3 dicas para manter o fluxo de caixa organizado

Entenda de que forma você pode realizar a gestão financeira para que seu fluxo de caixa seja saudável

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Um dos principais problemas na rotina diária dos médicos é manter o fluxo de caixa da clínica organizado. Pensando no mercado competitivo em que atuam, é fundamental ter mecanismos que auxiliem no sucesso da gestão da sua clínica.

É essencial que toda equipe esteja alinhada na busca por um controle financeiro adequado. Isso, certamente, vai trazer melhores resultados para a clínica. Será possível entender as possibilidades de investimentos futuros e resolver problemas com maior rapidez.

Durante a vida acadêmica muitos médicos não tem muito conhecimento sobre essa área de gestão, empreendedorismo e, muito menos, finanças. O foco, normalmente, envolve o atendimento ao paciente. É claro que isso é uma etapa importante, no entanto, o formato atual permite que os médicos sejam empreendedores e gestores.

O tópico tratado aqui é o fluxo de caixa que é toda movimentação que ocorre dentro da clínica. Ou seja, é a descrição de todos os valores que entram como receita no negócio ou saem como despesas. Este controle serve para funcionamento correto do fluxo.

Ficou mais fácil agora sabendo o conceito, não é mesmo?! Neste artigo, vamos discutir a importância do fluxo de caixa. Além disso, separamos algumas dicas para fazer com que ele funcione da melhor forma possível no seu negócio.

Boa leitura!

gestao financeira fluxo de caixa

Organização do fluxo de caixa

Agora que você já entendeu o conceito de fluxo de caixa, fica muito mais fácil perceber a importância dessa organização. A nossa primeira dica, que é algo muito comum em clínicas recentes ou profissionais recém formados, é manter uma divisão dos gastos pessoais dos da clínica.

Dessa maneira, estamos falando em separar o que é gasto seu, como pessoa física, e o que envolve a clínica. No cálculo podem entrar os gastos com aluguel, água, colaboradores. Já, os ganhos referentes ao aluguel da sua clínica, ou até mesmo, procedimentos, cirurgias e atendimentos.

Esse controle de fluxo de caixa não é basicamente pensar somente em valor, mas vai ao encontro de todas estratégias que possam vir a ser feitas. Assim, você otimiza seus processos e entende melhor o que precisa conquistar para atingir diferentes objetivos.

Com esse fluxo de caixa organizado, toda a equipe pode avaliar os momentos certos de novos investimentos. Ainda, verificar as possibilidades de mudanças até de comportamento e relacionamento com o paciente. Você pode achar que isso envolve somente a questão financeira. No entanto, tem muita relação com o que acontece na gestão da clínica.

planilha gratuita fluxo de caixa clínica médica

Como fazer o fluxo de caixa

O primeiro passo da execução do fluxo de caixa com maestria exige um planejamento detalhado. Dessa maneira, você tem um controle de suas entradas e saídas e consegue orientar expectativas e metas.

Uma boa tática é separar uma análise do ano anterior ou até de meses anteriores. Caso você esteja começando, aposte em entender o mercado e o seu público-alvo para depois fazer uma atualização sobre isso.

Depois disso, é muito importante ter um software de gestão completo na sua clínica. É com ele que você poderá mapear visualmente, em um lugar integrado de informações, os seus gastos e ganhos.

A otimização da sua rotina diária e até mesmo da sua secretária fica muito mais fácil minimizando os erros. Dessa forma, escolha um sistema que ofereça o controle financeiro integrado a tudo que envolve prontuário eletrônico, agenda e controle de estoque.

A GestãoDS apresenta toda uma plataforma financeira para controle de toda sua clínica. Se quiser entender melhor como podemos auxiliar na organização do seu fluxo de caixa entre em contato. Basta clicar no banner abaixo e fazer uma demonstração com um consultor:

demonstracao gratuita

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais Coordenadora de Marketing da GestãoDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *