❗ 3 riscos de utilizar um software médico gratuito

Se você optou por um software médico gratuito pode acreditar que está tendo vantagem em sua escolha. No entanto, o risco que sua clínica está correndo pode ser bem grande. Listamos para você 3 riscos principais ao utilizar um software grátis online.

Sabemos que você pode ter escolhido essa ferramenta para gerir sua clínica da melhor forma e ter um prontuário eletrônico na utilização. Ótimo! Começou bem.

Mas, essas soluções de economia podem prejudicar todo o planejamento que você construiu utilizando-os. Isso porque, se você não está pagando por algum produto, então você é o produto.

O principal problema que podemos lhe adiantar é a segurança da informação dos seus pacientes, que está muito prejudicada. Mas, ainda está na dúvida se troca seu software gratuito por um pago? Acompanhe esse artigo e veja os riscos de sua utilização.

1. Segurança das informações

Normalmente, um software médico gratuito não possui termos e garantias de armazenamento seguro das informações dos pacientes.

Quem, então, poderá garantir que esses dados não serão utilizados por terceiros? Se você quer sigilo das suas informações com certeza seus pacientes também gostariam que tivesse a mesma atenção por eles.

Lembrando que, sigilo de prontuário eletrônico é lei e pode ter consequências para o médico se isso for a público. Só o médico e o paciente têm acesso, se tiver interesse.  

Outro risco é o desenvolvimento do software médico gratuito. Ao desconhecer quem foi responsável por sua criação pode ser mais difícil conseguir de volta suas informações caso queira migrar de software.

Uma das maiores preocupações é com relação aos dados dos pacientes, então como evitar que essas informações sejam reveladas? Uma ferramenta que possua sistemas de proteção de dados consistentes pode ser a solução.  

2. Constante atualização

As atualizações do mercado são o que fazem do software mais moderno e seguro. Quando você escolhe um software médico gratuito está deixando com que ele tome as decisões por você. Então, como cobrar inovações tecnológicas?

O que importa você ter um sistema e não pagar nada por ele, mas ter uma série de problemas durante a utilização ou acompanhamento das informações dos pacientes.

Por isso, saber sobre atualizações e novidades é importante ao escolher a ferramenta que irá auxiliar na gestão da sua clínica. Pense que esse software médico gratuito pode trazer mais dor de cabeça do que benefícios.

3. Suporte técnico

Bom, se você já escolheu o software médico gratuito e colocou todos seus pacientes no sistema e teve algum problema, provavelmente, você não saberá como contorná-lo.

Fique atento ao suporte! Como é o atendimento? Quanto tempo demoram para lhe responder? Você já teve alguma dificuldade mexendo no software? Então, um software médico gratuito, normalmente, não irá apresentar uma solução instantânea para seu caso.

Por mais que apresente uma página de suporte, não significa ter um atendimento personalizado e imediato de uma equipe preparada. Essa, conhece o seu dia a dia no consultório e sabe da necessidade de ter respostas imediatas.

Antes de escolher efetivamente, veja quanto tempo demoram para responder uma dúvida e se atendem em todos canais oferecidos. Não adianta estarem em diferentes plataformas, mas só atender solicitações por e-mail, por exemplo.

Mas, afinal porque não escolher um software médico gratuito?

Ter um software seguro e completo é essencial para otimizar seu tempo e todos processos na clínica. Com ele, você poderá ter um acesso rápido, com todas as informações em um só lugar, ter mais facilidade ao acessar o seu prontuário eletrônico e, ainda, enviar conteúdos educativos de pós-procedimentos ou cirurgias.

Nesse caso, o barato ou mesmo o gratuito podem sair caro. Não economize em uma ferramenta que participa de grande parte de seu dia a dia e que contém informações tão preciosas. Opte por economizar em áreas que não afetam a qualidade do serviço oferecido por você.

Gostaria de entender melhor como funciona o nosso prontuário eletrônico? Agende uma demonstração AGORA.



Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube