planejamento de marketing

6 dicas para criar um planejamento de marketing em seu consultório do zero

Com a ajuda das ferramentas adequadas e voltadas especificamente para o marketing médico, é possível adotar estratégias práticas e eficazes para sua clínica e criar um posicionamento competitivo

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Se para profissionais especializados na área nem sempre é fácil elaborar e implementar ferramentas de marketing que retornem sob a forma de resultados efetivos, esse desafio pode parecer ainda mais complicado para quem não tem muita intimidade com a área. Imagine então as dúvidas e as hesitações enfrentadas por um profissional médico, acostumado a trabalhar fazendo consultas, avaliando exames e realizando procedimentos, diante da necessidade de elaborar um plano de marketing para impulsionar o faturamento de sua clínica ou consultório. 

E nem adianta empurrar essa ideia com a barriga. Nos dias de hoje, usar o marketing na rotina de um negócio deixou de ser um recurso complementar ou até supérfluo, como já foi considerado um dia, para se tornar uma etapa imprescindível e indissociável de qualquer atividade empresarial. Por isso, cuidar dessa área, ainda que você resista à ideia por julgá-la complexa no contexto da área médica, precisa ser encarado como prioridade para quem quer se diferenciar num mercado cada dia mais competitivo como a área da saúde e de procedimentos estéticos. 

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Antes de qualquer coisa, é preciso desmistificar algumas crenças. Se alguém algum dia lhe disse que trabalhar o marketing de sua clínica ou consultório é um processo que requer conhecimento específico na área, investimento alto e tempo para apresentar resultados, certamente essa pessoa não faz ideia das facilidades disponíveis atualmente para explorar as muitas potencialidades do mercado. E você, com a ajuda das ferramentas adequadas e voltadas especificamente para o marketing médico, pode começar a fazer isso ainda hoje! 

Para lhe ajudar, criamos um roteiro com tópicos ordenados para facilitar a sua nova jornada no mundo do marketing médico. Nele, mostramos que passos simples, utilizados da forma correta e com o auxílio de dados que estão ao seu alcance, podem começar a transformar seu negócio a partir da criação de diferenciais competitivos e de soluções sob medida tanto para você quanto para seus pacientes. 

E não importa se você pretende apostar no marketing — a solução mais simples, rápida e econômica para alavancar seus resultados — ou ainda tem dúvidas sobre se essas ferramentas são adequadas para sua clínica ou consultório: este conteúdo é para você. Portanto, leia-o com calma, analisando a realidade da sua clínica e dos seus pacientes, e entendendo que, apesar de cada negócio ter suas peculiaridades, algumas aplicações do marketing são adaptáveis a várias necessidades distintas. Neste artigo, a gente explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 


Comece criando um calendário 


Uma das ações de planejamento de marketing que vale para negócios dos mais variados ramos, mas é perfeita para consultórios e clínicas, é a elaboração de um calendário de datas importantes. Para começar, é simples. Consulte algum dos muitos sites que compilam os tributos, comemorações e homenagens organizados por cada um dos dias do ano e identifique os que têm alguma relevância para seu público. 

Com base nisso, pense em conteúdos adequados para cada um deles. Conte a história da data, mostre por que ela é importante para os seus pacientes, parabenize-os em datas festivas e aproveite as oportunidades para chamar a atenção para sua clínica. Sempre que possível crie ligações entre o que é comemorado e seu campo de atuação. Quando não for o caso, preste apenas uma homenagem sincera. Isso vai fazer com que você seja sempre lembrado e mostrar sua cortesia e atenção com seus clientes. 

Além da escolha criteriosa das datas a serem reverenciadas, é importante pensar também na constância em que elas serão usadas no seu calendário de marketing. Ao mesmo tempo em que é preciso ter cuidado para não cansar seus pacientes, o que criaria um efeito oposto ao pretendido, também é necessário que a periodicidade dessas lembranças ocorra com certa frequência. Para defini-la, leve em consideração também sua disponibilidade ou a de sua equipe para produzir o conteúdo a ser distribuído. 


