5 vantagens do prontuário eletrônico do paciente

Descubra as principais vantagens ao optar por um prontuário eletrônico do paciente em sua clínica ou consultório.

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS
Bruna Casser

A organização de uma clínica é fundamental para a otimização do dia a dia. Por isso, dentre as diversas ações para melhorá-la, há a possibilidade de investir em um prontuário eletrônico do paciente.

Mas, o que é isso? O Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP como é chamado, nada mais é do que o prontuário médico digital e personalizado. Através dele, os profissionais da saúde registram as  informações de saúde, clínicas e administrativas de seus pacientes.

Com o avanço da tecnologia e a facilidade que ela propõe, o digital virou a opção mais vantajosa dentro de uma clínica. Assim, a possibilidade de mobilidade, registro na nuvem e troca de dados possibilitou que esta opção fosse tão utilizada. Atualmente encontra-se o uso de prontuário do paciente em diversos consultórios.

E uma das primeiras coisas que você deve pensar é na segurança das informações, certo? Não se preocupe, iremos tratar sobre isto durante o texto também.

minicurso gestão inteligente prontuário do paciente

Abaixo você irá conferir, então, 5 momentos em que o prontuário eletrônico do paciente é fundamental. Ele irá auxiliar no dia a dia e na otimização de sua clínica. Boa leitura!

1. Sair do papel

O processo de se adequar ao digital e perder costumes antigos pode ser complicado para algumas pessoas. A dificuldade com as tecnologias pode ser um desafio, o que podemos considerar uma desvantagem. Mas, isto não precisa ser complicado.

Contar com uma empresa que irá auxilia-lo durante todo o processo é essencial. Os prontuários antigos não precisam necessariamente ser digitados novamente, eles podem ser digitalizados. O fácil acesso à arquivos dentro do cadastro do paciente faz com que fotografar ou escanear os prontuários antigos seja uma opção viável.

Além disso, iremos comentar outras vantagens a seguir, e uma das primárias é, sem dúvidas, a economia de espaço físico. Você não precisará separar uma sala inteira para armazenar os documentos e fichas, tudo estará em seu prontuário.

Que tal aproveitar esta sala extra para criar um novo espaço de exames, ou contratar mais funcionários para auxiliar?

2. Segurança das informações

Como já citamos no início do texto, a segurança das informações é uma das maiores preocupações. Contudo, usando um prontuário eletrônico as informações de seus pacientes ficarão salvas em um sistema cloud, ou seja, na nuvem. 

Ao contrário do prontuário de papel, as informações não poderão ser extraviadas, sofrer com a ação do tempo ou por algum acidente. Contudo isso será improvável com o uso do prontuário eletrônico, que apresenta um processo mais prático e ágil.

Além disto, quesitos como privacidade, confidencialidade e integridade dos dados são fatores fundamentais na implementação do sistema. O principal fator será a permissão de visualização, que deve permitir que o médico autorize somente quem desejar. Esta parte referente ao sigilo das informações de seus pacientes e suas informações financeiras é essencial.

Assim, você deve pesquisar e conhecer bem o prontuário que escolher para a sua clínica. Isto será determinante para não acabar com um prontuário que utiliza suas informações de maneira incorreta ou não tenha níveis de permissão de acesso. Esta será uma das principais diferenças entre os softwares existentes no mercado.

3. Mobilidade e Acessibilidade

O acesso do prontuário do paciente com sistema cloud lhe permite ir além. Portanto, você terá acesso à informações de seus pacientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Este acesso será feito não somente em computadores, como no seu smartphone, tablet e notebook conectado à internet.

Assim, além da economia de espaço físico que já mencionamos, existe a grande acessibilidade das informações. Você não precisará mais pegar arquivos e pastas para encontrar informações que estarão há um clique.

#Na prática: Assim como você e toda a sua equipe terão acesso rápido à arquivos, tudo ficará mais otimizado. Você terá disponível a data de aniversário, quantidade de atendimentos, informações sobre pagamentos.

Esta facilidade se dá, também, ao seus funcionários. Eles terão acesso ao sistema em todos outros aparelhos. Assim, eles podem até mesmo entregar um tablet ao paciente, por exemplo, para fazer um questionário inicial de pesquisa.

gestão clínica prontuário paciente

4. Produtividade e otimização

Um dos processos mais importantes é o atendimento ao paciente. Se você usa prontuário de papel já percebeu o tempo que perde escrevendo e não olhando para seu paciente. Isso incomoda? Esta é, sem dúvidas, uma das vantagens mais relevantes para fidelizar seu paciente.

Você já pensou no quanto de tempo é perdido preenchendo formulários e escrevendo receituários manualmente? O uso do prontuário do paciente fará com que você otimize as tarefas de forma facilitada. Assim, você ganhará mais tempo conhecendo o paciente e examinando-o do que anotando em um papel.

#Na prática: em softwares como na GestãoDS você poderá deixar textos e modelos de prontuário prontos para atendimentos específicos. Também poderá otimizar seu tempo criando fórmulas de receitas que utiliza frequentemente.

5. Atuar na fidelização dos pacientes

A última das vantagens que iremos apresentar hoje envolve a fidelização de seus pacientes. Como comentamos em nossos textos anteriores, este processo envolve, além do serviço prestado, a atenção e o cuidado.

Pacientes satisfeitos e com entendimento sobre os procedimentos que estão fazendo têm mais probabilidade de indicá-lo futuramente a algum conhecido. Mas tudo isso irá vir da organização que sua clínica tem em armazenar e lidar com as informações importantes.

#Na prática: alguns softwares, como a GestãoDS, disponibilizam recursos que auxiliam na otimização deste armazenamento. Com ele, você consegue ter um controle maior sobre quem são seus pacientes e o que eles trazem de retorno efetivo na sua clínica. Ademais, esta será uma forma de entrar em contato facilmente com eles. 

Viu, não é difícil!

Quer entender melhor como podemos auxiliar no seu dia a dia? Que tal marcar uma demonstração do sistema para ter uma solução personalizada? Clique no banner abaixo e agende agora mesmo!

demonstracao gratuita prontuário do paciente

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Bruna Casser

Publicitária e produtora de conteúdo no Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *