aposte na presença digital

Aposte na presença digital

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Aposte na presença digital de sua clínica. Sabe porque isso é importante?

A maneira como sua clínica se posiciona digitalmente reflete diretamente na sua imagem perante seus pacientes. Ter uma presença digital vai muito além de simplesmente possuir um perfil em uma rede social. A qualidade e a frequência das atualizações é o que determina a relevância que você terá e confiança que irá transmitir.

Você sabe se a sua marca está posicionada digitalmente e, além de tudo, de maneira eficaz?

A fim de demonstrar confiança e criar um relacionamento digital com os seus pacientes, você precisa entender a diferença que a presença digital fará na sua clínica. Entender como as pessoas lidam antes de alguma aquisição e quais informações elas buscam também é um passo importante.

#Porque utilizar a presença digital?

A participação digital de uma empresa está sendo um diferencial a ser apostado. Mas não basta somente estar presente, você deve se fazer notar e entender como o seu público esta usando essas redes. Antes de quaisquer aquisições de produtos ou serviços as pessoas buscam, além de indicação de amigos, informações na internet, seja no Google ou Facebook, Twitter, e outros. Deste modo, estar presente com informações relevantes, opiniões e conteúdo é o um grande diferencial.

Sendo assim, ao almejar um posicionamento digital consolidado e positivo para sua clínica, você terá um trabalho contínuo de abastecimento de conteúdo e propagação da sua imagem de marca. Trazer conteúdo informativo, ao mesmo tempo que será uma lembrança de marca, irá ensinar o conteúdo e importância do meio digital para seus pacientes. Uma vez que você está no meio digital deve trabalhar persistentemente em cima dele afim de buscar resultados.

Antes de continuar lendo as dicas, assista ao vídeo Aposte na presença digital de sua clínica produzido pelo GestãoDS:

#Como iniciar

É notável que a publicidade tradicional vem perdendo espaço com o desenvolvimento do mundo digital. Panfletos, inserções em revistas/jornal e mala direta perdem no quesito engajamento e custo quando comparado as redes sociais. Assim, cria-se um contato mais efetivo e personalizado e uma manutenção ágil dos investimentos. Isto posto, como iniciar essa transição para o digital?

  • Entenda o seu público/quem é a sua persona: Conhecer quais seus hábitos digitais, as redes que mais acessa, e o tipo de visualização que ele prefere auxilia na escolha dos meios e da liguagem a serem utilizado. Compreender também quem é essa persona e quais os seus comportamentos e hábitos auxilia no processo de conquista. Qual o caminho que leva esta pessoa à finalização da compra?
  • Utilize as redes constantemente: Isso irá, além de passar mais confiança para o público, ajuda a rankear o site nas pesquisas do Google. Busque estar onde seu cliente está, utilizando redes como Facebook, Instagram e Youtube, mas não deixe esta página sem conteúdos. De nada adianta estar presente sem ser útil.
  • Crie conteúdo interessante: Não use as redes apenas para vender o seu serviço, crie conteúdos que irão ensinar para o cliente o que é sua atividade e qual a importância, afim de educar este para que ele entenda que o valor pago será um investimento, não um gasto.
  • Conheça seus concorrentes: Saiba quem eles são e observe quais são suas ações nas redes sociais. A partir do momento que você está presente digitalmente, você irá alcançar também as pessoas que poderiam vir a fechar contrato com o seu concorrente.

#Principais Funções e Ferramentas

  • Marketing de Conteúdo:

A ideia principal compreende em criar conteúdo rico que gere conhecimento e agregue algo para o público. Desta forma, a pessoa terá a marca não somente como venda de serviço, mas como alguém que desenvolve conhecimento e entende do assunto. Essa estratégia tem como principal objetivo criar relevância e confiabilidade no meio digital. Consequentemente irá gerar leads para a sua página, ou seja, pessoas que podem vir a se tornar pacientes.

