6 coisas que você precisa saber sobre prontuário eletrônico

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

Você já passou por momentos em que precisava de algum dado a mão e não tinha? Ou até mesmo em casa, queria uma informação, mas os documentos estavam na clínica?

Estes são problemas que mostram que está na hora de você mudar do prontuário de papel, para o prontuário eletrônico!

Mas como assim?

A palavra prontuário tem como significado ser o “lugar onde são guardadas coisas de que se pode precisar a qualquer momento”. Desta forma, o termo “prontuário médico” mantém este significado, já que concentra os registros da saúde de um paciente, com informações essenciais.

Neste artigo iremos esclarecer, de maneira simples, o que é e quais as principais funções de um prontuário eletrônico para compreender os benefícios desta implementação em sua clínica!

Boa leitura!

1. O que é prontuário eletrônico

A maneira mais comum para se armazenar as informações de seus paciente é através do registro em papel. Contudo, esta forma de registro contém vários riscos. Dentre eles estão o extravio e quebra de sigilo, além da falta de mobilidade dos dados caso haja troca de médico ou, até mesmo, para uma consulta diferente com o mesmo médico.

O uso do Prontuário Eletrônico surge em um momento de desenvolvimento tanto da medicina quanto da informática na área da saúde. Dessa forma, é possível realizar o registro de informações de forma digital.

Agora que você já entendeu o que é um prontuário eletrônico, vamos apontar as suas principais vantagens.

2. Informações

Sendo registrado em papel ou digitalmente, o prontuário ainda deverá seguir as mesmas regras propostas anteriormente. Ele irá, obrigatoriamente, conter as seguintes informações segundo o Código de Ética Médica:

  • Identificação do paciente
  • Anamnese
  • Exame
  • Hipóteses diagnósticas
  • Diagnósticos definitivos
  • Tratamentos efetuados

Seguindo a mesma regra, com o uso de um prontuário eletrônico será possível personalizar de acordo com as suas necessidades. Além disso, você terá, de modo facilitado, o acesso às seguintes atividades: prescrição de medicamentos, anotações da consulta e observações privadas, alergias e sensibilidades e visualização de exames.

O seu prontuário poderá também lhe ajudar a fidelizar seus pacientes! Para isto, é essencial que você tenha maior conhecimento sobre eles.

Se você está preocupado com legislação saiba que, desde 2007, existe a autorização do CFM para o uso de sistemas informatizados para o arquivamento e registro desta espécie de informações.

O uso digital de prontuários está autorizado (desde que siga as regras), então porque não fazer esta renovação em sua clínica?

3. Segurança

Você já está convencido de que armazenar as informações digitalmente é muito mais prático e ágil. Contudo, ainda está preocupado com a segurança de ter seus dados na nuvem, certo?

Além da segurança, a privacidade, a confidencialidade e a integridade de seus dados são fatores base na implementação de um sistema de prontuário eletrônico. O acesso desses dados somente pode ser permitido a pessoas autorizadas devido ao sigilo das informações sobre o paciente.

Dessa maneira, o sistema de prontuário que você escolher deve ter diferentes permissões de acesso. Os dados podem ser vistos apenas pelo médico, ou este pode permitir acesso a outros médicos, secretárias e recepcionistas. O prontuário deve lhe fornecer estas opções!

Para uma segurança eficiente dos registros, deve existir um armazenamento apropriado, acesso com o uso de senhas através de um site 100% seguro e outros recursos que evitem modificação, destruição e roubo de informações.

4. Vantagens

Além dos principais fatores como a praticidade e a economia, você já sabe que o prontuário eletrônico garante a prescrição em poucos cliques, com segurança e a personalização do seu prontuário. Além disso, os pacientes não terão problemas com a falta de entendimento do que está escrito: tudo estará digitado.

Os arquivos passam a ser acessados (DE QUALQUER LUGAR!) através de computadores e smartphones. Dessa forma, o histórico do paciente ficará centralizado, o que facilita no acompanhamento da evolução durante as consultas.

Podemos citar diversas outras vantagens que os melhores serviços de prontuário eletrônico terão:

  • Anexo de imagens e documentos;
  • Acessibilidade e praticidade (computador, notebook, smartphone);
  • Segurança com sistema criptografado e em nuvem;
  • Possibilidade de fazer anotações que podem ser vistas pela sua secretária;
  • Retenção de informações pessoais e profissionais sobre seus pacientes;

QUER SABER COMO ESTÁ A GESTÃO DE SUA CLÍNICA? Confira a planilha gratuita

5. Agenda organizada

Além da praticidade de poder anotar as informações de seus pacientes durante o atendimento, é importante que você possa ter acesso a diferentes dados.

Existem sistemas em que você pode ter uma agenda em sua clínica e um prontuário eletrônico, como na GestãoDS. Com isso, você pode utilizar a agenda digital para a sua organização e ter mais agilidade durante os atendimentos.

6. Investimento seguro

Com um prontuário eletrônico você poderá migrar todas suas informações do papel para o digital. Uma vez que esses estejam digitalizados, você consegue ter todas as informações em um só lugar.

Em relação ao investimento financeiro, você pode ficar tranquilo pois existem softwares que oferecem planos que cabem no seu bolso. As assinaturas são fáceis de fazer e também de cancelar.

Mas também é preciso cuidar com os softwares gratuitos e os riscos que eles podem trazer à sua clínica!

Agora que você já sabe que esta é a melhor opção para a sua clínica, que tal fazer uma demonstração GRATUITA? Entre em contato conosco clicando no banner abaixo!


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *