Como aplicar a técnica SWOT em uma clínica médica

Entenda um pouco mais sobre a ferramenta SWOT que irá auxiliar na evolução da sua clínica.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Já ouviu falar da técnica SWOT? Ela é muito comum em diferentes áreas de negócios. No entanto, para médicos ela pode ser um assunto ainda inexplorado. Ainda mais que, durante a graduação de Medicina, não há conteúdos envolvendo gestão. Por isso, entender melhor sobre isso pode ser essencial para sua clínica médica.

Basicamente, nesse artigo vamos explicar algumas técnicas para que você aplique isso em sua clínica médica. Nesse caso, SWOT refere-se a Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um negócio, ou no caso do profissional de saúde, do seu espaço de serviço. Do inglês, o significado seria:  Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats.

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Com a SWOT, você poderá avaliar os aspectos internos e externos do seu consultório de forma a saber todas oportunidades e de que forma atuar em cada uma delas. Assim, as metas ficarão mais claras e alcançáveis. A seguir, vamos pontuar um pouco mais sobre como essa técnica pode ser aplicada no seu consultório médico:

Preenchendo o quadro

Os fatores internos envolvem forças e fraquezas que atuam diretamente nas características do seu consultório que o diferenciam da sua concorrência. Já, os fatores externos envolvem as oportunidades e ameaças que são situações do mercado que você deve aproveitar para crescimento da sua clínica.

Além disso, podem ser situações que você deve estar preparado se acontecerem. Dessa forma, você consegue avaliar o que pode ser melhorado e como você pode alcançar situações de sucesso.

Exemplificando

A seguir, vamos fazer um exemplo claro de como você pode atuar com essa divisão. Caso você tenha baixado a planilha apontada anteriormente, você conseguirá ver melhor e como colocar na prática.

Suas FORÇAS, podem ser por exemplo: bom atendimento da equipe, clínica bem localizada, tamanho do espaço e relevância dos procedimentos. No entanto, suas FRAQUEZAS podem envolver a falta de divulgação e estacionamento caro no local.

A partir disso, é preciso mapear as OPORTUNIDADES que dependem da expansão do mercado como novos tratamentos que vão surgir. As AMEAÇAS podem ser sobre um novo especialista no mercado ou, até mesmo, a crise econômica local.

Por isso, aproveite para corrigir suas fraquezas, entender suas ameaças, avaliar suas oportunidades e alavancar, ainda mais, seus pontos positivos. Se quiser qualquer auxílio para fazer isso na sua clínica, entre em contato conosco.


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