  • E-mail Marketing:

Essa é a comunicação, via e-mail, com seus potenciais pacientes e newsletter para os seus atuais clientes. Desde modo,você irá enviar conteúdo personalizado para o público em foco, atraindo eles para a sua clínica e gerando valor da sua marca para elas. Os temas podem variar de educação, venda, convite ou simples relacionamento com os leads. A grande relevância de e-mail é por ter um grande alcance a partir de um custo baixo. Entenda mais sobre E-mail marketing e como ele pode ajudar sua clínica.

  • Redes Sociais: 

Saiba aonde está seu público-alvo afim de determinar quais redes sociais serão importantes para a sua clínica. De nada adianta, porém, estar presente mas não ser útil, você deve gerar conteúdo afim de fazer com que o seu público busque por você e crie um engajamento. Postagens em formato de vídeos e imagens podem ser mais atraentes, e irão ser mais convidativos para seu público. Tudo isso afim de gerar credibilidade para sua clínica, auxiliando na sua presença digital efetiva.

  • Google Ads: 

Os anúncios gerenciados pelo Google Ad Words dominam o mundo digital. Desde uma pesquisa no Google, vídeos no Youtube, até um banner em um site. Essa ferramenta auxilia seu negócio a criar esses anúncios de forma eficaz afim de gerar resultados. Essa é uma das formas mais utilizadas para buscar audiência qualificada, ou seja, que foi iniciada para se tornar cliente.

  • SEO:

 Você conhece a ferramenta Search Engine Optimization (SEO)? Ela é basicamente a otimização para as ferramentas de busca, e procura indexar seu site ou blog no Google. Algumas técnicas utilizadas para isso são análises palavras-chave, afim de alcançar bons resultados de modo orgânico. Desta forma, o SEO busca alcançar as primeiras posições de busca pela qualidade e tamanho do conteúdo que você irá disponibilizar.

  • Inbound Marketing: 

Ou marketing de atração, são estratégias de geração de valor que visam atrair e converter pacientes de forma espontânea. Esta é basicamente a ideia de que seu cliente irá chegar a você, não ao contrário. Baseando-se na construção de relacionamento com o paciente antes, durante e após a compra, o Inbound é uma técnica inovadora para aumentar a visibilidade da sua clínica e otimizar o processo de venda. A organização do Inbound segue a sequência lógica: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. 

# Faça a automação dessas funções

Portanto, trabalhar com a automação de marketing é a forma mais inteligente de fazer uso das informações fornecidas. Atrair os visitantes ao seu site é o seu foco, mas você precisa ter uma maneira de transformá-los em leads.

  • Leads:

É o seu cliente em potencial. Ele já está na metade do caminho de compra por demonstrar interesse em consumir seu serviço.

Após conseguir esses Leads você precisa entender em qual estágio ele está em relação a finalização da compra. Sendo assim, você irá tomar as atitudes certas em relação a ele, afim de leva-lo ao estágio final.

Sendo assim você irá seguir o fluxo em que irá disponibilizar o conteúdo para esse público até transformá-lo em lead. Portanto, o processo se dará através da educação e estímulo e aumento da relação de confiança.

“O cliente potencial toma conhecimento do tema -> reconhece a necessidade/problema -> demonstra interesse em uma solução -> compara e avalia alternativas -> procede com a compra.”

fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/leads/

Logo, assim teremos a posição dos leads em seu Pipeline.

 

fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/leads/

 

A estratégia de automação de marketing faz com que todo este trabalho seja aproveitado, facilitando o relacionamento e personalizando o contato com os leads.

Desta forma, ao utilizar este recurso sua clínica estará saindo na frente. Otimize seus leads e invista em quem ja está em contato com sua empresa.

Quer saber mais sobre como iniciar a presença digital na sua clínica? Então fale conosco e descubra como  Gestão DS pode lhe auxiliar!

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