Como aumentar a produtividade em um consultório

Entenda algumas técnicas para conseguir melhorar a produtividade da equipe

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

A produtividade é essencial no dia a dia de qualquer pessoa. No entanto, numa clínica médica ou para um profissional de saúde alguns processos podem ser diferentes. Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas dicas para auxiliar na produtividade tanto do médico quanto da secretária.

É importante ressaltar que, todas as pessoas precisam estar alinhadas com as questões envolvendo o ambiente. Isso quer dizer que, todo mundo deve saber todos os processos necessários no local, mesmo que não seja a pessoa primordial para realizar a tarefa.

Por isso, tenha um relacionamento com todos os profissionais e utilize um software que seja útil para as pessoas da sua equipe. Desta forma, todos estarão atuando em um mesmo ritmo. A seguir, vamos pontuar algumas dicas que são comuns para os profissionais e, na saúde, são mais importantes ainda.

demo gratuita


Técnicas de produtividade

Uma das técnicas conhecidas sobre produtividade envolve a Teoria de Pareto que, conforme apontado em outro texto, propõe que 80% das consequências vêm de 20% das causas. Portanto, somente 20% das nossas ações dizem as coisas ruins que podem ocorrer.

Mesmo que aparentemente isso não tenha relação direta com a produtividade, vale ressaltar que, durante o dia perde-se mais de 80% do tempo com distrações. Por isso, organize seu tempo valioso da melhor forma, prestando atenção no que realmente importa.

Claro que é essencial ter momentos de descansos até para produzir melhor. No entanto, otimizar sua rotina da melhor forma é fundamental. A nossa sugestão é que você tenha um software de gestão que una todos os agendamentos, gestão financeira, prontuário e prescrição eletrônica e, até mesmo, todo o relacionamento com o paciente.

Essas mudanças irão transformar as ações diárias mais efetivas. Um exemplo claro é quando você tem que organizar as atividades de sua secretária e não sabe como fazer isso. Por isso, ao utilizar um software tudo poderia ficar otimizado da melhor forma.

Foco em uma atividade central

Outra maneira é a chamada técnica pomodoro, que tem por objetivo diminuir as distrações. O jovem Franceso Cirillo teve a ideia de utilizar o timer do relógio, que era em forma de tomate, para marcar o tempo de estudos e, após, de descansos.

Na prática, basta separar uma lista de tarefas diárias e ajustar o cronômetro em 25 minutos, onde você deve se dedicar exclusivamente a uma das atividades sem interrupção. A cada ciclo acrescente um intervalo de cinco minutos, e depois de quatro intervenções faça uma pausa maior.

O objetivo maior é eliminar suas distrações com foco em suas atividades diárias. Lembre-se que, durante esse período, não poderá dar uma olhada em suas redes sociais pois esse é o momento de focar inteiramente em uma atividade. No entanto, você poderá verificar resultados satisfatórios com o passar da utilização.

Dicas que você pode aplicar agora mesmo em seu consultório

Uma dica é sempre deixar todas as atividades organizadas, por ordem de prioridade, no dia anterior. Isso vai ser essencial para saber onde começar o dia e, ainda, vai melhorar sua produtividade em um consultório médico.

No entanto, as tarefas com maior dificuldade devem estar como primeiro lugar, para que você ocupe sua energia inicial com atividades relevantes. Com uma agenda mais leve de atividades, seu dia vai melhorando com o decorrer do tempo.

Além disso, fazer uma coisa de cada vez eleva o nível de concentração e, consequentemente, aumenta a produtividade. Basta você sempre deixar seu trabalho organizado em seu consultório.

Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários como você faz para aumentar a produtividade no seu consultório. De qualquer forma, sempre surgem dúvidas de como atuar melhor. Para isso, temos uma série de conteúdos em nosso blog que podem lhe ajudar. Por isso, acompanhe nossos conteúdos educativos.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube