessoal com os pacientes. Mas, é essencial que os indivíduos sejam observados de maneira pessoal. Pergunte sempre como o paciente está e mantenha contato visual nas consultas e atendimentos. O objetivo é sempre deixar o paciente livre de dúvidas.

#dicads: Uma dica é utilizar o primeiro nome ou o apelido que a pessoa gostaria de ser chamada, tanto por e-mail quando pessoalmente. Isso pode ser salvo na GestãoDS e fará com o atendimento seja personalizado.

Sua equipe precisa estar feliz:

A felicidade no local de trabalho é essencial para que a secretária ou médico passe realmente qual é a realidade no local. Dê um serviço acima das expectativas antes mesmo da chegada na sua clínica.

#dicads: Faça reuniões e confraternizações para que sua equipe se sinta à vontade para sugerir mudanças. Ainda, para que todos possam estar alinhados no atendimento ao público. Nunca esqueça de treinar quem trabalha com você para ter foco na satisfação dos pacientes.

Cada paciente tem seu tempo:

Essa frase é fácil, mas entender o quanto ela influencia no atendimento é a chave do sucesso. Nesse caso, longas esperas estragam a experiência. Por isso, tente manter o horário ou fale a verdade a seus pacientes.

#dicads: Ofereça uma boa experiência na sala de espera para que seus pacientes possam aproveitar o tempo. Assim, eles entenderão que podem aproveitar o tempo para tirar as dúvidas antes mesmo de entrar no seu consultório com conteúdos educativos.

Seguindo as dicas e passos com certeza você irá aumentar a satisfação dos pacientes. Lembre-se que eles são a razão pela qual você existe e o principal motor de crescimento. Isso porque pacientes fidelizados divulgam seu conteúdo entre a rede de contatos próxima e na Internet.


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