Saiba quem é a sua persona 


Entender qual o perfil dos seus pacientes é um passo primordial para estabelecer uma comunicação direcionada e efetiva, que levará a laços afetivos e de confiança. E isso é essencial para que o seu conteúdo atenda às expectativas da sua clientela e aborde as questões de interesse dela. Por isso, a elaboração da sua persona precisa preceder qualquer ação de marketing, já que é ela quem vai lhe orientar sobre as características e demandas de quem lhe escuta. 

Para a elaboração da persona, não basta ter uma ideia geral do seu público baseada na sua impressão. É preciso ter detalhes sobre gênero, idade, comportamento, classe, faixa etária, hábitos, estilo de vida, local de moradia, preferência por procedimentos, predisposições para a realização de novos procedimentos e outras variáveis que você pode identificar a partir das singularidades dos seus pacientes. 

Mas como conseguir acesso a tantos detalhes? Não ache que a simples análise do prontuário dos seus pacientes vai lhe fornecer subsídios para criar uma persona de forma adequada. Para ter essas informações em mãos, é preciso uma pesquisa aprofundada com uma amostra deles – o que normalmente leva tempo e é dispendioso – ou simplesmente dispor de um banco de dados que lhe forneça essas e outras características. E isso, além de viável, é simples e barato. Basta lançar mão de um sistema como o Gestão DS, capaz de coletar informações ricas e úteis do seu público a partir de formulários automatizados que conseguem fornecer uma noção bem precisa sobre quem frequenta sua clínica ou consultório. 

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Defina objetivos 


Um planejamento de marketing para consultórios precisa ser idealizado a partir dos resultados pretendidos. Antes de tudo, determine sua intenção. Seu objetivo é aumentar sua base de pacientes? Ou mais importante é fidelizar os que você já tem? Seu consultório precisa melhorar o faturamento? Você precisa criar um fluxo de comunicação com seus pacientes para incentivá-los a realizar novos procedimentos? O principal para sua clínica é otimizar os atendimentos e proporcionar uma experiência completa e envolvente a partir das suas consultas? Ou quem sabe você prefira mirar nos pacientes que buscam informações e se mostram predispostos a certos tratamentos e procedimentos, mas ainda não se decidiram? 

Essas e muitas outras metas dentro da realidade do seu negócio podem ser buscadas com a ajuda de um plano de marketing alinhado às demandas do seu consultório. E determiná-las de maneira objetiva é outro ponto de partida básico que vai orientar todos os passos seguintes. Com base nelas, você vai identificar o meio mais adequado para a comunicação com seu público-alvo, o tom do que vai ser falado e como esse conteúdo precisa ser elaborado para provocar as reações pretendidas nos seus destinatários. 

Para todas essas necessidades, o Gestão DS dispõe de ferramentas simples, fáceis de usar e capazes de se adequar a variados objetivos, como a criação e o disparo de e-mails, o envio de mensagens personalizadas, a disponibilização de utilidades que facilitam a comunicação no pré e no pós-atendimento e no acompanhamento de procedimentos. Pela plataforma, também é possível automatizar diversas ações focadas na fidelização de pacientes, tudo de forma descomplicada e personalizável de acordo com suas demandas e as do seu público.  

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Automatize sua comunicação  


Você já definiu seu calendário, identificou sua persona e sabe bem qual é o objetivo do planejamento de marketing para as necessidades do seu consultório. Então qual é o próximo passo? Depois de tudo ajustado, é preciso automatizar os processos de comunicação. A criação de um conteúdo relevante sem a garantia de que ele chegue de forma eficaz ao público pretendido é sinônimo de tempo e energia perdidos. 

