3 dicas para médicos fazerem Live no Instagram

Entenda melhor sobre como você pode fazer uma transmissão de sucesso

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

O Instagram possui diversos recursos além das postagens no próprio feed, como o Stories por exemplo: uma foto ou vídeo que seus seguidores podem ver durante 24h no seu perfil. Mas, em 2016 a rede social foi além e criou o Instagram Live, um modo que permite fazer uma transmissão de vídeo em tempo real. 

Você provavelmente já deve ter visto inúmeras lives do Instagram em seu perfil. Independente se possui uma conta da sua clínica ou pessoal, deve ter se deparado com diversos médicos que utilizam essa ferramenta. Por isso, conhecer suas novas funcionalidades e saber como aplicá-las é essencial

Se você também quer começar a fazer lives, mas ainda tem inúmeras dúvidas, esse artigo vai mostrar como esse recurso pode ser melhor utilizado. Com as lives no Instagram, você perceberá que, além de atrair novos pacientes, também poderá atuar na fidelização dos mesmos. 

A live é uma ótima opção para aproximar o profissional da saúde de seus pacientes e responder todas as suas dúvidas ao vivo – as pessoas podem fazer perguntas pra você durante a transmissão. Além disso, se você desejar compartilhá-la, ela também fica disponível no seu perfil durante 24h. 

Para fazê-las, basta selecionar a opção “ao vivo” na própria câmera dentro da plataforma. Quando estiver tudo ok, seus usuários serão notificados para assistir. 

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Esse recurso permite fazer algo muito interativo sem alto valor de investimento. Pois, você não precisará de programas de edição, por exemplo, para começar a utilizá-la, diferente de outras plataformas. 

Agora, separamos 3 dicas para médicos e profissionais da saúde que querem fazer lives no Instagram. Basta você seguir nossas dicas e terá ótimos resultados em seus projetos. Se, antes disso, quiser entender como ampliar a divulgação do seu negócio através das redes sociais, montamos um e-book exclusivo sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo para acessar:

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A partir desse momento acompanhe nossas dicas para uma live de sucesso: 

1 – Planeje como será a live

Antes de começar, saiba que esse não será somente um momento com seu paciente, mas um espaço de diálogo que pode ser periódico. Claro que é um vídeo mais informal, mas, independente disso, você pode montar um roteiro do que irá falar durante a transmissão. 

É fundamental colocar no papel qual será o nome, data e assunto abordado na live. Você pode escrever as perguntas mais frequentes que recebe sobre o assunto e respondê-las ou falar sobre o tema em tópicos. A partir desse planejamento, mesmo que você tenha menos interação no início, vai conseguir fazer um conteúdo de qualidade. 

Além disso, escolha muito bem o ambiente para que ele seja silencioso e com boa iluminação na data e hora marcadas. Cuidado com algum telefone que poderá tocar ou notificação que poderá receber em seu celular. Ah, e se tiver ar condicionado, prefira mantê-lo desligado para que o áudio fique melhor. 

2 – Invista na divulgação

Agora que você já tem um planejamento bem definido e sabe qual é o objetivo da sua Instagram Live, pode começar a divulgação. Use seu perfil para informar, principalmente, a data e hora da transmissão e o tema que será abordado. 

Caso não tenha uma audiência muito grande no próprio Instagram, comece enviando essas informações via whatsapp ou até e-mail. Assim, seus pacientes saberão que você se lembrou deles ao produzir esse novo conteúdo. Dessa forma, todos poderão se programar para acompanhar você. 

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3 – Teste iluminação, som e a própria plataforma

Chegou o tão esperado dia: a primeira live no Instagram. Mesmo que você já conheça bem o Instagram, é sempre bom fazer testes antes de começar a gravar de verdade. 

Primeiro, faça um breve ensaio do seu roteiro para ver se está tudo certo. Depois, teste o dispositivo que vai ser responsável pela live. Lembre-se de fazer isso algumas horas antes para poder recorrer a um plano B se algo der errado.  

Além disso, teste novamente a iluminação do local (se tem algum reflexo na imagem ou muita sombra no seu rosto, por exemplo) e o som que está saindo do seu dispositivo móvel. A luz e o som são fatores fundamentais para fazer um bom vídeo.

Tudo certo com o roteiro, dispositivo, luz e som? Agora sim, você está preparado para fazer uma live e responder as dúvidas de seus seguidores. 

DICA BÔNUS: Acompanhe lives no Instagram

Assim, essa é a grande máxima do benchmarking: assistir algumas lives no Instagram antes de começar a fazer as suas. Essa é a forma mais rápida de entender como uma live funciona e como acontece a interação entre o perfil e seu público.

Lembre-se sempre de verificar se todos pontos citados acima são levados em consideração por eles. A partir disso, você pode montar um calendário e selecionar uma periodicidade das transmissões para que sua audiência fique preparada para suas lives. Dessa forma, além de estarem lhe esperando, indicam o mesmo para outras pessoas. 

Como pode ver nesse texto, a live no Instagram é uma forma muito eficaz de aumentar sua presença digital e mostrar seus serviços. Se você ainda não se sente preparado, fique à vontade para entrar em contato, pois teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas.

Comece agora mesmo a fazer uma divulgação completa e de sucesso! 



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Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

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