marketing médico clínica consultório

5 dicas de marketing médico para ajudar a alavancar sua carreira

Juliana Aragão

Jornalista com larga experiência em escrita e edição para web em veículos da grande mídia, portais, blogs e redes sociais. Especialista em reportagens e coberturas na área de saúde e em marketing digital.
Juliana Aragão

Há quem torça o nariz, há quem entre em modo de negação, mas sejamos realistas: o marketing médico é hoje uma das ferramentas essenciais para quem atua em clínicas e consultórios. Se até pouco tempo construir uma carreira sólida na área dependia exclusivamente de uma boa formação e da satisfação dos pacientes, um terceiro pilar entrou em campo para mudar definitivamente essa noção.

Hoje, o marketing já faz parte da rotina de médicos e se incorporou ao ramo de forma natural. Como consequência, ele trouxe avanços incríveis na forma de se relacionar com a clientela e na atenção dada a ela. Do ponto de vista do negócio, os impactos são incontestáveis.

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Satisfação dos pacientes é o ponto de partida fundamental no marketing médico

Graças ao mapeamento do público, aos anseios dele e ao entendimento do que os pacientes procuram, é possível prestar uma assistência integral e de muito melhor qualidade. Com isso, vem a garantia de satisfação e novas indicações, num círculo virtuoso em que todos os envolvidos só têm a ganhar.

Mas ao mesmo tempo em que os benefícios do marketing médico são evidentes, ainda há muita gente que atua na área que não faz nem ideia de como incorporá-lo no dia a dia. De fato, trata-se de uma disciplina que nem de longe faz parte do currículo do ensino médico. Por isso, muitos profissionais precisam aprender na prática, na base da tentativa e erro.

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As dificuldades desse percurso, porém, podem ser amenizadas com a ajuda de orientações e ferramentas específicas para o ramo. Com o auxílio delas, é possível começar do zero já apostando e fórmulas eficazes e com potencial de retorno em curto prazo. E para quem imagina que incorporar o marketing na rotina de um consultório é tarefa difícil e trabalhosa, a realidade mostra um cenário bem diferente.

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Antes de tudo, é absolutamente viável implementar ações na área do marketing médico sem precisar de uma assessoria especializada e sem grandes investimentos iniciais. Com pequenos passos e pouco trabalho, é possível começar a ver resultados em pouco tempo.

Mas é natural que não se saiba por onde iniciar. Por isso, elaboramos esse roteiro com dicas fáceis e fundamentais para quem pretende começar a usar o marketing médico para alavancar a carreira, encantar pacientes e ganhar visibilidade na área.

Defina a persona que representa a sua base de pacientes

Na realidade de uma clínica médica, assim como em qualquer negócio, o ponto de partida do marketing precisa a persona. Trata-se de um perfil fictício baseado em gênero, comportamento, hábitos, escolhas, estilo de vida, formação escolar, renda, faixa etária e inclinações para compras definido a partir do seu público.

A melhor forma de desenhar essa persona é tomar como ponto de partida características coletadas em entrevistas ou pesquisas no seu próprio banco de dados de pacientes. Partindo desse perfil, você vai conseguir determinar com muito mais assertividade com que está falando, quais os melhores canais para isso, o tipo de abordagem, o tom de voz e o conteúdo mais adequado.

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Estabeleça uma estratégia de marketing médico

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Quais os principais objetivos do seu plano de marketing? Conquistar novos pacientes? Melhorar a experiência e cativar sua base de clientes? Melhorar a comunicação com seu público? Firmar seu nome no mercado? Dependendo da meta que se busca, a forma de atuar pode ser bem distinta.

Por isso, é fundamental fazer uma análise prévia dos resultados pretendidos para, assim, traçar um planejamento de marketing adequado. Essa escolha vai funcionar como um foco, delimitando as ferramentas e as formas mais propícias para atingir a finalidade escolhida. Com isso, fica muito mais fácil adotar as medidas necessárias, decidir os meios mais eficazes e o que deve ser tratado como prioridade.

É também a estratégia que vai permitir mensurar se a solução escolhida foi a mais oportuna e ajudar a redesenhar os trajetos, caso necessário. Mas seja realista: sua estratégia precisa ser, antes de tudo executável com as ferramentas de que você dispõe. Seja racional, se for necessário comece aos poucos e expanda as ações gradualmente.

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Foque na jornada dos seus pacientes

Vivemos hoje em plena Era da Experiência, o que interfere em todos os campos das nossas vivências, mas especialmente na do consumo. Em termos práticos, isso quer dizer que a forma de interação entre clientes e empresas é uma etapa fundamental no que chamamos de jornada de compra. E essa trilha define diretamente a satisfação dos seus pacientes.

Por isso, é essencial estar atento a todas as etapas do contato entre eles com seu consultório. E isso vai desde que ele entra no seu site ou nas suas redes sociais, quando acontece a possível intenção de marcar uma consulta.

O caminho segue com o agendamento, o pré-atendimento, a consulta de fato, o acompanhamento posterior e todos os contatos que acontecem depois disso, ou seja: é uma longa estrada em que absolutamente todos os detalhes têm que ser observados. A intenção aqui é não só atender a todas as expectativas da sua clientela, mas superá-las, criando uma sensação de encantamento.

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Invista na sua presença digital

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Falar em marketing hoje envolve obrigatoriamente um trabalho sólido e consistente na internet. Perfis nas redes sociais com conteúdos relevantes, um site funcional e alinhado com as expectativas dos seus pacientes e a produção de vídeos educativos são pontos essenciais no marketing médico.

Tenha em mente que, para a melhor experiência do usuário, você precisa concentrar esforços em ser útil e em orientar. Por isso, não basta apenas ser visto: tão ou mais importante é entregar um conteúdo de valor e pertinente.

Também vale a pena lembrar que a objetividade e a linguagem simples e direta são pontos obrigatórios para que você consiga se comunicar nos meios digitais de forma efetiva e de se aproximar do seu público.

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Implemente ferramentas que otimizem o acompanhamento dos pacientes

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Imagine se fazer presente em todas as etapas da recuperação de procedimentos feitos por seus pacientes sem obrigatoriamente ter que falar diretamente com ele. Com as muitas facilidades trazidas pelos canais de comunicação direta em meio digital, hoje é possível ficar virtualmente perto da sua clientela sem dispender nenhum esforço para isso.

Com a ajuda de uma funcionalidade muito simples de ser implementada na rotina do seu consultório, você pode enviar mensagens automáticas para seus pacientes.

Melhor ainda: todo o conteúdo dessa comunicação já chega pronto para ser usado, tudo elaborado por especialistas nas respectivas áreas, para você não precisar se preocupar com nada. Com ele, você cria facilmente um fluxo automático de comunicação, programando o envio por e-mail ou WhatsApp.

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Se você pretende começar a colocar em prática o marketing da sua clínica o consultório de uma forma descomplicada e fácil, conheça as funcionalidades que o Gestão DS oferece. Com a nossa plataforma, implementar ações para melhorar o seu relacionamento com os pacientes, criar canais de comunicação com a sua clientela e identificar novas oportunidades de negócios é fácil, rápido e intuitivo.

Para conhecer essas e muitas outras possibilidades que o nossos sistema oferece para facilitar a gestão da sua clínica ou consultório, entre em contato e participe dessa mudança!


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