Por isso, é preciso assegurar que sua mensagem chegue ao destino de forma rápida e sem dificuldades. E é justamente para isso que o Gestão DS dedicou parte de sua plataforma. Nosso time de desenvolvedores criou ferramentas de automação em diversas áreas para facilitar ao máximo a rotina já tão cheia de demandas dos médicos. 
Entre elas, o disparo de mensagens por vários meios, a serem definidos de acordo com a sua preferência e a dos pacientes, é um dos grandes diferenciais do sistema. 

Com ele, você tem a seu dispor funcionalidades como o envio automático de e-mails personalizados após cada atendimento, o que permite o acompanhamento dos seus pacientes de forma mais próxima. Também é possível implementar facilidades para os seus pacientes, como o agendamento on-line e a confirmação de consultas por mensagens de WhatsApp ou SMS. Ou ainda utilizar os lembretes de aniversário, que permitem o envio de felicitações previamente agendadas e a criação de campanhas de e-mail marketing a partir da sua base de pacientes, com a possibilidade de segmentação por grupos específicos, para a divulgação de novidades e o disparo de comunicados. Tudo isso de um jeito fácil de configurar e sob o seu total controle 

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Crie um conteúdo diferenciado e de peso 


Com todos os detalhes preliminares do plano de marketing traçado para o seu consultório, é hora de se dedicar ao que de fato vai mostrar seu diferencial: o conteúdo. É ele que vai atrair e encorajar seus pacientes para novos atendimentos e mantê-los por perto. Para tanto, o teor do que você comunica é essencial – tanto quanto a forma de fazê-lo. 

Pense no que é de fato relevante, mostre seu conhecimento e o quanto você está atualizado na sua área, fale sobre novos estudos e tendências. Preste atenção nas dúvidas frequentes dos seus clientes. Muitas vezes elas são comuns e despertam o interesse de muitos deles com facilidade. Aproveite para aprofundar, numa linguagem simples e acessível, questões que costumam surgir antes de certos procedimentos, detalhe tratamentos e suas respectivas eficácias, fale sobre questões atuais que tenham a ver com sua área de atuação. Ninguém como você mesmo para entender do que seus pacientes precisam e o que eles querem e precisam saber! 

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Desenvolva sua autoridade no meio digital 


Aproveite a facilidade das redes sociais e o grande alcance gerado por elas para criar conteúdos que mostrem seu conhecimento. Desta forma, você amplia seu público, angariando novos seguidores, e reforça sua relevância entre os pacientes antigos. Estimule a interação com quem lhe acompanhe, usando as múltiplas funcionalidades que esses meios proporcionam, como chats e conversas ao vivo. Promova lives com convidados que possam agregar conhecimento e complementar as informações sobre temas específicos. 

Uma das formas mais eficazes de fortalecer sua autoridade on-line é produzir vídeos, formato que se consolidou como campeão entre as buscas por conteúdo. Além de permitir uma comunicação clara e fácil, os vídeos, por conta do teor de pessoalidade, também ajudam a lhe aproximar de potenciais pacientes, que se sentem muito mais seguros e à vontade em procurar um médico que lhes parece familiar, se dispôs a esclarecer dúvidas e a detalhar com cuidado tratamentos e procedimento de uma forma muitas vezes impossível de ser feita em um simples consulta. 

Viu como é possível, com ajuda de alguns passos, criar um planejamento de marketing para o seu consultório mesmo sem ser um expert na área? Para lhe ajudar em todas essas etapas, o Gestão DS oferece uma série de funcionalidades capazes de ajudar em todas as tarefas envolvidas na rotina de uma clínica — desde a marcação on-line, a personalização dos prontuários eletrônicos e a criação de planilhas de custos até a automação de ações de divulgação e de fidelização — de um jeito simples e descomplicado. Ficou curioso sobre como uma plataforma é capaz de agregar tudo isso? Clica aqui para conhecer o nosso site e ficar pro dentro de todas as funcionalidades e facilidades que nosso sistema pode oferecer para o seu dia a dia!


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