livros médicos

5 livros para médicos melhorarem sua gestão

Veja essa lista de livros escolhida exclusivamente para médicos gestores.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Uma das principais dificuldades de profissionais da saúde que estão iniciando são as aplicações de técnicas de gestão que possam ser otimizadas no dia a dia. Para isso, selecionamos uma lista dos livros que podem influenciar nesse dia a dia dos médicos.

Por isso, montamos uma lista de 5 livros que podem auxiliar na gestão diária. Para que, além de realizar um ótimo atendimento, os profissionais possam gerenciar uma clínica. Para recém-formados pode ser um desafio, mas com pequenas ações é possível alcançar melhores resultados. 

Antes de conferir nossa lista, aproveite para baixar alguns conteúdos ricos que vão auxiliar a mensurar melhores como está sua clínica. Basta clicar nos banners abaixo:

gestão clínica médico gestor
indicadores desempenho clínica médica
divulgue sua clínica médica

Agora que já está por dentro dos processos que envolvem a gestão de uma clínica, veja a lista que preparamos. Com esses livros você será um gestor mais preparado para as atuações do dia a dia. 

1 – Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, por Jeff Sutherland

No livro de Jeff Sutherland você é levado a um mundo que mostra como aplicações simples de organização podem ser essenciais para cada projeto. A confiança e autonomia na equipe são essenciais para melhorar a produtividade do negócio. 

Inicialmente, a técnica Scrum foi aplicada para empresas de tecnologia, mas é uma ferramenta que pode ser usada em diferentes mercados. Os testes apresentados pelas empresas mostram mais rapidez e agilidade de lançamentos oferecendo feedbacks mais rápidos.

Isso é essencial para médicos que querem melhorar a gestão, mas não podem perder tempo com tarefas desnecessárias. Utilizar essas técnicas para implementar mudanças em sua clínica pode ser o diferencial de um gestor de sucesso. 

2 – O poder do hábito, por Charles Duhigg

Esse best-seller de Charles Duhigg fala muito sobre as ações que temos no dia a dia e como podemos alterar muitas delas baseadas em hábitos. Nesse caso, ele apresenta um novo entendimento sobre o potencial de transformação que temos no nosso dia a dia.

Para médicos, é essencial saber como diferentes padrões e comportamentos sociais moldam nossas vidas. Por isso, com esse livro na cabeceira de sua cama, você estará preparado para implementar diferentes mudanças. Principalmente na gestão da sua clínica, sabendo muito bem o que é preciso mudar a partir de um olhar externo.

3 – Checklist, por Atul Gawande

Em outro texto, já falamos muito sobre esse livro. No entanto, Gawande é um cirurgião experiente que traz muitos conhecimentos compartilhados para médicos e gestores. No livro, ele conta diferentes relatos para mostrar como um simples checklist pode resolver até os casos mais complexos. 

Nesse caso, ele aponta erros que são causados pelo desconhecimento das informações e outros por distração. Esses, podem ser evitados com uma organização prévia e uma lista das necessidades antes de qualquer tarefa. Para médicos e gestores, é um ponto-chave para melhora da gestão. 

4 – Mindset: A Nova Psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck 

Carol aborda em seu livro muitos tópicos essenciais para os profissionais modernos, tais como: sucesso, motivação, mudança de visão sobre as coisas do dia, entre outras. Dessa forma, aborda sobre como um novo olhar faz diferença em como agimos e reagimos.

Essa nova psicologia do sucesso apontada por ela vai ser essencial para médicos e gestores. Ao buscar o crescimento, encontram no caminho diversos obstáculos que podem ser vistos de maneira diferente sob essa ótica. 

5 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: Lições poderosas para a transformação pessoal, por Stephen R. Covey

Esse livro é um clássico no mundo dos negócios, mas não deveríamos nos esquecer dele. Isso porque ele se apresenta como um guia para que qualquer gestor aprimore suas técnicas e modifique seus hábitos. O objetivo, em suma, é o sucesso que pode ser alcançado modificando algumas ações.

Para médicos e gestores, entender quais são os tópicos abordados é essencial para pensar em equipes altamente eficazes. Assim, os melhores resultados possíveis podem ser alcançados. 

E aí? O que achou da nossa lista? Compartilhe conosco quais são os livros que estão em sua cabeceira. Com certeza, são esses materiais educativos que transformam suas ações dia após dia, melhorando todos os processos e compartilhando conhecimento.

Para conhecer um pouco mais sobre como a GestãoDS está envolvida no processo de gestão de uma clínica, clique no banner abaixo:

demonstracao gratuita médico gestor

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *