livros medicos empreendedores

10 livros que todo médico empreendedor precisa ler

Acompanhe a lista de livros que o Dr. David Sena, CEO da GestãoDS, preparou para você.

Júlia Bernardi

Jornalista, especialista em cultura digital e redes sociais
Coordenadora de Marketing da GestãoDS
Júlia Bernardi

Você já pensou como a leitura é essencial na vida de um médico? Mas, ainda mais, de um médico empreendedor, que além de se preocupar com seus pacientes possui empresas relacionadas ou não à área da saúde.

Nesse caso, estar por dentro dos livros mais atualizados com visões inovadoras é essencial. O CEO da GestãoDS, Dr. David Sena, médico e cirurgião plástico também é empreendedor e investidor anjo em diversas empresas.

Por isso, ele separou uma lista dos 10 livros que todo médico empreendedor precisa ler. Abaixo separamos para você um resumo de cada um deles. Portanto, se quiser compartilhar conosco qual é a lista dos seus 10 livros será ótimo para ampliarmos conhecimento sobre o tema. Boa leitura!

1. Checklist – Atul Gawande

O autor, Atul Gawande, é cirurgião e costuma tratar sobre os desafios da medicina moderna. No livro ele relata cirurgias de risco para apontar como os profissionais lidam, então, nas situações complexas com pressão.

Gawande retrata sobre os erros e como, na maioria das vezes, eles acontecem porque não utilizamos nosso conhecimento da melhor forma. A partir de simples ideias como a utilização de checklists, ele apresenta soluções para diferentes situações. Assim, profundidade, produtividade e segurança são três parâmetros essenciais tratados no livro.

2. Mortais. Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final – Atul Gawande

Do mesmo autor de Checklist, Gawande mostra nessa obra a discussão que envolve as realidades do envelhecimento e da morte. Assim, o objetivo é tratar esse tema de forma real, com uma pesquisa reveladora e histórias de pacientes. Neste momento, o autor revela as limitações como médico.

Nesse caso, há uma reflexão sobre os caminhos que são tomados ao longo da vida. Dessa forma, podemos encontrar a melhor maneira de lidar com nossa própria finitude.

3. 21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari

O livro explora o presente e aponta a jornada que teremos para um futuro fascinante. Assim sendo, ele aponta os desafios para mantermos nossos focos e objetivos frente às mudanças desconcertantes.

Como médico e empreendedor isso é essencial para você saber tomar os próximos passos. O mundo que criamos ainda precisa ser compreendido, segundo o Harari, por isso, a leitura é instigante.

4. SKILL: 40 principles that surgeons, athletes, and other elite performers use to achieve mastery – Christopher S.Ahmad

O livro Skill de Ahmad, um dos principais cirurgiões ortopédicos do mundo, é escrito para pessoas que querem se tornam melhores. Portanto, sendo médico e empreendedor, independente do seu objetivo, você ampliará as diretrizes e processos práticos para aprimorar suas habilidades.

O objetivo é saber trilhar o caminho do seu próprio sucesso. Mais do que essencial, não acha?! Assim, suas habilidades naturais o levarão ao próximo nível. Você poderá entender melhor sobre isso durante a leitura.

5. O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor

Um dos pontos levantados por Achor é que, para ter sucesso é essencial ser feliz. A sabedoria popular atua com o contrário, contudo, para ele, ficar vivendo de “se” alguma coisa boa estivesse acontecendo não nos traz essa felicidade.

Em algumas pesquisas ficou comprovado que, ao sermos positivos, nosso cérebro torna-se mais motivado, criativo e produtivo. Por isso, o livro não fala somente sobre ser mais feliz, mas nos ensina como ampliar uma mente mais positiva com efeitos no trabalho e na vida.


6. Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança – Angela Duckworth

O livro é feito para todos que buscam sucesso. Para você, médico e empreendedor, é um guia com os segredos para realizações incríveis que tem um misto de força de vontade e desejo por fazer. Assim sendo, Duckworth o chama de garra.

A partir de uma história real, ela aponta como essa força por fazer pode ser essencial para obter sucesso. Além disso, relaciona situações reais com momentos históricos em que essa garra fez toda diferença. Ao leitor, ela passa tudo que aprendeu ao longo dos anos em diversas entrevistas com pessoas de sucesso.

7. Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

O conceito de Mindset foi desenvolvida por Dweck durante uma série de pesquisas. Neste caso, essa psicologia é avaliada como essencial para o sucesso. Como você pode perceber, o que você pensa faz toda diferença para alcançar diferentes objetivos.

Esse mindset define como agimos em nossa vida pessoal e no trabalho. Assim, podemos entender se somos otimistas ou pessimistas em nossos negócios. Sucesso e motivação são as palavras-chave desse livro.

8. O poder do hábito  – Charles Duhigg

Esse livro retrata como as mudanças de hábito são essenciais na nossa vida. O sucesso pode ser encontrado em padrões que moldam os aspectos de cada pessoa, que também pode se repetir entre diferentes grupos.

Neste caso, a transformação é essencial para grandes sucessos de negócios e de vida pessoal. Para médicos e empreendedores, tem relação direta com a observação do relacionamento com o paciente.

9. A sutil arte de ligar o f**a-se – Mark Manso

Manso parte do pressuposto de que sentimos uma pressão diária para atingir algum ponto esperado de sucesso. O fracasso que ocorre não deve ser sinal de derrotas, mas se transformar em um aprendizado.

A partir disso, a obra propõe um novo olhar sobre a vida. Dessa forma, entendemos a realidade e podemos ser conscientes dos nossos limites. Ao entender o mundo, você começa a observar as situações com outros olhos.

10. When Breath Becomes Air –  Paul Kalanithi

O neurocirurgião Paul Kalanithi foi diagnosticado com um câncer incurável aos 36 anos. Assim, ele passa de médico a paciente em um piscar de olhos. Neste caso, ele narra a transformação que teve ao longo da vida como médico.

Isso tem toda relação com empreendedores pois, querendo ou não, somos apresentados a diferentes mudanças ao longo da vida e, muitas delas, não são esperadas e precisamos saber como lidar. O relacionamento entre médico e paciente é o que norteia esse livro.  

E aí? O que achou da nossa lista? Compartilhe a sua!

Esperamos que esses 10 livros auxiliem você nessa caminhada em busca do empreendedorismo que é uma arte que pode ser aprimorada. Somente médicos com muito conhecimento e paixão pelo que fazem podem ser ótimos empreendedores.


Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco através das nossas redes sociais!

Site GestãoDS
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube