6 passos para divulgar sua clínica nas redes sociais

Bruna Casser

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Se você não sabe a importância de usar as redes sociais como ferramenta para atrair novos clientes, não tem problema! Montamos um guia prático de como aderir redes sociais na sua clínica.

Estar na internet hoje é essencial para qualquer marca, e quando se trata de uma clínica é o recurso utilizado para manter contato com os pacientes e obter novos.

Diversos profissionais da saúde decidem empreender e abrir a sua clínica própria. Mas, como fazer a divulgação com o auxílio das redes sociais?

Tudo isto pode parecer, de início, um pouco assustador. Você se pergunta: será que vou gastar muito? Como vou medir o retorno disto? Nós vamos lhe mostrar que não tem porque ter medo de investir no digital!

O primeiro passo é começar!

O mundo digital possibilita o acesso de muitas pessoas à internet e, como essa grande maioria está conectada em redes como Facebook, Instagram e outras plataformas, você deve estar lá quando ele lhe procurar.

1. Defina objetivos

A presença nas redes sociais é importante para gerar visibilidade da sua clínica, assim como para trabalhar a sua imagem. No momento de estabelecer metas e entender quais as necessidades da sua clínica, é importante criar estratégias para as mídias sociais.

Você irá definir qual o seu objetivo através de perguntas como: você deseja trazer mais clientes para sua clínica? Fidelizar os atuais? Ter maior conhecimento de sua marca? Educar seus pacientes?

Para as perguntas em que sua resposta foi positiva você irá manter um planejamento e, desta forma criar estratégias para melhorar o seu serviço. Assim, alguns exemplos podem ser: melhorar o atendimento ao paciente via online, aumentar o tráfego web e promover a presença da clínica.

Deste modo, você irá economizar tempo durante a execução e ter resultados melhores para atingir o que você determinou como objetivo.

2. Conheça seu paciente

Agora que você já sabe o que quer fazer e onde quer estar, chegou o momento de identificar as características da sua audiência online. A ideia é selecionar os melhores conteúdos afins ao seu público e verificar se eles se encaixam.

É fundamental definir a quem se destina a sua mensagem e depois filtrar os conteúdos em função dele. Agregar valor e entregar informações úteis e pertinentes. O objetivo é ser lembrado.

Algumas informações que você precisa saber sobre o seu público são: faixa etária, sexo, nível socioeconômico, estilo de vida, e seu perfil de consumo.

Conheça os os seus pacientes

3. Saiba seu lugar nas Mídias Sociais

Como mostramos no item anterior e no artigo acima é essencial que você entenda bem seus pacientes. Sabendo o que fazer e para quem fazer através de seus objetivos e das suas estratégias traçadas previamente, chega o momento de entender qual a situação da sua imagem de marca nas redes sociais.

Para isto, você irá listar todos perfis em que você está presente e criar um objetivo para cada um deles.

No próximo item vamos lhe mostrar quais canais podem ser estes e o objetivo de cada um deles para o determinado público que abordam.

4. Escolha os melhores canais

Após a identificação de todos os passos anteriores é o momento de escolher quais os melhores canais para publicar o seu material. Cada rede social tem seu próprio estilo e características, então é fundamental você saber qual a linguagem utilizar.

Saber o que define cada rede para poder escolher as mais adequadas a sua marca e favorecer o crescimento da sua clínica é essencial. Sabendo disto, iremos explanar abaixo algumas informações que podem auxiliar:

  • Facebook: tem hoje ativamente um bilhão de usuários no mundo inteiro. Desta maneira, é provável que seu público se encontre no meio destas pessoas. O Facebook também permite anúncios e campanhas online.
  • Instagram: a rede tem mais de 800 milhões de usuários e ainda está em crescimento. Tornou-se uma ferramenta de grande visibilidade devido ao estilo mais informal, mas atualmente é onde se encontram muitos médicos e clínicas.
  • LinkedIn: é conhecida como a rede social do mundo profissional e conta com 300 milhões de usuários. Por estes motivos, é perfeita para posicionar sua clínica no meio dos negócios.
  • Google: melhora a otimização para mecanismos de busca dos seus conteúdos publicados e faz com que você consiga firmar a sua presença neste meio. Quando alguém procura sua clínica no Google verá um informação sobre o seu negócio nos resultados de busca.
  • Youtube: é reconhecido como um website de qualidade pelo Google, poque utiliza as palavras-chave e os mecanismos de busca para rankear seus vídeos. Além disso, é uma ferramenta que publica vídeos de alta qualidade e que pode ser integrada em blogs e redes sociais. A partir disso, torna-se interessante investir em vídeos para a sua clínica.

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5. Crie Conteúdo

Agregar valor aos conteúdos é o aspecto que decide se um usuário irá ou não seguir o seu canal de comunicação. Neste momento é importante escolher qual conteúdo você irá postar.

Para isso, você pode contar com ferramentas como Google Trends que irá mostrar quais as principais pesquisas realizadas pelos usuários.

Outros fatores que devem ser levados em conta são a periodicidade, a frequência e a consistência das suas postagens. Em outras palavras, tudo que você faz nas redes sociais afeta diretamente sua rotina.

Compreenda qual a sua necessidade (quais redes irá usar, quantas postagens por semana serão necessárias) e avalie a equipe que você tem disponível para isto.

Assim, você poderá criar um planejamento que será eficaz.

Se você possui uma Rede, deverá sempre manter uma periodicidade de postagens. Dessa forma, você pode encontrar um equilíbrio. Mas, lembre-se que o pior tipo de frequência em sua rede é não ter postagens!

Elas devem manter uma consistência de acordo com o que você trabalha e com o que seus pacientes desejam ver.

Você pode se basear em pesquisas que mostram os melhores períodos para publicações em cada rede social. Também é possível utilizar sua experiência, contudo, o ideal sempre é que você faça testes antes de determinar a melhor opção.

6. Analise o desempenho

No último passo da estratégia você tem que analisar o seu desempenho sobre o que foi feito nas redes. Somente após isto, você irá saber o que se encaixa melhor para a rede social da sua clínica.

Desta forma, você poderá fazer ajustes, a fim de melhorar os resultados.

Observar também quais os conteúdos geram maior engajamento faz com que você possa investir mais nele. Por exemplo, você pode começar com vídeos, fotos ou histórias no Instagram; o que melhor se adapta a sua estratégia.

Seguindo estes passos você conseguirá tomar partida no uso das redes sociais de forma planejada sem perder seu tempo.

obs: É importante mencionar que todas as Redes Sociais destacadas fornecem dados para conhecer as estatísticas dos conteúdos publicados.



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